domingo, 27 de maio de 2012

A rejeição ao Governo Panisset nas redes sociais

A cada dia surgem novas páginas de humor crítico sobre a política gonçalense - a "Zuação de São Gonçalo" é sucesso absoluto no Facebook (só a postagem acima foi compartilhada por mais de 1.373 pessoas)


Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Facebook. 46,3 milhões de brasileiros acessam diariamente a maior rede social do mundo. (veja AQUI)

Em São Gonçalo, o Facebook já faz parte da vida da maioria dos gonçalenses.

Este espaço virtual de interação social tornou-se um excelente termômetro para medir o comportamento das pessoas. Através dele podemos analisar o que o povo pensa sobre diversos assuntos, principalmente com relação a política.

Como um observador contumaz do comportamento humano e da realidade gonçalense, venho analisando, neste ano eleitoral, as opiniões políticas dos nossos conterrâneos.

E um fato político vem me chamando a atenção nas redes sociais: a enorme rejeição ao Governo Panisset.

É bem verdade que estamos num período eleitoral, quando é natural o aumento dos discursos oposicionistas por parte dos políticos que estão envolvidos no jogo.

Entretanto, é neste momento que podemos observar a repercussão e o apoio aos discursos oposicionistas, não só por parte dos que estão envolvidos no sistema político, mas também dos cidadãos que expressam suas opiniões, sem qualquer interesse político.

O que está claramente perceptível nas redes sociais, em São Gonçalo, é que a rejeição ao Governo Panisset é muito grande e vem crescendo cada vez mais.

Essa rejeição é um reflexo nítido do mundo real. As pessoas levam para o debate virtual aquilo que veem, a olhos nus, no dia a dia na realidade gonçalense.

Outro fato que contribui para aumentar a rejeição ao Governo Panisset no espaço virtual é a forma como os defensores do governo se comportam: a maioria sempre de maneira arrogante e preconceituosa. Isso só faz aumentar  a antipatia das pessoas em relação a administração atual.

Mas apesar deste quadro negativo do Governo Panisset ainda é muito cedo para especular quem será o vencedor da eleição. Tem muita água para rolar – a campanha só vai começar oficialmente em julho –, porém, até aqui, podemos afirmar categoricamente que o discurso oposicionista tem sido vitorioso nas redes sociais.

O fato é que o mundo mudou e as pessoas hoje têm mais acesso à informação.

Portanto, contra fatos (as mazelas explícitas de São Gonçalo) não há argumentos.

E viva a democracia virtual!

6 comentários:

  1. AE GALERA JÁ TEM MAIS UMA PÁGINA DE ZUAÇÃO NO FACEBBOOK DA POLÍTICA DE SÃO GONÇALO É A APARECIDA ZOANET.

    ResponderExcluir
  2. Ola galera,gostei muito da nova artista da plaça,serar que ela vai contracenar com deputado joao plenario? vai ser uma desputa muito qgrande.naturamente ela vai se destacar,ela deverar dizer que fez muito por SG,ela vendeu a plaça de alcantara,fez meia sola nas ruas ja asfaltada,mudou nome de plaças,colocou asfalto novo encima do velho.e o irmaozinho dela,nao vai contracenar com ninguem?.HA e uma pena que a vera verao morreuuuu,enntao ele poderia contracenar com ela.voçes ja pensarao marcio panisset com vera verao na plaça e nossa. toma vergonha CRISTAO voçes nunca deveriam misturar politica com religiao.Prefeita RESPEITE A LEI

    ResponderExcluir
  3. Nada disso é novidade. Eu venho sempre perguntando o que essa Prefeita fez para São Gonçalo. Se não fosse o Sergio Cabral, asfaltando ruas, se não fosse o governo federal investir nas escolas, nas praças e até em pavimentação. Não sei onde foi para a verba do município, já que não criou escola, posto de saúde, não melhorou a iluminação, não melhorou os salários dos Servidores. etc....

    ResponderExcluir
  4. Wagner, este seu artigo tem repercutido até aqui na ALERJ. O político tem que estar atento as redes sociais, elas representam a voz da sociedade na internet. Parabéns pela sua análise.

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que os políticos da ALERJ ficam atentos as redes sociais. Pedem pra eles darem uma olhada em páginas como "Zuação de São Gonçalo", "São Gonçalo dá depressão", "Aparecida Zoanet", "S.O.S Alcântara", dentre outros. São ótimos meios para saber a realidade de nosso município, já que muitos ali presentes no facebook não fazem manifestações nas ruas e na prefeitura.

    ResponderExcluir
  6. Até acho até possível que o indicado dela seja eleito, pois ela como militante religiosa evangélica, tem poder absoluto sobre seus rebanho, junto aos pastores que a apoiam, e estes rebanhos evangélicos, esta massa de manobra tem tanto medo de inferno que provavelmente não votariam em outro candidato com medo de ir para lá e como para este rebanho é prometido milagres, entre outras coisas haverá uma tendencia grande de este indicado ter muitos votos, até porque a quantidade de evangélicos em São Gonçalo é muito grande. Deixo claro que nada tenho contra evangélicos ou qualquer outra denominação religiosa, mas não se pode eleger um administrador baseado em religião, time de futebol ou qualquer afinidade pessoal o que tem que valer é a experiencia profissional a seriedade e honestidade.
    Mas as pessoas que tem acesso a internet cresce a cada dia e estas pessoas por serem mais esclarecidas acabam colaborando para formar opinião de outras menos informadas.

    ResponderExcluir