quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IGREJA CATÓLICA SOME DA PAISAGEM DO ALCÂNTARA


Shopping esconde visiblidade da Igreja Católica em Alcântara
  
Em todas as cidades e grandes bairros brasileiros, o prédio da Igreja Católica sempre se destaca na paisagem.

Em Alcântara, o maior bairro de São Gonçalo, não era diferente.

A Paróquia São Pedro de Alcântara, que por décadas se sobressaiu na paisagem central do bairro, agora, sua visibilidade se resume apenas a parte dos fundos do templo.

A instalação do shopping Pátio Alcântara, no local que um dia foi a praça principal da região, tirou definitivamente a igreja romana do cenário alcantarense.

Confira nas fotos abaixo:

 
 
 
 Fotos de autoria de Vagner Rosa


 Era uma vez uma igreja e uma praça

Paróquia São Pedro de Alcântara - década de 70

Paróquia São Pedro de Alcântara - 2010 (Foto: Vagner Rosa)
Praça do Alcântara vista da igreja - 2010 (Foto: Vagner Rosa)

Leia também a matéria "A polêmica sobre a Praça do Alcântara", clicando AQUI.





8 comentários:

  1. Isso me dá muita tristeza... Mas, paciência. Vida que segue.

    Nem tanto pela visibilidade da igreja, mais pela perda da possibilidade de fazer um espaço urbano mais agradável.

    ResponderExcluir
  2. Compartilho do mesmo pensamento do Eduardo. A população reclamou tanto que a Prefeita só fez praças, aí ela resolveu vender uma...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. EM UM ATO DE REVOLTA EU GOSTARIA DE SABER DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL OU ATÉ MESMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SE ALGO FOI FEITO PARA IMPEDIR QUE UMA PRAÇA PÚBLICA FOSSE ADQUIRIDA POR UM EMPRESÁRIO DE EMPRESA DE ÔNIBUS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SHOPPING PARA O SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO.ESPERO QUE A INTEGRIDADE DESSES ÓRGÃOS NOS DÊ UMA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  4. Por tantos anos a igreja esteve ali, num lugar onde todos podiam vê-la e ouvir o badalar do seu sino. Moro na Av. Maricá, e daqui ouvia-se o sino, principalmente pela manhã às 7h, horário em que a cidade está acordando. Espero que a construção ao lado da igreja também não ofusque o badalar do sino.

    ResponderExcluir
  5. Este shopping é um engodo. Além de todos os males expostos no texto e nos comentários esse tipo de empreendimento não gera empregos de valor. Mataram o chafariz da praça do Alcântara, a Paróquia S. Pedro se vendeu em troca de um ar condicionado central. Pe. Cipriano deve estar se contorcendo em seu túmulo... Boicote a Shopping da Prefeita!

    ResponderExcluir
  6. essa prefeita sempre deixou bem claro q ela nao gosta das outras religiões. um exemplo disso é a csa onde nasceu a umbanda no brasil q foi demolida e hoje é uma "loja de aluminios ", passei em frente a essa loja hoje pois meu pai mora bem perto, e vi a loja aberta hoje. ainda vou tirar uma foto da loja e vou mandar pro territorio gonçalense.

    pra quem nao se lembra

    http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/berco-da-umbanda-em-sao-goncalo-pode-ser-salvo-pela-prefeita-aparecida-panisset-que-evangelica-2692960.html

    ResponderExcluir
  7. Quanta gente ignorante. A praça vai continuar. Ela apenas saiu do Térreo para o segundo andar. teremos até duas ao inves de uma.

    ResponderExcluir
  8. CAMINHADA DAS FAMÍLIAS: HOJE, SÁBADO, DIA 08/08/2015, FAMÍLIA HUMANA UMA GRAÇA DE DEUS. CONCENTRAÇÃO ÀS 17 HORAS. INÍCIO EM FRENTE AO SESI DE S. GONÇALO. ENCERRAMENTO NA MATRIZ DE S. GONÇALO.TRAGAM SUAS FAMÍLIAS, CARTAZES E BANDEIRAS. CONTRA A IDEOLOGIA DE GÊNERO. CONTRA O ABORTISMO. CONTRA A CORRUPÇÃO QUE SE APOSSOU DO BRASIL. FONTE:PROSPECTO DE DIVERSAS ENTIDADES CRISTÃS.

    ResponderExcluir