sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Imagens desoladoras da Fazenda Colubandê e Vila Olímpica

Foto: Vagner Rosa

No domingo passado (18/11), caminhando pelo bairro do Colubandê, fiquei estarrecido com as imagens de abandono que presenciei da Fazenda Colubandê e da área dos fundos, onde está localizada a Vila Olímpica.

Tombada desde 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fazenda Colubandê abrigou, por um período de 26 anos (de 1986 até julho deste ano), a sede do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA).

Durante a  permanência da Polícia Florestal no local, pelo menos a área da fazenda recebeu cuidados especiais (ver vídeo no final da matéria), mas a Vila Olímpica, segundo frequentadores, já estava sem ver uma boa manutenção há muito tempo.

Com a saída do Batalhão, tanto a fazenda quanto a área esportiva agora encontra-se em estado lastimável de abandono.

Para evitar invasões e depredações no imóvel histórico, policiais do 7º BPM (São Gonçalo) têm feito a segurança no local, mas não tem qualquer responsabilidade com a manutenção da área.

Já sobre o futuro da fazenda, segundo a Secretaria Estadual de Cultura, o plano é transformar aquele espaço numa biblioteca parque e num museu, mas até agora nem sombra do projeto.

Para saber de fato se o projeto sairá do papel e quando será inaugurado, o Território Gonçalense enviou um e-mail, na última quarta-feira, para a Secretaria Estadual de Cultura.

Enviou um e-mail também para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para saber quem era responsável pela manutenção da Vila Olímpica: o Batalhão ou a Prefeitura de São Gonçalo? Uma vez que a Semel promove diariamente atividades esportivas no local.

Pois bem. Prezando sempre pela ética jornalística e a verdade dos fatos, aguardamos até hoje pelas respostas dos dois órgãos públicos, mas infelizmente não obtivemos nenhum retorno.

O TG lamenta profundamente o descaso com o belíssimo patrimônio histórico gonçalense e o desleixo total em que se encontra também a Vila Olímpica da Fazenda Colubandê.

Esperamos que os órgãos competentes façam algo em favor da fazenda e de seu entorno.

Agora, confiram abaixo as desoladoras imagens do abandono do local:

Abandono da Fazenda Colubandê



Abandono da Vila Olímpica da Fazenda Colubandê





 
O Centro Cultural e Esportivo da Fazenda Colubandê foi inaugurado em 1998 no Governo Marcelo Alencar






Todas as fotos são de autoria de Vagner Rosa


Assista abaixo ao vídeo da Fazenda Colubandê produzido pela Secretaria de Estado de Cultura






3 comentários:

  1. É muito triste mesmo...

    Mas fiquei feliz pela proposta de criação da biblioteca parque e do museu! Acho que é um projeto interessante pro turismo e para o bairro em si.

    Já deixei uma mensagem na Secretária Estadual de Cultura também, pra pressionar!

    ResponderExcluir
  2. Tinham que invadir, tomar para alguma atividade social, logo apareceria um "dono".

    ResponderExcluir
  3. A sociedade gonçalense precisa urgentemente mobilizar-se em prol desse espaço histórico importantíssimo para a humanidade...É vergonhoso assistir a degradação persistente e lenta da Fazenda Colubandê..."Quem ama cuida"...

    ResponderExcluir