quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Praças: um dos legados negativos do Governo Panisset

Shopping em construção no espaço da antiga Praça do Alcântara, o atual estado da parte que sobrou da Praça Chico Mendes, a falta de manutenção da Praça do Colubandê e a construção da enigmática Praça da Bíblia


Por mais que saibamos que ela fez outras obras, não tem jeito: a imagem da prefeita Aparecida Panisset que ficará posicionada no imaginário coletivo gonçalense é a da prefeita que só construiu praças – é essa a impressão que a maioria da população tem a seu respeito.

Além desse posicionamento negativo, as polêmicas envolvendo algumas áreas de lazer também ficarão marcadas para sempre como sinal de indignação na memória de muitos gonçalenses, como por exemplo: a construção do Shopping Pátio Alcântara no espaço da Praça Carlos Gianelli e a destruição de uma parte da Praça Chico Mendes (pista de skate e quadra poliesportiva) para construir a Praça da Bíblia.

Hoje, muitos que passam pelo centro do Alcântara indagam: cadê a praça que tinha aqui???  E a Igreja Católica, onde está???

Quem passa pela Praça Chico Mendes e vê o estado lastimável em que se encontra atualmente o local, também fica indignado com o que ela fez por lá.

A arrogância, o autoritarismo (não consultou ninguém sobre a construção da nova praça) e a falta de transparência na obra da Praça da Bíblia – até hoje ninguém sabe o valor da obra, pois a Prefeitura não colocou as informações exigidas por lei na placa indicativa –, são fatos negativos que contribuem mais ainda para deixar uma péssima impressão da administração Panisset.

Até a recém-reformada Praça do Colubandê já causa indignação por falta de manutenção no lago.

O fato de a prefeita deixar o governo daqui a alguns dias não pode servir de justificativa para o descaso no local, não é mesmo? O correto seria ela deixar tudo bem cuidado até o último dia do seu trabalho.

Pois bem. Para não dizerem que o Território Gonçalense adora manipular informações contra o Governo Panisset, tirem suas próprias conclusões conferindo as imagens abaixo:

A construção do Pátio Alcântara no espaço da antiga Praça Carlos Gianelli

O prédio do Shopping Pátio Alcântara está escondendo a Igreja Católica

A parte que sobrou da Praça Chico Mendes se encontra num estado lastimável de abandono: uma tremenda falta de  desrespeito à memória do líder seringueiro mundialmente famoso


 
 

 Depois do protesto dos skatistas por causa da pista demolida na outra parte da Praça, a Prefeitura de São Gonçalo iniciou a obra de construção de uma nova rampa, mas abandonou o projeto após o resultado das eleições


 
 
 



A construção da Praça da Bíblia (que ninguém sabe o valor investido em sua obra) no espaço da Praça Chico Mendes onde se localizavam a pista de skate e a quadra poliesportiva


 
 
 
 
 
 
 
 

  

A falta de manutenção na recém-reformada Praça do Colubandê


 Um dia após a reinauguração da praça em 16/01/2012 (veja mais fotos da época AQUI) 

 

 O estado de abandono em que se encontra hoje o lago da praça


 
 
 
 
 
 Todas as fotos são de autoria de Vagner Rosa


Veja também os seguintes links:






6 comentários:

  1. Lamentável a atitude da Panisset essa ideia de "Praça da Bíblia" na Praça Chico Mendes, pois tá na cara que ela quis agradar aos evangélicos ignorantes daqui do município com isso. Pô, o município de São Gonçalo não tem só o pessoal evangélico né.

    Quanto a extinta Praça Carlos Gianelli que deu lugar para o Pátio Alcântara (o Grupo Mauá está rindo de orelha a orelha com isso, se é que vocês me entendem), penso por um lado, que vai gerar mais empregos para os gonçalenses, mas por outro, creio eu que o caos no trânsito de Alcântara piorará ainda mais.

    Aqui deixo uma pergunta para o TG e leitores: Será que foi realmente necessária a desativação da Praça Carlos Gianelli para dar lugar ao Pátio Alcântara?

    ResponderExcluir
  2. Quanto, a igreja católica do Alcântara levou para permitir que se construísse esse shopping tapando sua visão e utizando sua area como alojamento?

    ResponderExcluir
  3. Absurdo total. Espero que os tempos de profundo abuso político tenham terminado ou, ao menos, sejam aliviados...

    Respondendo a pergunta acima: Não. O Pátio Alcântara poderia ter sido construído em qualquer outro lugar. Comprassem um terreno e contruíssem um shopping ali. Tem tanto hipermercado antigo no Alcântara, que poderia ter sido reconstruído para servir de shopping e até de terminal integrado...

    ResponderExcluir
  4. Esse povo não sabe o quer! Ora reclama que a prefeita só sabe fazer praças,ora reclama que ela acbou com a praça do AlCântara.

    ResponderExcluir
  5. Um governo tem que ser laico, esta na constituição!
    Já sobre o abandono das praças, basta vê qualquer praça reformada ou construída (ex: a praça dos ex combatentes).

    ResponderExcluir
  6. O Governo da Aparecida não lá um grande exemplo, mais tbm não foi um dos piores. Concordo que deve haver sim a manutenção das praças, contudo as pessoas ditas seres humanos, devem preservar o meio onde vivem. As pessoas jogam lixo na rua e a culpa da prefeitura? as pessoas picham e quebram obras e a culpa ainda é da prefeitura? pelo amor de Deus, não dá pra ficar fazendo e refazendo várias vezes tbm né? Tenho vergonha do comportamento desse meu povo. Será que as mesas de CIMENTO COM FERRO (mostradas acima)quebraram com o vento?

    ResponderExcluir