domingo, 6 de janeiro de 2013

O mastro do Circo Carequinha na Praça do Rodo

Foto: Vagner Rosa

A coluna de aço, localizada no meio da Praça Luiz Palmier, no Rodo de São Gonçalo, que inspirou vários apelidos sacanas; agora, encontra-se toda adesivada com figuras circenses fazendo referência ao palhaço Carequinha, personalidade artística que viveu muitos anos na cidade.

O curioso é que a tal coluna de ferro tinha como proposta inicial resgatar a memória dos bondes, que faziam ponto final na região (ver AQUI).

Foto: Vagner Rosa
 
Vai ver que, diante das piadas e inúmeras críticas ao grande monumento no local, a administração anterior junto a Secretaria Estadual de Obras decidiu dar um novo sentido para o tal “simbolo fálico”: fazendo alusão agora ao mastro do Circo Carequinha.

Pelo menos melhorou o aspecto visual da praça: aquela coluna enferrujada era feia demais!

 
Fotos: Vagner Rosa

3 comentários:

  1. Eu não tinha nada contra o marco, apesar de achar que poderiam ter feito algo melhor ali. Mas essa alteração que fizeram ficou mais sem sentido ainda... E as piadas vão continuar...

    Monumentos de ferro enferrujado são comuns em arquitetura moderna. O recém-construído prédio do INTO, na Zona Portuária do Rio, usa esse material em sua fachada voltada para o porto. Aqui em Bochum, na Alemanha, tem um marco de ferro enferrujado também no centro da cidade. É simplesmente um marco; só não sei de que, porque ainda não procurei saber. rs E olha que o daí de SG nem chegou a ser vandalizado... Olhe só:
    http://goo.gl/maps/hvP4W

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo

    Eu entendo que monumentos de ferro enferrujado sejam comuns em arquitetura moderna, mas como você mesmo disse: poderiam ter feito algo melhor ali.

    Poderiam ter feito um monumento que de fato remetesse a memória dos bondes que faziam ponto final no local.

    Aquela coluna de aço não tem uma referência lógica, por isso, surgiram as piadas.

    Concordo com você que elas continuarão. Afinal, a imagem associativa “fálica” daquela coluna está gravada na memória dos gaiatos de plantão.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Dando uma passada na Praça Luiz Palmier essa semana, aproveitei e olhei detalhadamente essa nova "roupagem" do obelisco de ferro. Eu já sabia disso quando estavam falando disso no Facebook e para que não fique com muitas dúvidas, dei uma volta detalhada e olhei atentamente neste novo visual do obelisco.

    Visualmente, até que ficou menos feio, mas concordo quando o Eduardo Lima disse : "E as piadas vão continuar..."

    ResponderExcluir