segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A NOITE FERVE EM SÃO GONÇALO, MAS A CULTURA CONTINUA NO OSTRACISMO


Casa de shows I9 Music - Foto: Divulgação

Em sua edição de ontem (24/02), o jornal O DIA trouxe uma matéria interessante sobre a noite de São Gonçalo. Segundo a reportagem, a nossa cidade com seus 2.018 bares e 30 casas noturnas tem atraído até niteroienses e cariocas para as bandas de cá (ver AQUI).

Para uma cidade que costuma ter destaque na mídia somente nas páginas policiais e por seus desmazelos políticos, a matéria de O DIA serviu para massagear o ego do gonçalense, que anda diminuído há muito tempo.

Porém, vale destacar que em se tratando de casas que promovam conteúdo cultural mais qualitativo, São Gonçalo carece de investimentos privados e públicos. Tirando alguns movimentos culturais existentes hoje na cidade, podemos afirmar que a cultura gonçalense vive num ostracismo só.

O Território Gonçalense tem consciência política que ainda é muito cedo para se fazer qualquer crítica à nova administração municipal sobre investimentos na área da cultura. Afinal, só tem dois meses que o prefeito Neilton Mulim está no poder. Além do mais, ele pegou uma prefeitura com problemas críticos na área da saúde – setor primordial que merece toda a atenção do governo neste momento.

No entanto, esperamos que a cultura não seja desprezada como foi no governo anterior. Que a promessa da construção do Teatro Municipal (que pode ser feita em parceria com a iniciativa privada) se cumpra e que São Gonçalo possa entrar na rota dos famosos espetáculos teatrais apresentados pelo país. Com certeza, público não faltará.

O TG torce para que o secretário Michel Portugal faça uma excelente gestão e que pense grande a cultura para São Gonçalo.

6 comentários:

  1. Grande Wagner sua análise está perfeita. O que temos em São Gonçalo é só lugar para as pessoas requebrarem as cadeiras. Cultura de verdade mesmo não temos. É por isso que eu gosto do seu blog. Você é muito elegante em suas observações. Fala a verdade e não agride a ninguém. Continue sempre assim. Forte Abraço! Fernando Santos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fernando Santos

    Obrigado pelo reconhecimento do trabalho do Território Gonçalense.

    Quanto a questão de ser elegante nas observações, a linha do blog sempre foi opinativa e de total respeito as pessoas. Todas as discussões aqui se restrigem apenas ao campo das ideias. Não temos problema de ordem pessoal com ninguém.

    O objetivo do Território Gonçalense é somente engrandecer São Gonçalo em todos os aspectos.

    Valeu pela sua participação!

    Grande abraço, querido!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  3. Geraldinho do Gradim25 de fevereiro de 2013 17:57

    Chuuuuuuuuuupa Niterói!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. São Gonçalo carece mesmo de cultura? Aqui na cidade temos muitos eventos culturais, de diversos tipos, gostos e culturas. Temos os já citados na postagem, carnaval, corpus christi, além de casas de samba, shows de humor, peças teatrais, exposições artisticas, eventos religiosos, eventos esportivos, eventos de animação e até mesmo de cultura pop japonesa. Enfim, tem muita coisa legal acontecendo em SG e muita gente não sabe.

    ResponderExcluir
  5. Caro Rodrigo

    Então está acontecendo um problema sério de divulgação. A impressão que todos nós temos é que a cultura qualitativa, em São Gonçalo, praticamente inexiste.

    Obrigado pela sua participação.

    Abraço,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  6. UMA COISA INTERESSANTE PASSOU PELA MINHA CABEÇA.
    LI QUE ALGUMAS PESSOAS ACHARAM A DECISÃO EXCELENTE.
    PROVAVELMENTE NUNCA PASSARAM NA ANTIGA PRAÇA CARLOS GIANELLI NEM DURANTE O DIA E JAMAIS DURANTE A NOITE, PRINCIPALMENTE A EXMA. PROCURADORA DO MUNICIPIO DE SG.
    SE A PROCURADORA UM DIA DE SUA VIDA PASSASSE PELA PRAÇA APOS AS 22H. COM CERTEZA ELA SERIA A PRIMEIRA GONÇALENSE A APOIAR A RETIRADA DESSA ESCABROSA DECISÃO (ação civil publica).
    A PRAÇA ERA UM ANTIGO REDUTO DE MENDIGOS, VICIADOS, MENORES INFRATORES, PROSTITUTAS, ROUBOS, CONSUMO DE CRAQUE, PESSOAS FAZIAM A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE URINAVAM E DEFECAVAM NA FRENTE DE QUALQUER PESSOAS .
    MAS PARA A NOSSA DEFENSORA PUBLICA NADA DISSO É IMPORTANTE.
    .ALCANTARA NÃO PRECISA DE SHOPPING,
    .ALCANTARA PRECISA DE LIXO.
    .ALCANTARA É SUBURBIO DE SÃO GONÇALO,
    .ALCANTARA É PATINHO FEIO NÃO MEREÇE ATENÇAO.
    .ALCANTARA NADA SIGNIFICA PARA SG,
    .ALCANTARA SÓ TEM QUE PAGAR SEUS IMPOSTOS.

    E PARA TERMINAR SE É QUE TERMINA:
    A ATUAL ADMINISTRAÇAO FOI CATEGORICAMENTE CONTRA PRAÇAS, OUVI MUITAS VEZES:
    CHEGA DE PRAÇA ERA O CORO NAS ELEIÇOES DE SETEMBRO 2012.
    AGORA QUEREM DERRUBAR UM SHOPING O 1º SHOPPING DO ALCANTARA PARA CONSTRUIR UMA PRAÇA.
    A ÚNICA PRAÇA QUE A PREFEITA DESTRUIU E CONSTRUIU UM SHOPPING A ADMINISTRAÇAO ATUAL QUE ERA CONTRA AS PRAÇAS QUEREM RECONSTRUI-LAS.
    E TEM LOUCO QUE APOIA.
    EU NÃO SEI SE CHORO DE VERGONHA OU DOU RISADA DE DECEPÇÃO..

    ResponderExcluir