sábado, 2 de fevereiro de 2013

Coleta de lixo será normalizada em até 15 dias


Reunião do prefeito Neilton Mulim sobre a limpeza urbana da cidade
Foto: Carmem Aguiar/PMSG

Dentro de 15 dias a coleta de lixo em São Gonçalo estará normalizada. Este foi o prazo dado pelo superintendente de Limpeza Urbana, Carlos Alberto Moscoso, durante encontro com o prefeito Neilton Mulim e os secretários de Infraestrutura e de Controle Interno, Antônio José Sobrinho e Gilmar Brunízio, respectivamente, na tarde desta sexta-feira (01/02). A Terra Tec, empresa contratada em caráter emergencial para limpar a cidade, recolheu nos últimos cinco dias 2,8 toneladas de detritos das ruas e retirou 1,5 tonelada de lixo acumulados em terrenos baldios e esquinas do município.

Durante o encontro em seu gabinete, Mulim listou alguns bairros onde detectou grande quantidade de lixo. Moscoso informou que nestes locais a coleta estava irregular desde o início do ano, mas que o serviço está sendo feito. "Temos bairros que há lixo de 15 dias, o que corresponde a seis coletas. Mas já estamos trabalhando nestes locais", garantiu o superintendente de limpeza urbana, acrescentando que a nova empresa está operando com cerca de 70 caminhões e 500 funcionários.

Para agilizar a limpeza da cidade, o prefeito determinou que os funcionários dos departamentos de conservação continuem operando junto a nova empresa. "Vamos continuar com os nossos funcionários e caminhões próprios nas ruas. Temos que por um fim nesta situação", garantiu o prefeito.

A secretaria de Infraestrutura e Urbanismo está realizando, diariamente, a limpeza de bueiros e bocas de lobo em vários bairros. "Desde que assumimos estamos realizando uma operação de emergência em toda a cidade. Estamos desobstruindo as galerias de águas pluviais, que estavam cheias de lixo e mato. Nossa preocupação maior são as chuvas de verão, que todo o ano castiga a nossa cidade. Vamos evitar enchentes e, consequentemente, perda de vidas", informou o Antônio Jose Sobrinho.

RELEMBRANDO

A Prefeitura de São Gonçalo rescindiu na semana passada o contrato com a empresa Marquise por não cumprimento de cláusulas contratuais. Desde que assumiu o Governo, o prefeito Neilton Mulim vinha recebendo uma série de reclamações quanto a coleta irregular do lixo.
Várias tentativas de acordo, o governo passado deixou uma dívida de cerca de R$ 20 milhões para com a antiga empresa – para a regularização do serviço. Mas nenhuma proposta foi aceita. A marquise chegou a ser notifica e multada em mais de R$ 240 mil. Por fim veio a rescisão.

Fonte: Secam - PMSG


3 comentários:

  1. Espero q SG nunca mais esteje em meio ao lixo . aquela area. do Alcântara no inicio da Raul Veiga. era uma vergonha uma catinga d q deus me livre . na rua da minha vó na trindade estava com metade da rua fechada por causa do lixo

    ResponderExcluir
  2. Espero q SG nunca mais esteje em meio ao lixo . aquela area. do Alcântara no inicio da Raul Veiga. era uma vergonha uma catinga d q deus me livre . na rua da minha vó na trindade estava com metade da rua fechada por causa do lixo

    ResponderExcluir
  3. É louvável a atitude do Prefeito Mulim mas, o Caminhão da coleta passou ontem(01 Fev 13) na rua Plínio Leite recolhendo o lixo e não entrou e nem recolheu o lixão já amontoado na Rua Professor Mesquita (uma rua sem saída e pequena) que é perpendicular a rua Plínio Leite, em Nova Cidade, entre o Clube Caiçara e o Antigo Templo da 1ªIgreja Batista de Trindade. Assim não dá!

    ResponderExcluir