sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

QUE A CULTURA SEJA VERDADEIRAMENTE VALORIZADA AGORA EM SÃO GONÇALO


Reunião entre secretários da Prefeitura e representantes ACTN - Foto: Divulgação

Durante os oito anos do Governo Panisset, São Gonçalo viveu num grande ostracismo cultural. Somente os eventos de caráter religiosos recebiam uma atenção maior por parte da Prefeitura.

O Território Gonçalense espera que esse descaso cultural não se repita no Governo Mulim, pois a cidade que não investe em cultura popular não fortalece a identidade e tampouco tem motivos para se orgulhar de si própria.

Mas, felizmente, tudo leva a crer que este ano não será igual ao que passou. Ontem, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo (Acesg) se reuniram o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro, o secretário de Cultura e Turismo da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Michel Portugal, e representantes da Associação Cultural de Tradições Nordestinas (ACTN) para discutir a reestruturação e reorganização das exposições sobre o tema na cidade.

Em busca de melhor estrutura e fortalecimento das tradições nordestinas no município, a ACTN solicitou uma reunião com os secretários.

Através das secretarias, a Prefeitura de São Gonçalo se comprometeu em contribuir nas áreas de logística, infraestrutura, captação de recursos e organização. A capacitação técnica e profissional dos trabalhadores também entrou em pauta. Para isso, será realizado um estudo de viabilidade para a criação de um Centro de Tradições Populares no município, com capacidade para receber 20 mil pessoas.

“Ações como estas visam fortalecer a cultura e o turismo no município. O prefeito Neilton Mulin nos deu carta branca para melhorar São Gonçalo nestas áreas. Além de valorizar os costumes e o trabalho dos gonçalenses, vamos oferecer boas e novas opções de lazer, gerar mais renda para os artistas, comerciantes e todas as pessoas envolvidas nesses espaços”, explica o secretário de Cultura e Turismo, e presidente da Fasg, Michel Portugal.

Carlos Ney ressalta que a ideia é incentivar a formalização desses trabalhadores, buscando profissionalização e organização dos mesmos. “Com o apoio da associação deles (ACTN), e demais classes, todos serão cadastrados e direcionados ao Programa Micro Empreendedor Individual, recendo total apoio”.

O Território Gonçalense vai torcer para que esse empreendimento cultural de fato se concretize e espera também que o novo espaço seja muito bem estruturado e bonito, nos moldes do Centro de Tradição Nordestinas Luiz Gonçalo, localizado em São Cristóvão, no Rio.

Chega de fazer coisa feia em São Gonçalo. Precisamos mudar radicalmente a imagem dessa cidade em todos os aspectos. Vale lembrar que o prefeito Neilton Mulim foi eleito com o lema da RENOVAÇÃO.

Que seja, então, tudo renovado agora para melhor!!!

Fonte: Secam - PMSG

Um comentário:

  1. Mas o Carlos Ney não era secretário de cultura na administração anterior? Nesse caso teve forte participação no ostracismo a que foi imposta a cultura em São Gonçalo. E agora vem dizer que tudo vai mudar?

    ResponderExcluir