segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TEMPOS DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA EM SG


O abraço caloroso do secretário de Cultura Michel Portugal e Mãe Márcia D´oxum
(Foto: Alex Alves)

A demolição do primeiro terreiro de Umbanda do país (localizado em Neves), os shows gospel nas inaugurações de obras públicas, os custos volumosos na organização da Marcha para Jesus, a destruição do espaço de lazer na Praça Chico Mendes para construir a Praça da Bíblia, entre outros privilégios concedidos as denominações evangélicas, comprovam o segregacionismo religioso e a imposição evangélica que a ex-prefeita Aparecida Panisset promovera durante os oito anos de sua administração municipal.

Mas, agora, os tempos são outros. A consciência política – o estado é LAICO – e a tolerância religiosa – respeito às outras religiões – felizmente se fazem presentes em São Gonçalo, na gestão do prefeito evangélico Neilton Mulim.

Foi bonito ver o secretário de Cultura, Michel Portugal, prestigiando o evento em homenagem a Iemanjá, da instituição Egbe lle Lya Omidaye Ase Obalayo, no último sábado (02/02), na Praia das Pedrinhas.

Embora esse seja um expediente normal que todo secretário de Cultura tem de cumprir, o Território Gonçalense parabeniza o secretário Michel Portugal (que é evangélico) pela sua postura republicana e democrática – comportamento esse que não se via no governo anterior.

Vale lembrar que as presenças do padre Ademar (Igreja São Gonçalo do Amarante), pastores e integrantes das religiões de matrizes africanas, na posse do prefeito Neilton Mulim, já sinalizavam que a gestão atual respeitaria a diversidade religiosa gonçalense.

Esperamos que continue assim, pois seria inconstitucional e totalmente antidemocrático que apenas um grupo religioso continuasse tendo prestígio na cidade, uma vez que todos contribuem com impostos para o município.

Confiram, abaixo, imagens (fotos Alex Alves) do evento na Praia das Pedrinhas:

Secretário Michel Portugal aguarda o desembarque da Mãe Márcia D´oxum para cumprimentá-la

Secretário Michel Portugal cumprimenta a Mãe Márcia D´oxum com um caloroso abraço





Posse do prefeito Neilton Mulim - Clube Mauá
  (01/01/2013)

Padre Ademar entre os deputados Rafael do Gordo e Altineu Cortes (Foto: Aloisio Reis)
Mãe Márcia D´oxum (à direita) - Foto: Aloisio Reis



3 comentários:

  1. Parabéns mesmo para o secretário de Cultura. Quanta diferença para o governo panisset que não prestigiava nem mesmo a Católica, ela tentou acabar com o tapete de sal. Ainda bem que o tempo dela acabou e São Gonçalo agora vive uma outra fase. Wagner parabéns pra você também, adorei essa matéria.

    ResponderExcluir
  2. NELSON SANTIAGO F. SANCHES4 de fevereiro de 2013 23:20

    É ISSO AI DEMOCRACIA RELIGIOSA SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estado Laico sempre! Espero que Neilton continue dando espaço a todos na cidade, independente de credo ou religião.

    ResponderExcluir