segunda-feira, 11 de março de 2013

CADÊ O TAL SHOPPING DE "PRIMEIRO MUNDO" EM ALCÂNTARA?



Nestes dias em que a palavra shopping center tem estado no centro das atenções em São Gonçalo – por conta da decisão da Justiça que pediu a demolição da obra do Pátio Alcântara –, vale recordar aqui o projeto de construção do shopping de “primeiro mundo” que seria construído na Avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Avenida Maricá), em Alcântara.

A pergunta que não quer calar é: que fim levou o projeto do tal shopping de primeiro mundo?

Segundo a série de matérias sobre o empreendimento publicadas pelo jornal O São Gonçalo em 2012 – com destaque amarelo em letras garrafais na primeira página –, as obras estavam programadas para ser iniciadas em janeiro de 2013.






Pois bem. Já estamos em março e até agora nem sombra de obra. Atualmente, no terreno onde seria construído o shopping de luxo, encontra-se um parque de diversão instalado.

Terreno onde seria construído o shopping de 1º mundo - Foto: Vagner Rosa

Foto: Vagner Rosa

Será que o tal shopping de luxo não passou de um grande factóide eleitoral? É bem possível que seja, pois em nenhuma matéria do jornal O São Gonçalo foi citado o nome da construtora do empreendimento. A matéria abaixo, por exemplo, deixa em evidência a promoção política em torno da construção do tal shopping de primeiro mundo em Alcântara. Confira.

Clique na imagem para ampliá-la

Leia a matéria acima, clicando aqui

 Leia também:




15 comentários:

  1. Estava ontem mesmo pesquisando sobre o tal shopping. O projeto realmente existe, segundo o seguinte site:

    http://lumine.adm.br/site/shoppingdetalhes.aspx?cod=36

    E ACABEI DE ENCONTRAR, SEM QUERER, UM PROJETO FANTÁSTICO PARA ALCÂNTARA! Olha só no link, será o Shopping Vertical Alcântara, com arquitetura bem arrojada! Muito interessante!! Pelo o que pude associar, deverá ser construído no local da Drogaria Tamoio, no calçadão de Alcântara: http://goo.gl/maps/WZInO

    http://www.dg-arq.com/projetos/projeto7_2.jpg

    Já publiquei o projeto no SkyscraperCity:

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1600298

    É do mesmo escritório que projetou o IFashion, em Icaraí.

    ResponderExcluir
  2. Outra imagem, no site de outra empresa:

    http://www.vbirealestate.com.br/site/alcantara-pt

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Eduardo, tudo bem?

    A Lumine não é a construtora responsável pela construção do tal shopping de “primeiro mundo”, em Alcântara. Ela apenas presta assessoria a empreendedores nas diversas fases de desenvolvimento dos seus projetos.

    Vi também o site da VBI Real Estate (gestora de fundos de private equity focada no setor imobiliário).

    Nos dois sites, achei as informações sobre o tal shopping muito vagas, assim como também achei a divulgação do projeto feito pelo arquiteto mostrado nas matérias do jornal O São Gonçalo.

    De qualquer forma, obrigado pela sua informação. Vou entrar em contato com a Lumine para obter informações sobre a construtora responsável pelo projeto do shopping em Alcântara. Espero que eles me informem o nome da empresa.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  4. Antes de Alcântara ter um shopping de primeiro mundo é necessário primeiro receber um banho de loja. O bairro é deprimente demais com suas calçadas quebradas, trânsito infernal, lixo por todo lado e prédios feios e sujos. É uma piada de muito mal gosto essa publicidade de shopping de luxo em um lugar com cara de terceiro mundo. Tá na cara que foi factóide eleitoral para ludibriar o eleitor humilde.

    ResponderExcluir
  5. Gente no site skyscrapercity tem o projeto do shopping vertical. em cima da drogaria tamoio. todo em vidro azul. tudo sobre os projetos de construções. da cidade tem la os foristas postam . E por isso q gosto do SSC mas ñconsegui ser membro de lá. Até. fiz o meu perfil porém qndo tendo. acessar ñ consigo. Vou ver se faço outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta de novo sim, Pedro! Fui eu que coloquei o projeto lá. Abraço!

      Excluir
    2. Pode deixar vou ver se faço outro perfil . todos os dias visito o SSC visualisando os threads. os novos projetos e ate a parte de infra estrutura e transporte ! sou um fã número 1do SSC .E aconselho a todos. a visitar o fórum. pois la ha projetos maravilhosos. sem valar que sao hospitaleiros e gentis ...

      Excluir
  6. Vagner Rosa, parabéns pelo seu blog! É o melhor de São Gonçalo! Contiue sempre assim proporcionando matérias interessantes para nós gonçalenses. Deus abençoe a cada dia o seu trabalho. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei horrível esse shopping vertical da tamoio, um prédio fininho e sem qualquer beleza. Não sei como ficaria ele pronto, mas na foto deixou o lugar mais feio do que ja é.

    ResponderExcluir
  8. Vagner. vc comseguiu novas informações. sobre o tal shopping na avenida Jornalistas Roberto Marinho? a Lumine lhe deu informações. sobre a construtora?

    ResponderExcluir
  9. Pedro, o e-mail já foi enviado para a empresa Lumine. Estou aguardando a resposta.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Pedro Gonçalves

    A Lumine me respondeu, porém, foi evasiva na resposta. Eu havia solicitado o nome da construtora para entrar em contato com a empresa para saber quando as obras do Shopping Center Alcântara serão de fato iniciadas, uma vez que estavam programadas para começar em janeiro/2013.

    Veja a resposta da Lumine:

    “Bom dia, Sr Vagner

    Venho por meio deste informar que O Shopping Alcantara não tem construtora e iremos inaugurar em abr/15.”

    ResponderExcluir
  11. Nossa como eles vão. fazer um shopping. sem construtora ? eles vao inaugurar em 2015 ao menos sem ter iniciado as obras? obrigado pelas informações. Vagner .

    ResponderExcluir
  12. O que mais me irrita nessa história não é nem o tal shopping e sim o nome da avenida.
    Pra mim é e será sempre Avenida Maricá e nunca Roberto Marinho.

    ResponderExcluir
  13. Tenho visto nessas últimas semanas, gente trabalhando na limpeza e na topografia do terreno. Perguntei ao topógrafo e o mesmo informou que a topografia era para o início da obra da construção do Shopping Center Alcântara.

    ResponderExcluir