quinta-feira, 14 de março de 2013

EPIDEMIA DE DENGUE ASSUSTA SÃO GONÇALO


Prefeito Neilton Mulim distribui panfletos contra dengue ao lado da subsecretária do Governo do Estado, Cristina Amaral - Foto: Ronie Farias/PMSG

Embora o nome de São Gonçalo não esteja incluído na lista dos 35 municípios do Estado que registram epidemia de dengue (ver aqui), o aumento de casos da doença na cidade tem assustado moradores, médicos e autoridades políticas. É importante que a população intensifique ao máximo os cuidados contra o mosquito Aedes aegypt.

Ontem (13/03), o prefeito Neilton Mulim (PR) e a subsecretária estadual de Governo da Região Metropolitana, Cristina Amaral, participaram da ação do Governo do Estado “Guerreiros Contra a Dengue”. Os dois distribuíram panfletos e conversaram com a população.

O bairro Porto Novo foi escolhido para abrigar a ação devido ao último Levantamento do Índice Rápido (Lira) de infestação, que marcou 3.1, enquanto o índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%. Além do Porto Novo, os bairros Jardim Catarina, Vista Alegre e Monjolos também apresentam um número elevado de casos notificados.

São Gonçalo registrou até a última segunda-feira (12/03) 1.910 casos da doença. De acordo com a superintendente de Saúde Coletiva, Márcia Morse, todos os casos estão sendo monitorados, e as ações estão ocorrendo em toda a cidade. "Estamos atentos e o Plano de Contingencia em caso de surto está pronto e aprovado. Mas a luta é de todos. Temos que evitar a doença e principalmente as mortes", garantiu.

Enquanto distribuía panfletos de conscientização à população, o prefeito Neilton Mulim determinou a limpeza dos bueiros e das caixas de água pluvial. "Estamos fazendo a nossa parte enquanto Poder Público. Mas é muito importante a participação da população. Segundo dados do Ministério da Saúde os maiores focos da dengue estão nas residências", disse.

Ao seu lado, a subsecretaria de Estado de Governo, Cristiane Amaral, também lembrou da luta contra o mosquito aedes aegypti. "Estamos aqui para voltar a dizer que a luta contra a dengue é de todos. Temos que somar forças, Estado, prefeitura e população, para acabar de vez com o mosquito. Nossas ações vão continuar em toda a cidade", assegurou.

A superintendência de Saúde Coletiva conta com um efetivo de 660 agentes fazendo o combate a dengue, sendo 385 destinados às visitas domiciliares. Atualmente os agentes fazem vistorias em cerca de 5.200 residências por dia, uma média de 28 casas por agente. As visitas podem ser solicitadas através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo, seguindo determinação do prefeito Neilton Mulim, elaborou o Plano de Contingência da Dengue. O projeto é um instrumento para nortear ações de saúde em caso de epidemia da doença no município. Caso aja um emergencial, a Secretaria usará como centro de hidratação os Pólos Sanitários Rio do Ouro (no Rio do Ouro), Paulo Marques Rangel (no Portão do Rosa), Hélio Cruz (em Alcântara) e Washington Luiz (no Centro). As equipes para assumir essas unidades já estão sendo capacitados e as unidades estão sendo abastecidas com kits rápidos para o exame de sangue.

Um comentário:

  1. O índice de Dengue esta alto no Bairro PORTO NOVO, por causa da falta de água que tem ocorrido frequentemente, talvez a CEDAI tenha que tomar as devidas providencias, pois com a falta de água as pessoas são obrigadas a manter baldes e galões cheios, ajudando esse mosquito a se reproduzir.

    ResponderExcluir