domingo, 10 de março de 2013

POESIA NOS ÔNIBUS DE SÃO GONÇALO


Os poetas do evento "Coletivo da Poesia", realizado no ano passado - Foto: Divulgação

O Projeto Uma Noite na Taverna em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura e o restaurante Sintonia Fina realiza no dia 14 de março (Dia da Poesia), a partir das 10 horas da manhã, o evento “Coletivo da Poesia”. Os organizadores do encontro: Rodrigo Santos e Rômulo Narducci, com mais cinco poetas convidados: Dóia Holanda, Michael Arcanjo, Edson Amaro, Diego Guimarães e Luana Vasconcelos irão declamar suas obras autorais e as clássicas nos ônibus da cidade. O objetivo do projeto é levar alegria e inspiração aos viajantes gonçalenses.

Para o secretário de Cultura Michel Portugal, o evento é um incentivo ao artista da cidade. “Estamos tentando de todas as maneiras abrir as fronteiras para a arte”, declara.

O professor de literatura, Rodrigo Santos, acredita que o ônibus atende à universilidade, à ideia de que a arte é para todos, sem distinção. Para ele, os cidadãos merecem ser privilegiados com a poesia e acrescenta que “Afinal o poeta deve ir onde o povo está”.

No evento do ano passado, os poetas puderam recitar nos ônibus e nas praças. Já este ano, o Coletivo será apenas nas conduções fazendo jus ao nome. Para o poeta Rômulo Narducci, foi uma experiência fantástica recitar nas ruas e nos coletivos. “O público realmente demonstrou maravilhamento ao ver que a poesia é algo que vai além dos livros”.

Este ano, o encontro trás uma novidade, o centenário de Vinicius de Moraes, que será largamente homenageado pelos nossos poetas, que poderão ser encontrados em diversos ônibus e diversos pontos da cidade, do Centro à Alcântara, nossos artistas estão prontos para passar energia positiva através da poesia aos passageiros.

Para o Gestor Cultural André Correia, a secretaria fica satisfeita em somar com um evento que tem tudo para se tornar tradição, “Estamos caminhando pra lá”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa


3 comentários:

  1. Tomara mesmo que se torne uma tradição na cidade!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! É o segundo ano que acontece o Coletivo da Poesia e espero que o evento siga o exemplo do Uma Noite na Taverna. Vida longa a poesia em São Gonçalo.

    Evoé!

    ResponderExcluir