sábado, 23 de março de 2013

SÃO GONÇALO REFORÇA ATENDIMENTO PARA DENGUE NOS PRONTOS-SOCORROS



A secretaria de Saúde de São Gonçalo ampliou neste sábado (23/03) em mais 40 o número de leitos para pacientes com dengue nas suas unidades de emergência. Durante a parte da manhã cerca de 300 pacientes deram entrada nas unidades com alguns dos sintomas da doença. Todos foram atendidos, medicados e hidratados. Nesta semana, o prefeito Neilton Mulim determinou a instalação de mais dois centros de hidratação nos Centro de Saúde Washington Luis, no Zé Garoto, e no Helio Cruz, no Alcântara. O município estava trabalhando com 75 leitos.

A dona de casa Ilsa Oliveira Lopes, de 60 anos, foi a primeira paciente a ser levada para um dos novos leitos implantados no Pronto Socorro Mário Niajar, no Alcântara. Ela chegou com 59 mil de plaquetas, dores no corpo e febre. Durante o período que ficou em observação evoluiu para 112 mil plaquetas.

"O atendimento foi rápido e graças a Deus estou melhorando",garantiu, ao lado de outros seis pacientes que também estão recebendo atendimento.

Acompanhando todo o atendimento de perto, a diretora da unidade, Maria Imaculada Pacheco, informou que a partir desta segunda-feira (25) a enfermaria que foi transformada em Centro de Hidratação receberá mais seis novos leitos. "Vamos ampliar ainda mais o nosso atendimento. Temos que atender a todos com rapidez e eficiência", disse.

De janeiro até agora 3.200 pessoas contraíram a doença em São Gonçalo e o município investiga duas mortes. O número de casos corresponde a um aumento de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a evolução da doença, a cidade vive uma epidemia da doença.

O prefeito Neilton Mulim determinou que a secretaria de Saúde intensificasse as ações contra o mosquito aedes aegypti. "Estamos agindo contra a dengue desde o primeiro dia de governo. Ações e capacitação de profissionais estão sendo feitas. Mas volto a lembrar que o gonçalense é o nosso maior parceiro, pois 80% dos focas da doença estão nas residências".

AÇÃO

Na próxima terça-feira (26/03) uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde de São Gonçalo e Itaboraí irá acontecer nos bairros de Marambaia e Apolo. De acordo com a superintendente de Saúde Coletiva, a médica Márcia Morse, cerca de 80 agentes de endemias e 40 agentes comunitários do Programa Saúde da Família irão percorrer residências e comércios a fim de orientar a população sobre o perigo da dengue.
"Os agentes também irão eliminar possíveis focos da doença. O bairro foi escolhido por apresentar um número maior de notificações e por fazer limite com Itaboraí, município que já anunciou epidemia da doença", explicou Morse.
A superintendência de Saúde Coletiva conta com um efetivo de 660 agentes fazendo o combate a dengue, sendo 385 destinados às visitas domiciliares. Atualmente os agentes fazem vistorias em cerca de 5.200 residências por dia, uma média de 28 casas por agente. As visitas podem ser solicitadas através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

Fonte: Ascom - PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário