segunda-feira, 18 de março de 2013

TRAGÉDIA ANUNCIADA EM ALCÂNTARA



Ontem (17/03), fez um ano e dois meses que um trecho da mureta de proteção do viaduto do Alcântara foi danificada por uma kombi (ver aqui).

Em novembro de 2012, o Território Gonçalense publicou uma postagem chamando a atenção pela demora da reforma, e enviou um e-mail ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER) solicitando a reconstrução da mureta (ver aqui).

E, em janeiro passado, foi a vez de o jornal O São Gonçalo publicar uma matéria destacando que, após um ano do acidente com a kombi, a estrutura danificada do viaduto continuava do mesmo jeito (ver aqui).

Segundo a mesma reportagem, a assessoria de imprensa do DER informou que o projeto de reparo da estrutura comprometida estaria em fase de análise e não mencionou a data para início da reconstrução.

Pois bem. Já se passaram dois meses e até agora nada. Será que o DER ainda está analisando o projeto de reparo? Mas que análise demorada é essa, meu Deus?

Cabe agora apelar, então, à Prefeitura de São Gonçalo para que interceda junto ao DER para agilizar o tal reparo. Como a administração municipal agora é outra, quem sabe não se sensibilizam com a situação, já que a anterior não estava nem ai para o problema?

Vale destacar que não é só o trecho da mureta quebrada que precisa ser reconstruído, não. Outros trechos do elevado se encontram também em estado crítico de conservação. Já embaixo do viaduto, a administração do Terminal Rodoviário terá de fazer manutenção nas calhas que ameaçam cair sobre os ônibus e transeuntes.

Confira nas fotos abaixo:




Muretas de proteção em estado crítico de conservação



Embaixo do viaduto, o Terminal Rodoviário também precisa de manutenção


Fotos: Vagner Rosa


O Blog SOS ALCANTARA também chamou a atenção do problema da mureta danificada. Confira nos links abaixo:

"Mureta do Viaduto de Alcântara - 2013"
"Mureta do Viaduto do Alcântara - 2012" 

7 comentários:

  1. Como diz o velho e conhecido ditado: "É melhor prevenir do que remediar."

    Ao meu ver, os "órgãos (in)competentes" estão esperando alguma tragédia gravíssima que envolva várias mortes nesta região do Alcântara para tomar as devidas providências.

    ResponderExcluir
  2. "Será que o DER ainda está analisando o projeto de reparo? Mas que análise demorada é essa, meu Deus?"

    Esta demorando porque simplesmente não tem projeto! Isso se para consertar aquela mureta precisar de projeto. Se o DER quiser posso dar o contato do meu pedreiro, Seu Marcelo, que faria a obra a um custo bem menor e muito mais rápido!

    Ironias a parte, o que devíamos estar aqui discutindo e cobrando das autoridades deveria ser a proposta para um "mergulhão" no Alcântara. Um túnel que liberasse o trânsito de quem passa pelo bairro e proporcionasse qualidade aos pedestres que circulam em suas ruas. Quem sabe em 2050...

    ResponderExcluir
  3. O loco meu, como Alcântara é problemático! Lixo nas ruas, ferro velho em frente da delegacia, praça vendida pra shopping e viaduto ameaçando cair. Que mais tem para acontecer neste lugar? É o que diz o meu amigo Paulinho, Alcântara precisa de um bom banho de sal grosso. kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. E me parece que passados quase 3 meses, a atual adm tbm não está nem aí com a segurando das pessoas. Vamos ver se com as denúncias, eles resolvem tirar seus traseiros das cômodas cadeiras e fazer alguma coisa pelo povo.

    ResponderExcluir
  5. ABSURDO ESTE DESCASO!!!

    ResponderExcluir
  6. Ae anônimo você não quer que o novo prefeito arrume tudo em 3 meses o que a sua amada prefeita deixou de fazer em 8 anos né? A mulher foi embora e deixou Alcântara do mesmo jeito que pegou. Se toca mané.

    ResponderExcluir
  7. O fato e que ñ so como o elevado.esta necessitando de reforma . As muretas do rio Alcântara na Laureano Rosa esta somente com as ferragens. sem falar nas calçadas da Alfredo. Backer ,da Nestor Pinto Alves (rua da igreja nova vida) e naquela rua atrás. do polo sanitário dr Helio Cruz esta uma imundice. isso ñ pode ficar restrito apenas na internet mas tambem nos noticiários. para ver se nossos governantes se toquem e afaste essa burocracia que tanto faz o bairro ficar abandonado. Parabens ao Vagner. que deus ajude nos nessa batalha ñ so por Alcântara. mas por São Gonçalo. inteiro

    ResponderExcluir