terça-feira, 28 de maio de 2013

PUBLICIDADE IRREGULAR NA AVENIDA JORNALISTA ROBERTO MARINHO. CADÊ A FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA?

Faixas publicitárias irregulares ao longo da Avenida Jornalista Roberto Marinho

No final de março do corrente ano (26/03), a Prefeitura de São Gonçalo se reuniu com os empresários das principais casas de show da cidade para dar fim à poluição visual (ver aqui).

Reunião da Prefeitura de São Gonçalo com os donos das casas de shows
(Foto: Leonardo Mattos)

Passados alguns dias, a Prefeitura deu início a faxina: removeu diversos cartazes de shows colados pelos muros e viadutos da cidade. Ponto para a nova administração municipal por fazer valer a lei que proíbe a publicidade irregular.

Remoção dos cartazes de shows no paredão do viaduto do Alcântara

Remoção dos cartazes no viaduto do Alcântara

Paredão do viaduto do Alcântara após a remoção dos cartazes de shows



Pois bem. Passando agora a tarde pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, na altura da Yamagata, deparei-me com diversas faixas publicitárias ao longo da via, estendidas nas muretas de proteção.

A poluição visual no local está gritante. Além de enfear o lugar, incomoda terrivelmente a nossa visão.

A pergunta que não quer calar é: cadê a fiscalização da Prefeitura? Esperamos que não façam vistas grossas para esta sujeira publicitária na antiga Avenida Maricá. Confiram nas imagens abaixo:






Todas as fotos são de autoria de Vagner Rosa 
(exceto a da reunião na Prefeitura)


11 comentários:

  1. Isso na maior avenida da cidade. É mais uma demonstração de que são Gonçalo está à deriva, completamente desgovernada.

    ResponderExcluir
  2. A empresa, salvo engano meu, pode ser enquadrada em crime ambiental, já que é proibido amarrar cartazes em árvores.

    Lastimável a forma como algumas empresas se comportam, como se estivessem numa terra de ninguém. Daí surge este tipo de propaganda, shopping no lugar de praça, ônibus mais adequados para o transporte de cargas do que de passageiros, intolerância religiosa e por aí vai...

    ResponderExcluir
  3. Duvido que isso aconteceria em Niterói. Os niteroienses já teriam gritado há muito tempo, mas aqui em São Gonçalo a realidade é outra. Ninguém tá nem ai para esta cidade. Como disse o Eduardo Lima é como se estivéssemos numa terra de ninguém. Só Jesus na causa.

    ResponderExcluir
  4. Vagner, essa é a mesma pergunta que me faço há tempos quando ando por qualquer rua de SG. Falta fiscalização em tudo! Se nossos governantes soubessem o potencial de receitas que poderiam advir de estacionamentos irregulares, poluição visual e do ar, lixo, construções fora dos padrões, etc, etc, etc, certamente fiscalizariam mais e nossa cidade não estaria esse caos em que esta hoje.Em Alcântara vc tropeça em uma irregularidade a cada 2 metros, muitas vezes nas barbas de ficais de posturas, guardas municipais, enfim, quem deveria estar ali zelando pelo patrimônio público. A solução é simples, mas não dá voto a curto prazo. EDUCAÇÃO!!! Invista em educação e vc precisará gastar menos com uma série de irregularidades que vemos por aí. O exemplo da matéria acima, se o individuo que pregou as faixas nas árvores e na ponte soubesse que, além de poluir visualmente esta infringindo a lei, não precisaríamos estar aqui discutindo esse tipo de assunto.

    ResponderExcluir
  5. Numa cidade onde as pessoas atiram lixo pela janela dos ônibus e em qualquer lugar da rua até mesmo dentro dos bueiros,camelôs não recolhem e ensacam o lixo que produzem,bares ocupam as calçadas irregularmente obrigando os pedestres a andar pelo meio da rua,empresas que colocam carroças para rodar e dizem que são ônibus,vans e kombis piratas circulam livremente e os motoristas(de ônibus e carros)cometem todo tipo de infração,imagina se a prefeitura vai se importar com isso!Eles não cuidam nem do básico.Às vezes eu acho que São Gonçalo nem tem prefeitura!

    ResponderExcluir
  6. Depis vem falar em choque de ordem, blá blá blá blá blá blá... É tudo conversa para boi dormir! Isso só acontece em São Gonçalo porque temos um governo omisso, sem compromisso com o povo que o elegeu.

    ResponderExcluir
  7. Hoje ao passar pelo retorno de Jardim Catarina ao lado da subestação de Alcantara, me chamou a atenção a quantidade de cartazes que esta mesma empresa, a Net, espalhou por ali, enfeiando ainda mais o que já não é bonito.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Vagner Rosa. Você está sempre atento a tudo e com muita competência dá o recado. O seu blog presta um excelente serviço de informação. Que Deus continue abençoando ricamente o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, prezada Amanda Soares, temos que ficar atentos a tudo. Mas, no caso em questão, não tinha como não prestar a atenção: a poluição visual é gritante.

    Obrigado pelo carinho e reconhecimento ao trabalho do blog.

    Abraço,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  10. Gente, a tal da Av. Roberto (Canalha) Marinho na verdade é a Avenida Maricá. Alías, as autoridades, diga-se de passagem, de forma sub-reptícia, e sem qualquer consulta ao povo de São Gonçalo, resolveu bajular as organizações Globo dando o nome do velho que sustentou junto com os militares a ditadura militar desse país. O tal velho não tem qualquer identificação com São Gonçalo e muito menos com o bairro do Colubandê, onde está localizada a rua. Procurei na internet o ato oficial que mudou o nome da rua mas não achei. Alguém poderia me esclarecer se esse ato ignominioso partiu da Prefeitura ou do Governo do Estado??
    Ass. Eli David Borges.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Eli David Borges

    O autor do projeto de lei que alterou o nome da Avenida Maricá para Avenida Jornalista Roberto Marinho é o ex-vereador Edílson Gomes – dono do jornal Boca Livre.

    A lei foi sancionada pela ex-prefeita Aparecida Panisset, em seu primeiro mandato.

    Abraço,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir