segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TUDO AZUL NO PODER GONÇALENSE

Prédio da Câmara e da Prefeitura Municipal com nova cor - Foto: Vagner Rosa

Mudar a tonalidade das cores dos prédios públicos é uma prática comum observada em diversas cidades brasileiras na troca de gestão municipal.

Em São Gonçalo, não é diferente. Cada prefeito que passou pelo poder gonçalense imprimiu a marca de sua administração através das cores.

No último mandato da ex-prefeita Aparecida Panisset, foi o verde que marcou presença nos prédios, praças e ruas – o que ainda é possível observar pela cidade.

Mas, aos poucos, o azul vai assumindo o seu lugar. O prédio onde estão instaladas a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, por exemplo, já está na cor do céu.

O azul está na bandeira oficial de São Gonçalo



Pelo menos em São Gonçalo ninguém poderá acusar o prefeito Neilton Mulim de estar fazendo associação à cor da sua coligação política (PR) – o que poderia configurar desrespeito ao principio da impessoalidade na administração pública (Artigo 37 – Constituição Federal) , pois o azul está presente na bandeira oficial do município.

Vale ressaltar também que o prefeito adotou o azul como traje habitual. Se na era Panisset, o vermelho era a marca da ex-prefeita, agora, é o azul que identifica o atual mandatário de São Gonçalo.

Nas aparições públicas, o prefeito Neilton Mulim está sempre de azul - Foto: Washington Araújo

A influência das cores e o significado do azul

As cores são ondas eletromagnéticas que podem influenciar diferentes climas e estimular as mais variadas sensações nas pessoas e no ambiente.

As cores se dividem, basicamente, em cores quentes e cores frias. As cores quentes são associadas ao sol e ao fogo (ex. o vermelho, cor-de-laranja e amarelo) atraindo o olhar e a atenção, e motivando-nos a agir.

As cores frias, por seu lado, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e à vegetação (violeta, azul e verde). Sendo menos exuberantes tornam-se muito importantes para acalmar as emoções e para inspirar estados de ponderação, reflexão e segurança.

Vejamos o significado do azul e seu conceito na esfera institucional:

É a cor do céu e do mar, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

Do ponto de vista institucional, o azul favorece o respeito e a credibilidade. Por isso, as fardas dos policiais e dos pilotos de avião são azuis.

Saiba mais sobre a cor azul e outras, clicando aqui.

10 comentários:

  1. SAIU O VERMELHO E ENTROU O AZUL E ATÉ AGORA NADA, SÃO GONÇALO CONTINUA NA MESMA M....

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse azul, bem melhor do que aquele verde apagado.

    ResponderExcluir
  3. Quanta bobagem.... Falta de assunto é um caso sério.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo anônimo

    Eu adoro esses tipos de comentários, significa que o Território Gonçalense não agrada a todo mundo. rs

    Eu só não publico mais comentários desse tipo porque eles sempre vêm intercalados com palavras de baixo calão, então, por respeito ao público gonçalense prefiro não publicá-los.

    Em tempo: só para registrar, essa postagem já está entre as mais lidas na categoria da semana.

    Quero aproveitar a ocasião para agradecer também ao público pela audiência do TG: valeu queridos leitores!!! Muitíssimo obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse blog tá mais parecendo a coluna do Nelson Rubens ou com o programa do Leão Lobo. rs

    ResponderExcluir
  6. Entra prefeito, sai prefeito... A prefeitura fica branca, amarela, verde, azul... E NÃO TIRAM AQUELA ANTENA DA PARTE DE CIMA DO PRÉDIO!!

    ResponderExcluir
  7. Vagner Rosa, seu blog é indiscutivelmente o melhor de São Gonçalo. Não conheço outro em nossa cidade que publique tantas informações variadas e relevantes como o seu. Parabéns pelo seu trabalho, ele é mil! Quanto às criticas, isso é sinal de sucesso e o resto é inveja e recalque. Grande abraço camarada e siga em frente!

    ResponderExcluir
  8. Até que a cor não é de todo ruim. O que é ruim é a arquitetura deste prédio, bem anos 60. São Gonçalo merece um prédio novo e moderno para sua sede. Muitas cidades com 1, 2% da população de S. Gonçalo têm suas sedes maiores e mais bonitas que a nossa. E quanto aquela antena, aff... Já que não querem gastar dinheiro com uma TV por assinatura, comprem então uma Sky Livre que é uma parabólica digital da Sky sem mensalidades kkk. Ficaria menos cafona.

    ResponderExcluir
  9. Bruno Cardoso você tem toda razão, SG merece um prédio moderno. A cor está muito bonita, mas o prédio não ajuda. É feio de doer! Prefeito, porque o senhor não constrói uma prefeitura nova? Vai ser uma boa oportunidade para o senhor deixar a marca da sua gestão na história da cidade. Helena Pires

    ResponderExcluir