sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TERRITÓRIO GONÇALENSE HOMENAGEIA O DIA NACIONAL DA UMBANDA, UMA RELIGIÃO 100% BRASILEIRA QUE NASCEU EM SÃO GONÇALO

Primeiro centro de Umbanda do país, fundado em Neves (1908) - lamentavelmente a casa foi demolida em 2011, durante a gestão da ex-prefeita Aparecida Panisset

Hoje é o Dia Nacional da Umbanda. E para quem ainda não sabe, a centenária e popular religião, considerada 100% brasileira, nasceu em São Gonçalo no ano de 1908.

Seu fundador, Zélio Fernandino de Moraes, fazia parte de uma tradicional família gonçalense. Vale também ressaltar que ele foi vereador na cidade entre os anos de 1924 e 1932. Saiba mais sobre o surgimento da religião e o seu fundador, clicando aqui.

Reconhecendo a Umbanda como um patrimônio histórico de São Gonçalo e do Brasil, o Território Gonçalense deixa registrado aqui a sua homenagem a este dia em que a religião é exaltada por seus seguidores. Parabenizamos a todos os umbandistas pela data de hoje!

4 comentários:

  1. É triste saber que a nossa religião é desprezada no lugar onde ela surgiu. Nenhum jornal da cidade e nenhum político lembrou do dia de hoje. Enquanto isso em Limeira no interior de São Paulo essa semana a câmara de lá aprovou o dia municipal da umbanda.

    Obrigado território gonçalense por terem prestigiado o dia nacional da umbanda. Vocês foram os únicos que lembraram da gente em nossa cidade. Axé para vocês! Mauricio Dias da Silva

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mauricio Dias da Silva

    Obrigado pelo reconhecimento ao trabalho do TG! Uma de nossas propostas sempre foi a de enaltecer os fatos históricos de São Gonçalo.Temos esse compromisso para com o público do blog.

    Valeu por ter participado com o seu comentário!

    Grande abraço!


    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Vagner Curimba! Pode comemorar!

    VIVA A MACUMBA!

    ResponderExcluir
  4. É isso ai, anônimo preconceituoso, VIVA A UMBANDA!!!

    Eu não sou umbandista, mas se fosse com certeza iria sentir muito orgulho de ser um. Seria um grande defensor da religião. Iria defendê-la com unhas e dentes. Inclusive, teria mobilizado todos os umbandistas do Brasil e de alguns países para protestar contra a atitude da ex-prefeita Aparecida Panisset, na época do episódio da demolição do centenário terreiro em Neves.

    É lamentável que, por causa do preconceito que sofrem, muitos adeptos dessa religião se sintam acuados ou até com vergonha de assumirem que são da Umbanda. Eu, por exemplo, quando fui evangélico tinha orgulho de dizer para todo mundo que era da igreja evangélica. E olha que foi numa época em que os evangélicos sofriam todo tipo de preconceito... hoje é tudo festa, virou moda.

    Atualmente não tenho qualquer religião e nem quero ter, porém, essa minha condição não me impede de reconhecer a Umbanda como um importante patrimônio histórico de São Gonçalo e do Brasil. Sei valorizar a cultura da minha cidade e do meu país.

    E agradeço muito a Deus por Ele ter me dado inteligência para compreender a diversidade cultural e religiosa, pois preconceito é coisa de gente ignorante!

    ResponderExcluir