quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Uma bela recordação da Praça do Alcântara

Foto postada na internet por Sandro Marraschi

Para os moradores da região e outros gonçalenses que conheceram a Praça Carlos Gianelli tem sido uma grande tristeza passar hoje pelo Centro do Alcântara e não vê-la mais se destacando no coração do bairro. Atualmente é o Pátio Alcântara que tem se destacado no local com a sua feia arquitetura.

Pois bem. Sabendo que a extinta praça fez parte da história de vida de muitos gonçalenses, o TG traz esses dois registros fotográficos da Praça Carlos Gianelli, do início da década de 70, para os saudosistas recordarem do antigo logradouro alcantarense.


Foto postada na internet por Sandro Marraschi




Foto extraída da página São Gonçalo Antigo


Abaixo, o caixote de concreto que tomou conta do espaço da outrora Praça Carlos Gianelli:


 Pátio Alcântara e a sua feia arquitetura no coração do Alcântara - Foto: Vagner Rosa

Foto: Vagner Rosa

Foto: Vagner Rosa

A Igreja Católica desapareceu por completo da paisagem alcantarense - Foto: Vagner Rosa

18 comentários:

  1. O nome do internauta é Sandro Marraschi.

    ResponderExcluir
  2. É triste ver esse descaso com o patrimônio público. Roubaram nossa praça, ladrões de gravata, de saia, sei lá! Hà!!!!!!!!!! que nojo!!!!!!!!!
    ALCÂNTARA FICOU UMA MERDA, só pode ser sacanagem isso.
    I N D I G N A D O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. PAULINHO DO ALCÂNTARA30 de janeiro de 2014 às 13:37

    FOI UMA MONSTRUOSIDADE O QUE FIZERAM COM A PRAÇA DO ALCÂNTARA. A PANISSET E OS VEREADORES QUE APROVARAM A CONSTRUÇÃO DO PÁTIO ALCÂNTARA MERECIAM É ESTAR MOFANDO NA CADEIA POR TEREM DESTRUÍDO A PRAÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Por essas fotos,Alcântara parecia um lugar bem bonito!Mas não deveríamos cupar nossos Governantes só pela Construção do Pátio Alcântara mas sim pela desordem e pelo o que fez esse bairro tornar o que é hoje! A falta de um bom urbanismo, arborização,fluxo de pedestres, tráfego intenso em suas ruas,poluição de diversos tipos (sonora,visual),entre outros!

    Parabéns Vagner por mais uma matéria Brilhante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Pedro. Alcântara é o que é hoje graças à omissão do Poder Público. Vamos torcer para que essa realidade mude.

      Obrigado pelo elogio a matéria! Grande abraço!

      Excluir
  5. Luiz Carlos - 30/01/1430 de janeiro de 2014 às 14:34

    sem falar que o Monstro de Pedra fica de costa

    ResponderExcluir
  6. Chorei ao ver essas fotos. Essa praça fez parte da minha infância, tenho ótimas recordações dela. Toda vez que passo pelo centro de Alcântara sinto um vazio enorme quando não a vejo mais. Sua demolição foi um crime bárbaro contra os moradores.

    ResponderExcluir
  7. Um grande monstro sentou na Praça CARLOS GIANELLE. e o cú desse monstro ficou virado para rua principal, bem em frente a DP

    ResponderExcluir
  8. Concordo que esse blocão seja a arquitetura mais feia do mundo. Mas a verdade é que a pracinha que estava lá, antes da construção dessa monstruosidade, não era, há muito tempo, a mesma pracinha das fotos postadas pelo TG. E a culpa disso não é só da Panisset. Foram anos de abandono por vários governantes que já haviam entregue ou vendido esse tão importante espaço público aos empresários de ônibus. Lembram-se que antes do shopping a praça já havia se transformado em um horrendo terminal de ônibus, comércio ambulante e abrigo de mendigos e drogados? Pois é... A sociedade não gritou, não exigiu mudanças e continuou votando. Simplesmente se omitiu também. Agora só nos resta chorar... e continuar votando. Afinal os políticos dessa cidade são todos iguais. Só mudam a cor da roupa. Uns preferem vestidos vermelhos, outros camisas azuis.

    ResponderExcluir
  9. Que saudades da minha antiga praça.

    ResponderExcluir
  10. Esse lugar, realmente foi esquecido juntamente com os que ali nasceram e vivem. Se houvesse uma politica voltada para o desenvolvimento econômico e social, tais pessoas não estariam ali (como citados pelo Anonimo), mas sempre quem esteve no poder nunca eram do lugar, porque iriam se importar? Alcântara nunca foi lugar turístico, porque se importar com a sujeira e lixos pra todo lado. O dia que tiver algum turista no Alcântara, ele se mudou a muito tempo e veio visitar, ou se perdeu e veio parar aqui por engano. Agora pelo menos temos esperanças, que venham visitar o CAIXOTÃO DO ALCÃNTARA! Só não tem estacionamento, portanto não venham de carro!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Involução clara! Como Alcântara era visivelmente agradável...

    ResponderExcluir
  12. Infelizes rebatizaram a praça Chico Mendes para a praça da bíblia. Entendo que sendo um espaço público não deveria orientar para nenhuma religião. Deveriam ter deixado o nome anterior, que é uma grande homenagem ao grande Chico Mendes. A população local merece o tatamento dado pelos políticos escolhido. Sarava! Oxala! Amem! Aleluia! Anamaste! Tanto faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou favorável à mudança mas bíblia não é religião

      Excluir
    2. Também não sou favorável à mudança mas bíblia não é religião

      Excluir
  13. O povo local merece os abusos cometido pelos políticos escolhido. Quem sabe um dia aprendam escolher. A praça parece um carro alegorico de uma escola de samba pobre. E trocar o nome de um espaço público que era uma homenagem a Chico Mendes para um nome que orienta uma religião... Sarava! Amém! Oxalá! Alelia! Tanto faz!

    ResponderExcluir