sábado, 26 de julho de 2014

Teatro Municipal de São Gonçalo merece um prédio novo e moderno

Prédio do antigo Fórum de São Gonçalo, desativado há alguns meses - Foto: Alex Ramos/OSG

Reivindicada há muito tempo pelo meio cultural da cidade, inclusive também pelo Território Gonçalense (veja aqui), a construção do tão sonhado Teatro Municipal de São Gonçalo está de volta à cena.

Na última quinta-feira (24/7), pela segunda vez, a classe artística gonçalense se reuniu em frente ao prédio antigo do Fórum, no Zé Garoto, para reivindicar aquele espaço para a instalação do futuro teatro (veja aqui). Na semana passada, mais de 300 pessoas já haviam promovido um abraço coletivo ao redor da antiga sede da Justiça (veja aqui).

Companhias de dança e de teatro na última quinta-feira em frente ao antigo prédio do Fórum - Foto: Luiz Nicolella/OSG

Abraço coletivo da classe artística gonçalense ao redor do antigo prédio do Fórum, em 17/07/2014 - Foto: Luiz Nicolella/OSG

A mobilização dos artistas e da sociedade civil em prol do teatro é muito bonita e necessária, porém, na minha opinião, devido a grandiosidade e importância do nosso município – com uma população de mais de 1 milhão de habitantes –, o prédio do Fórum não é um local ideal para abrigar o reivindicado Teatro Municipal de São Gonçalo.

A tão desejada sala de espetáculos merece ser instalada em um prédio novo, moderno, sofisticado e espaçoso. Vale destacar que atualmente a cidade conta apenas com o minúsculo Teatro do Sesc, que não divulga ostensivamente sua programação justamente por causa do seu pequeníssimo espaço.

Portanto, para atender a demanda do nosso público, é necessário que o auditório do novo teatro ofereça uma quantidade expressiva de cadeiras para a platéia gonçalense.

Além do mais, penso que para reposicionarmos a imagem de São Gonçalo, um belíssimo Teatro Municipal, com arquitetura arrojada, traria uma repercussão extremamente positiva para o nome de nossa cidade. Iria representar muitíssimo bem o rito de passagem para um novo tempo gonçalense. 

Quanto à utilização do antigo prédio do Fórum, penso que aquele espaço poderia abrigar um centro cultural com museu, videoteca, café e salas para cursos artísticos. Com certeza, iria contribuir também significativamente para a construção de uma nova São Gonçalo.

  

6 comentários:

  1. O Teatro Carequinha não existe mais? Sempre achei que ele fosse o Teatro Munucipal, já que era anexo a uma escola municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O Teatro Carequinha ainda existe, porém, escondido dentro de uma escola no bairro de Neves. E considerá-lo como Teatro Municipal de São Gonçalo é uma piada!

      Excluir
  2. este prédio do fórum é muito fuinha para sediar o teatro municipal

    ResponderExcluir
  3. Acredito q esse prédio tenha sido escolhido por causa da localização. Concordo q não há espaço suficiente para abrigar o tão sonhado teatro municipal. Onde, então, seria erguido, visto q não há local de destaque no centro da cidade? Ficamos no aguardo por uma solução viável e rápida, porque temos pressa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Andréa,

      sem dúvida alguma, a localização do antigo prédio do Fórum é excelente, mas ele não serve para abrigar o sonhado Teatro Municipal de São Gonçalo. Na minha opinião, o reivindicado teatro merece ser instalado em um prédio novo, espaçoso e com arquitetura contemporânea e arrojada. Quanto a sua localização, penso que não há necessidade de ser exatamente no Centro da cidade. No entanto, se procurar com calma, acredito que dê para encontrar um local próximo à região central...

      Excluir
    2. Eu tenho a mesma opinião que você, meu caro Vagner. Eu acho que a reforma do prédio do antigo fórum para transformá-lo num teatro seria tão difícil quanto cara, do ponto de vista da engenharia. E não seria um espaço tão grande. Tinha ficado muito feliz com a destinação quase certa desse prédio para a Câmara Municipal... Uma pena que tenham mudado de ideia.

      Sobre a localização, há realmente outros lugares melhores que poderiam receber um projeto desta magnitude. Mas nenhum deles seria como no lugar da loja Marisa, em pleno Rôdo de São Gonçalo. Ali sim seria, na minha opinião, o local mais emblemático da cidade onde o teatro poderia ser construído. Ou ainda no terreno do antigo Palacete do Mimi, conjugado com um bosque.

      Excluir