quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Região de Alcântara concentra os IDHMs mais altos de São Gonçalo

Os condomínios Almirante Cox e Alcântara I e II possuem os mais altos IDHMs do bairro - Foto: Vagner Rosa

Baseado no levantamento divulgado ontem (25/11) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base no índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em que mostra a redução da desigualdade entre bairros ricos e pobres, em 16 regiões metropolitanas do Brasil, entre 2000 e 2010; o Território Gonçalense informa que a região de Alcântara concentra, hoje, os IDHMs mais altos do município de São Gonçalo.

Além de Alcântara, o TG informa também outros bairros com IDHMs Altos e Médios da cidade. Mas, primeiro, saiba o que significa o índice de desenvolvimento humano.

O que é o IDHM?

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda.

O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Faixas de desenvolvimento humano:


Muito Alto
0,800 – 1,000
Alto
0,700 – 0,799
Médio
0,600 – 0,699
Baixo
0,500 – 0,599
Muito Baixo
0,000 – 0,499


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de São Gonçalo é 0,739, em 2010, o que situa o município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). A dimensão que mais contribui para o IDHM da cidade é Longevidade, com índice de 0,833, seguida de Renda, com índice de 0,711, e de Educação, com índice de 0,681.

Evolução do IDHM de São Gonçalo desde 1991

No ranking geral do IDHM do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo aparece em 14º lugar.



De acordo com os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano noBrasil, na pesquisa feita pelo Território Gonçalense, constatamos que houve redução da desigualdade em todos os bairros de São Gonçalo e que, atualmente, não há no município, bairros que apresentem IDHMs Baixos ou Muito Baixos. Contudo, ainda existem disparidades em algumas partes dentro de um mesmo bairro, no que diz respeito à renda, educação e infraestrutura.

IDHM MUITO ALTO (0,800 a 1,000)

Região de Alcântara concentra a maior quantidade de IDHMs mais altos de São Gonçalo

De acordo com o levantamento do Pnud, Alcântara e dois bairros adjacentes (Colubandê e Mutondo) formam, atualmente, a região onde se concentra a maior quantidade de áreas com IDHMs Muito Altos no município de São Gonçalo.

Confira abaixo os IDHMs das localidades levantadas que compreendem o bairro de Alcântara e adjacências.

Condomínio Almirante Cox (Marinha) 
 IDHM: 0,858




Comunidade da Barreira (Colubandê) 
 IDHM: 0,858



Recreio Alcântara/Vila 3 
(parte residencial próxima ao prédio do relógio e toda a área em torno da Rua Raul Veiga e vizinhança do antigo campo do Vila 3) 
IDHM: 0,839




Cond. Marinha - parte Leste (Colubandê) 
IDHM: 0,839



Cond. Marinha - parte Oeste (Colubandê) 
IDHM: 0,838


Condomínios Alcântara I e II
IDHM: 0,838




Jardim Fluminense
(região em torno do supermercado Guanabara, da esquina da Yamagata até o posto Halley)
IDHM: 0,817




Alcântara e bairros adjacentes
 (Colubandê e Mutondo)
 IDHM: 0,800



Obs.: O Condomínio Parque das Águas não consta no estudo por que o levantamento divulgado pelo Pnud se refere ao período entre 2000 e 2010. Nesse período ainda não existia o condomínio.

A segunda região com IDHM Muito Alto de São Gonçalo

Estrela do Norte e a região que compreende os bairros Camarão/Parada 40/Porto Novo são os locais onde se concentram o segundo IDHM Muito Alto do município: 0,839.

Estrela do Norte
IDHM: 0,839



Camarão/Parada 40/Porto Novo
IDHM: 0,839



Condomínios com IDHMs mais elevados

Alcântara e bairros adjacentes (Colubandê e Mutondo) formam a região que concentra a maior quantidade de áreas com IDHM Muito Alto em São Gonçalo, porém os bairros de Maria Paula e Boaçu são os lugares onde estão localizados os condomínios com os IDHMs mais elevados dentro da categoria Muito Alto:


Bosque de Pendotiba (Maria Paula)
IDHM: 0,916


Estância de Pendotiba (Maria Paula)
IDHM: 0,897



Chácara das Flores (Boaçu)
IDHM: 0,897



Outras regiões que apresentam IDHM Muito Alto no município:

Condomínio Parque Maria Rita, Maria Rita  0,839
Cond. Polo Integrado (Marinha), Colubandê 0,839
Maria Paula/Tribobó – 0,817
Barro Vermelho/Porto da Pedra/Vila Lage – 0,810
Boaçu/Mutuaguaçu – 0,810
Várzea das Moças – 0,800
Bairro Antonina – 0,800

IDHM ALTO (0,700 A 0,799)

A faixa de desenvolvimento do IDHM Alto é composta por vários bairros, mas destacamos apenas alguns considerados os mais altos desta classificação:

Zé Garoto/Centro/Rocha
IDHM: 0,786



Paraíso/Patronato/Porto da Madama – 0,786
Mutondo – 0,786
Galo Branco e Arsenal – 0,783
Nova Cidade e Trindade – 0,779
Boa Vista/Brasilândia/Vila Iara – 0,776
Gradim/Paraíso/Patronato/Porto Novo – 0,760
Boaçu/Mutuá/São Miguel – 0,760

IDHM MÉDIO (0,600 a 0,699)

A faixa de desenvolvimento do IDHM Médio é composta por vários bairros, mas destacamos apenas os bairros que apresentam o índice mais baixo desta classificação: 0,639.

Gradim (parte do outro lado da 
Rodovia Niterói-Manilha)
IDHM: 0,639



Outras regiões que apresentam o mesmo IDHM (0,639):

Jardim Amendoeira, Guaxindiba/Monjolos e uma parte do Barro Vermelho.


12 comentários:

  1. Boa noite acabei de ver no impostometro que ate agora Sao Gonçalo ja pagou 1 BILHAO 418 MILHOES 831 MIL ,pra onde vai os nossos imposto em sr EXECUTIvO do nosso querido pais,quero uma resposta como pode este municipio que nao tem um teatro,euma area de lazer,um ponto turistico,,nao tem lazer,me responda,por favor,meu nome e moradores de SG

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos internautas,nos de sg devemos nos unir em 2015,o governador PEZAO prometeu que se ele fase eleito ele começaria as obras da linha 3 do metro, eu tenho um proposta se ele nao compri com a sua palavra,eu sugiro que todos os trabalhadores saisse das sua casa com mulher e filhos em uma passeatas pela as rua e avenida e rodovias de sg em protesto,o povo deve acordar e reividicar os seus direitos 1 bi 418 milhos e muito pra quem recebe tam pouco do governo federal,a onde estao os politicos,na epoca da capanha da Dilma choveu politico em alcantara vamos virar este jogo.o recado esta dado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como erro de médico a terra cobre, promessa de político o tempo apaga. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs... Vamos aguardar sentados para não ganharmos mais varizes.
      Francisco.

      Excluir
  3. Basta visitar os condomínios (com lixeiras transbordando, carência de manutenção e fiação irregular) ou circular pelas regiões citadas para perceber que falta dignidade humana e que a classificação da PNUD é ilusória.

    ResponderExcluir
  4. Depois dessa espero que a prefeitura invista em infraestrutura no bairro. De que adianta o bairro ter desenvolvimento humano em alguns condomínios se do lado de fora está um zona só?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe, mas acho difícil de acreditar nesse levantamento. Para mim a região do Centro tem o maior e melhor (ou seria menos pior?) IDH. Muito estranho mesmo o Alcântara vencer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região do Alcântara que teve melhor IDH foi a do Parque das Águas, talvez não conheça, mais ali realmente e uma região (condomínio) que tem um bom desenvolvimento.

      Excluir
    2. O Condomínio Parque das Águas não foi incluído no levantamento, pois o estudo se refere ao período entre 2000 e 2010. Com certeza, no próximo levantamento, o condomínio será levado em conta. Todavia, podemos afirmar, de antemão, que o local possui um elevado IDHM por conta de seu padrão social.

      Excluir
    3. O levantamento do Pnud foi feito com base nos indicadores de educação, longevidade e renda. Portanto, a Região de Alcântara é a mais desenvolvida em algumas áreas no que diz respeito ao desenvolvimento humano e não em desenvolvimento urbano e de infraestrutura.

      Excluir
  6. REALMENTE O BAIIRO DE NEVES QUE E A PORTA DE ENTRADA DE SÃO GONÇALO, NÃO FAZ PARTE NEM DE ESTATÍSTICAS. POIS O ABANDONO E GERAL EM MATÉRIA DE TUDO!!!

    ResponderExcluir
  7. Desculpe-me pelo incomodo, mas os locais mais bem raqueados (UDH) são estes:
    1- Condomínio Bosque de Pendotiba (São Gonçalo, RM - Rio de Janeiro) 0,916
    2- Condomínio Chácara das Flores (São Gonçalo, RM - Rio de Janeiro) 0,897
    2- Estância de Pendotiba (São Gonçalo, RM - Rio de Janeiro) 0,897
    4- Condomínimo Almirante Cox ( Marinha ) / Yagamata (São Gonçalo, RM - Rio de Janeiro) 0,858
    4- Comunidade da Barreira (São Gonçalo, RM - Rio de Janeiro) 0,858
    O que revela que as áreas centro-SG, Maria Paula e mutondo-alcântara estão os mais elevados índices.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wilson! Tudo bem?

      Eu fiz a pesquisa no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil digitando os nomes dos bairros de São Gonçalo, e quando apareciam condomínios de nomes conhecidos, então, os identificavam como sendo também de São Gonçalo. Já esses citados por você, eu não os conhecia, por isso não os identifiquei como SG. Embora eu saiba que Maria Paula faça limite com Niterói, eu deduzi que os condomínios que levam o nome de Pendotiba fossem situados no município vizinho.

      De fato, com essas novas informações podemos concluir que os condomínios Bosque de Pendotiba (Maria Paula), Condomínio Chácara das Flores (Boaçu) e Estância de Pendotiba (Maria Paula) possuem os IDHMs mais elevados de São Gonçalo, contudo. a Região de Alcântara continua liderando com a maior quantidade de áreas com IDHM Muito Alto (0,800 a 1,000) no município.

      Confira:

      Condomínio Almirante Cox (Marinha) – 0,858
      Recreio Alcântara/Vila 3 – 0,839
      Condomínio Rua Doutor Alfredo Baccker /Rio Alcântara (Alcântara I e II) – 0,838
      Jardim Fluminense – 0,817
      Alcântara/Colubandê/Mutondo – 0,800
      E agora considerando também a Comunidade da Barreira (Colubandê) – 0,858

      E vale ainda ressaltar que o Parque das Águas não foi incluído no levantamento ( o estudo se refere ao período entre 2000 e 2010), mas, de antemão, podemos afirmar, categoricamente, que o novo condomínio possui um elevadíssimo IDHM por conta do padrão social do local. Portanto, com mais o Parque das Águas, a região de Alcântara se consolida de vez como a mais desenvolvida no aspecto desenvolvimento humano em São Gonçalo.

      Todavia, isso não significa que a região seja também a mais desenvolvida no aspecto urbano e de infraestrutura. Por considerar a desordem urbana e outras necessidades do bairro, muita gente não está aceitando a classificação de IDHM Muito Alto da Região de Alcântara. Vale destacar que o levantamento do Pnud foi feito com base nos indicadores de educação, longevidade e renda. Portanto, a região é a mais desenvolvida em algumas áreas no que diz respeito ao desenvolvimento humano e não em desenvolvimento urbano e de infraestrutura.

      E agradeço a sua participação no debate, por ter trazido novas informações para enriquecer o conteúdo da matéria! Valeu! Abraço.

      Excluir