domingo, 2 de novembro de 2014

Tráfico usa WhatsApp para ditar ordens à população de São Gonçalo


Matéria publicada neste domingo (2/11) pelo site de O Globo informa que os traficantes de São Gonçalo têm usado o aplicativo WhatsApp para ordenar toques de recolher aos moradores da cidade.

“Irmão, o bagulho tá doidão aí, tá ligado? Geral no cumprimento do dever aí, cada um fazendo sua parte. Nós tá ligado que o bagulho tá doido na situação. Mataram uns amigos aí, mas eu quero dar o aviso para os morador da cidade, pra ninguém sair para as rua amanhã. Comércio, escola, tudo fechado. Ninguém sai de casa, tá ligado? Não quero ninguém na escola de manhã, de tarde, de noite. O bagulho já tá dado já, o papo já tá mandado já. É verídico. Se eu pegar alguém na rua, o bagulho vai ficar doido. Nós é bandido. Nós não têm medo de polícia, não. Balas neles (sic).”, ao som de tiros no fundo, essa foi a gravação que um morador do Paraíso recebeu em seu smartphone.

O toque de recolher acima estava relacionado à morte de integrantes da facção criminosa numa disputa que traficantes travam pelo controle de comunidades nos bairros Paraíso e Porto Velho.

Mas a estratégia dos bandidos de usar WhatsApp para espalhar o medo entre moradores não se restringe apenas as áreas de conflitos, não. Segundo a presidente do Conselho Comunitário de Segurança do município, Thereza de Paula e Silva, há relatos sobre o recebimento das gravações ameaçadoras por pessoas que vivem nos bairros Lindo Parque, Barro Vermelho, Santa Catarina, Porto Novo, Patronato, Jardim Catarina, Salgueiro, Itaúna, Luiz Caçador e Itaoca, onde moram pelo menos 300 mil pessoas.

— E não é apenas dentro das favelas. Conheço muita gente que mora até no Centro do município e recebeu a mensagem. Em várias localidades, o morador que chega de carro à noite é obrigado a circular com faróis baixos, pisca-alerta e luz interna do veículo ligados, por ordem dos traficantes —  assegura.

Já para o comandante do 7º BPM de São Gonçalo, coronel Fernando Salema Ribeiro, essas mensagens de áudio são falsas. Segundo ele, elas partem de uma onda de boatos que vem sendo espalhadas pela cidade com o intuito de gerar insegurança.

— Atualmente, qualquer pessoa com acesso à internet pode produzir uma mensagem falsa, inclusive com o som de tiros e rajadas de armas no fundo, para espalhar medo — disse.

Salema também afirma que a violência na cidade diminuiu:

— Posso garantir que essa onda de boatos não condiz com a realidade da cidade. Estou há três meses no comando do batalhão e já diminuímos os índices de criminalidade.

Entretanto,  estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que os assaltos a transeuntes no município tiveram aumento de 57,4% em agosto passado, quando 743 pessoas recorreram às delegacias para registrar esse tipo de crime.

Clique aqui para saber mais sobre o aumento da violência em São Gonçalo e para ouvir também o áudio do bandido que ordenou o toque de recolher aos moradores do bairro Paraíso.


Um comentário:

  1. Na terça-feira dia 02/12/2014 às 16 horas, no Morro da Madama (ou Santa Fé) fui assaltado por um bandido numa moto branca, o desgraçado era branco, barba completa, magro, cabelo preto ondulado, levantou a camisa, mostrando uma pistola preta e disse para eu lhe entregar o celular e a aliança, daí me perguntou se eu queria ver a placa da moto, ele desceu o rua e foi embora. Alô polícia!.

    ResponderExcluir