quarta-feira, 25 de março de 2015

120 mil pessoas se deslocam frequentemente entre Niterói e São Gonçalo para trabalhar ou estudar


Segundo um estudo inédito divulgado esta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado no Censo Demográfico de 2010, mais de 7,4 milhões de pessoas se deslocam com frequência entre municípios para trabalhar ou estudar. Na Região Sudeste, o Estado de São Paulo liderava o ranking de deslocamentos com as maiores ligações entre os municípios de Guarulhos e São Paulo (146,3 mil) e entre Osasco e São Paulo (112,4 mil). Em segundo lugar, vem o Estado do Rio de Janeiro, onde apareciam entre Niterói e São Gonçalo (120,3 mil), Duque de Caxias e Rio de Janeiro (119,0 mil) e entre Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (109,6 mil).

De acordo com IBGE, cerca de 106, 8 milhões de pessoas – o equivalente a 55,9% da população brasileira – moram em municípios que formam arranjos populacionais, agrupamentos de duas ou mais cidades com forte integração populacional, devido aos movimentos pendulares para trabalho ou estudo, ou à contiguidade entre manchas urbanas. São 294 arranjos formados por 938 municípios.

Confira na íntegra o estudo “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil”, clicando aqui.



Deslocamentos urbanos no estado do Rio - Divulgação / IBGE


7 comentários:

  1. Estes dados são de 2010, hoje deve ser muito mais de 120 mil pessoas. Até quando São Gonçalo será uma cidade dormitório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pararmos de votar em prefeitos e governadores de M que só sabem nos enganar.

      Excluir
  2. 120 mil pessoas é um número que torna obrigatório um metrô Itaboraí~São Gonçalo~Niterói~Rio além de uma estação das Barcas. Mas o senhor governador, com o péssimo projeto de governo dele, não vê isso e acha que BRT vai dar conta.

    E isso mostra que SG não é tão dormitório assim. De mais 1.000.000 de pessoas, se considerarmos o gráfico, apenas 12% se locomovem pra outras cidades. O resto das pessoas 88% ou 880.000 pessoas, trabalham e/ou estudam por aqui mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se duvidar, Niteroi é mais dormitorio do q São Gonçalo. Mas isso ninguem fala.

      Excluir
    2. Na verdade além dos 120 mil que fica em transito em Niterói x São Gonçalo tem 70 mil que vão para o Rio de Janeiro, logo é um valor superior há 120mil, porém não é só gonçalense que trabalha em Niterói, muito niteroiense ganha a vida em São Gonçalo conheço várias pessoas que tem seu negocio em São Gonçalo ou trabalham nas indústrias de São Gonçalo, uma vez que a indústria é praticamente inexistente em Niterói e no segmento industrial São Gonçalo está a frente, temos desde pequenas indústria até industrias de porte média como BBraun, Internacional, Hartamm, Franspol, Vedapack, Aloés etc..

      Excluir
    3. Bem lembrado Ronaldo.
      E vendo a tabela aqui, o movimento Niterói ~ Rio, é de 75 mil pessoas e Niterói ~ Maricá mais ou menos 8mil. Sendo assim 120 + 75 + 8 = 203 mil pessoas. Se metade dessas são moradores de Niterói saindo pra trabalhar em outra cidade, já seriam 20% da população.
      Usando o mesmo calculo em SG, mas trocando Maricá por Itaboraí, teríamos 120 + 70 + 5 = 175 mil pessoas. Mesmo se todas essas pessoas fossem saídas de SG para outras cidades, teríamos 17,5% da população de SG.
      Se usarmos esse mesmo calculo nas cidades da Baixada, veremos porcentagens ainda maiores que Niterói.
      Enfim, mesmo sendo um calculo superficial e arredondado, podemos ver que SG não é tão dormitório como as pessoas adoram falar que é a maior do Brasil. Na verdade vemos que é uma das menos dormitórios da região metropolitana do RJ. Sem contar que o Rio é uma das maiores metrópoles do mundo, sendo assim, nada mais normal do que ela abrigar empregos melhores e em maior número do que a maioria das cidades em volta.
      Conclusão: metrô para Itaboraí e Baixada, urgente!

      Excluir
    4. Segundo o próprio CENSO de 2010 existem mais empresas em Niterói que em São Gonçalo, e a população de São Gonçalo é equivalente ao dobro da de Niterói. Com essas informações é possível perceber que Niterói não é cidade dormitório e não são muitos niteroienses que precisam se deslocar para São Gonçalo. Vale lembrar também que esses números tem como base o CENSO de 2010 e é bem provável que o número de empresas em São Gonçalo seja bem maior hoje.

      Excluir