sábado, 28 de março de 2015

BRT: São Gonçalo não merece esse ‘presente de grego’ no lugar da Linha 3 do Metrô


Colisões, atropelamentos de passageiros, estações depredadas, superlotação nos veículos, entre outros problemas constantes. De acordo com a matéria do Jornal da Band exibida ontem (27), essa é a realidade do BRT do Rio de Janeiro. Esse é o ‘presente de grego’ que o governador Luiz Fernando Pezão quer dar para os gonçalenses no lugar da Linha 3 do Metrô. Quanto prestígio para com o povo de São Gonçalo, hein, governador?

Essa matéria do Jornal da Band veio num momento oportuno. Ela corrobora para o argumento de que o BRT não conseguirá atender a demanda de passageiros entre São Gonçalo e Niterói. Vale ainda ressaltar que essa semana o IBGE divulgou um estudo em que aponta que mais de 120 mil pessoas se deslocam diariamente entre os dois municípios para trabalhar ou estudar (saiba mais aqui). Nas reportagens sobre o estudo do IBGE, os telejornais RJTV e Jornal Nacional mostraram os moradores reclamando de engarrafamentos e longas esperas por ônibus lotados (assista aqui e aqui).

Está evidente que, além de ser uma necessidade urgente, o metrô é o meio de transporte ideal para atender a demanda de passageiros entre essas duas cidades e não o BRT. Estamos conscientes que, diante da atual crise financeira do Estado e do país, a construção do corredor expresso seria a obra mais viável no momento, porém, devemos ter a capacidade de visionar o futuro. Os problemas do BRT mostrados na matéria do Jornal da Band servem de prenúncios do que pode acontecer também do lado de cá da Baía de Guanabara. Sendo assim, é melhor evitá-los investindo em um projeto mais eficaz, ou seja, a Linha 3 do Metrô. O único problema é que essa novela vem se arrastando há anos, nunca tem um final feliz. E haja encheção de linguiça!

Assista a matéria do Jornal da Band aqui.

Abaixo, algumas imagens das matérias do RJTV (estudo do IBGE), Jornal Nacional (estudo do IBGE) e Jornal da Band (BRT):


Terminal rodoviário João Goulart - Niterói (Foto: Reprodução RJTV)

Reprodução RJTV

Reprodução RJTV

Terminal Rodoviário João Goulart - Niterói (Foto: Reprodução Jornal Nacional)

Gonçalense comenta sobre o tempo perdido no trânsito (Foto: Reprodução Jornal Nacional)

Acidente com veículo do BRT 

Deterioração do asfalto por conta do BRT

Acidente com veículo do BRT

Depredação em uma das estações do BRT 

Passageiros invadem pistas do BRT 
Superlotação nos veículos do BRT 

Superlotação nos veículos do BRT


Leia também:


12 comentários:

  1. To começando a achar que até que enfim a Rede Globo resolveu abraçar a causa da mobilidade aqui no RJ, quando o Pezão veio com essa ideia de BRT os apresentadores Edmilson Ávila e Mariana Gross do RJTV debocharam muito da proposta, relembrando que a linha 3 era "promessa de campanha", Na radio CBN (que é da Globo) os jornalista Otávio Guedes e Lílian Ribeiro fizeram muita chacota com essa idéia de BRT, além do Otávio esbravejar "Que interesses existem por trás disso?!" e na entrevista o Secretário de transportes "Osório" deu as desculpas mais esfarrapadas para justificar o BRT, ficando até mesmo irritado com as perguntas do Otávio Guedes. logo veio uma matéria no Jornal Hoje mostrando o sufoco que é andar no BRT transoeste, super lotado, não atende a demanda e agora essa sobre deslocamento urbano entre cidades, mostrando claramente que um BRT não aguentaria 1 dia de transporte de passageiros entre Niterói e SG.. Realmente, se a mídia não intervir, isso aqui vai virar um caos eterno, tanto que se fala em "mobilidade", "sustentabilidade" e o Rio vai na contra mão dos países do primeiro mundo, sem metrô e com caminhões com carrocerias de ônibus nas ruas... Esse lobby de que tudo é ônibus tem que acabar!!! B.R.T. = B.uzão é R.etrocesso no T.ransporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se a mídia não intervir não vai ter metrô. Até porque, o povão mesmo que mais precisa desse transporte não tem a consciencia da urgencia desse projeto. Pois quando o governador veio na maior cara de pau do mundo propondo BRT ao invés de metrô, o povão deveria ir protestar na porta da alerj. sei que o projeto de monotrilho não é tão eficiente como o metrô, mas é bem superior ao BRT.

      Excluir
  2. Depredação e atropelamentos em boa parte se deve a falta de educação do povo. Superlotação tb vai ocorrer no metrô. Os problemas do Brt não são esses. O problema eh q o Brt não eh o transporte indicado para essa região com essa quantidade de fluxo. O Brt exige a abertura de mais uma via rodoviária, o Brt polui o ar, o Brt eh uma.solucao para outros casos, que não o nosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Valmir

      Concordo com a sua opinião. Tanto é que mencionei no texto que é só o metrô é que vai conseguir atender a demanda de passageiros entre São Gonçalo e Niterói, e não o BRT. Quanto aos problemas do BRT do Rio (depredação, atropelamentos e superlotação), mostrados na matéria do Jornal da Band, caso o governador decida pela construção do corredor expresso, com certeza, eles deverão acontecer também do lado de cá da Baía de Guanabara. Disso não tenho dúvidas.

      Abraço.

      Excluir
  3. Não sou totalmente contra o BRT, só acho que o projeto da linha 3 deve ser mantido e os BRT's devem ser implantados aonde não é viável um modal sobre trilhos como é o caso da RJ 104 e RJ 106.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRT atende a atual demanda de quem vem de Maricá, ok. Mas queria saber como implantariam BRT numa pista tao espremida como a RJ106, ja q BRT exige duas pistas segregadas para funcionamento. A 106 ja foi duplicada meio que nas coxas, tem trechos sem acostamento, e a pista de rolamento em alguns pontos fica a 1 metro do muro das casas. Estou curioso para ver que projeto dará soluçao para tais problemas.

      Excluir
    2. Tiago, já existe um projeto inicial na Fetranspor inclusive com várias estações, agora como executa-lo realmente é uma outra questão, pois fatores com este que você citou é um próximo passo uma fase de estudos técnicos e de viabilidade do projeto.

      Excluir
  4. Ficou bem claro que o trajeto Itaboraí~SãoGonçalo-Niterói~Rio é um dos maiores do Brasil, com isso, merece no mínimo um metrô, menos que isso é Burrice pura, ainda mais o governo achando que BRT resolverá alguma coisa.

    A região merece um metrô subterrâneo!

    ResponderExcluir
  5. Subterraneo? Pra custar mais caro? Não ja temos o antigo trajeto do trem? Acredito q se fosse mesmo feito o metrô, ele seria algo parecido com a supervia, dois trilhos, um indo e outro voltando, cercado por muros. nas partes de cruzamento com grandes fluxos deveriam ser feitos viadutos para a linha ferrea. Só acho q deveria haver uma empresa de grande porte ja atuando no ramo para executar a obra, e depois de pronta ter direito de explorar o servico por um tempo, alemaes e japoneses sao feras nisso! Só assim para ter uma chance de vencermos os coronéis dos ônibus, o que acho dificil de acontecer, infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresas em atuação no Brasil, especializadas em construções de ferrovias:

      CONTERN http://www.contern.com.br/engine.aspx?pg=36
      CONSTRENGE http://www.constrenge.com.br/
      PELICANO http://www.pelicano.eng.br/
      CRALMEIDA http://www.cralmeida.com.br/projetos-ferrovias.html
      VALEC http://www.valec.gov.br/

      Não é possível que essas empresas não sejam capazes de projetar e construir a linha férrea, para o metrô na linha 3.. É realizar uma licitação, a empresa que mostrar o melhor projeto custo benefício, leva! Depois o BNDES empresta o dinheiro a empresa ganhadora da licitação... A empresa paga o empréstimo ao BNDES através da exploração da ferrovia... BNDES emprestou dinheiro para Eike Batista, construção de estádios da Copa, construção de um grande Porto em Cuba e alguns dizem que até pra construir um metrô na Venezuela... Negar para a construção da Linha 3 seria um ultraje!

      Excluir
  6. Precisamos de um abaixo-assinado contra o BRT e a favor da linha 3 do metro.

    ResponderExcluir
  7. vrt ou brt hum bi barata

    ResponderExcluir