quinta-feira, 5 de março de 2015

Mais encheção de linguiça: Pezão pretende realizar audiências públicas para população gonçalense escolher entre o BRT e a Linha 3 do Metrô


Como já é de conhecimento dos leitores do Território Gonçalense, o governador Luiz Fernando Pezão está estudando fazer a substituição da Linha 3 do Metrô (Niterói – São Gonçalo) pelo BRT. Segundo ele, a obra do corredor de ônibus expressos seria mais rápida e barata.

Pois bem. Diante da repercussão negativa da população gonçalense sobre essa troca absurda, o governador pretende agora fazer audiências públicas para que a população de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí possa se manifestar sobre o assunto.

“Grande parte da Linha 3 é financiada pelo Governo Federal. Nós vivemos um momento de crise econômica grande, no Estado e no País. Estou colocando o BRT como uma opção para ser discutida com a sociedade. Se a população não quiser o BRT, vamos esperar recursos federais para fazer o metrô”, explicou Pezão, anteontem (03/03), durante um evento no Centro do Rio.

De acordo com o governador, a vantagem do BRT está no baixo investimento em relação à obra do metrô e no tempo de construção.

“Estamos falando de um quinto de investimento do metrô. Além disso, a obra seria feita em bem menos tempo. Se o BRT serve para a Barra da Tijuca, Recreio e para tantos outros bairros do Rio, por que não serve para Niterói, São Gonçalo e Itaboraí?”, defende.

Entendemos que o país e o Estado do Rio estejam passando por uma grande crise econômica e que, no momento, a construção do BRT seria mais viável que a Linha 3; contudo, a questão é que o que vem sendo prometido, há anos, em todas as eleições, é o metrô e não o BRT. Inclusive, a presidente Dilma esteve em São Gonçalo foi para liberar verba para viabilizar o início das obras da Linha 3 e não para o corredor de ônibus expressos. O governador pode até realizar as audiências públicas para consultar a população, mas será um recurso falho e antidemocrático, pois não vai abranger toda a população do município. E além do mais, é óbvio que os participantes iriam escolher o metrô. Portanto, o ideal é jogar limpo com as pessoas. Dizer logo a verdade: se o governo vai ou não vai construir a Linha 3. Chega de encheção de linguiça!

Recordando o compromisso de Pezão com
 a Linha 3 do Metrô



Resposta do governador ao ser perguntado sobre o início da obra da Linha 3, numa entrevista para o RJTV, logo após sua vitória nas urnas:

“É uma parceria público-privada. É a primeira vez que o governo federal coloca dinheiro numa linha de metrô e a gente está apresentando ao mercado para discussão a manifestação de interesse. Eu quero muito começar essa obra ainda esse ano (2014), mas claro que eu tenho que vencer as burocracias. Tem audiência pública e todo um rito que tem que ser seguido. Mas pode ter certeza de uma coisa, a água na Baixada e a Linha 3, o que eu me comprometer eu vou tirar do papel”.

Para quem quiser conferir a entrevista completa, assista aqui. A resposta do governador sobre a Linha 3 é a partir dos 08min38seg.

E no dia da posse (01/01), o governador reforçou novamente o seu compromisso de tirar a Linha 3 do papel, e ainda ressaltou que os recursos para a obra já estavam garantidos. Confira abaixo a pergunta do G1 e a resposta do governador.

G1: Além da Linha 4, há projeto de expansão do metrô?

Pezão: Neste momento, está em processo de licitação para contratação do projeto básico para a implantação do trecho do metrô Gávea-Carioca. É um estudo robusto, completo, uma vez que se trata de uma obra de grande porte. Vamos trabalhar ainda para fazer a extensão do Jardim Oceânico-Recreio. Ainda há o projeto do Estácio-Praça XV, que está em análise na Secretaria de Transportes. E vamos tirar do papel a Linha 3, que vai ligar Niterói a Itaboraí. Vamos começar a audiência pública em breve. Os recursos para a obra já estão garantidos. A Secretaria de Obras está em fase final de elaboração do edital de licitação, no sistema monotrilho. Além disso, já estamos executando as obras de expansão da General Osório, com acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas.

Leia a entrevista na íntegra aqui.
  

9 comentários:

  1. Pra falar a verdade, o projeto atual da Linha 3 com aqueles muros horrendos no Catarina e sem conexão com o Rio, que é o que importa, é um PÉSSIMO projeto, horrível mesmo. Ideal mesmo seria um todo subterrâneo e ligado ao Rio.
    BRT também é uma péssima ideia, já que estão pensando em substituir a Linha 3 por mais ônibus. Fica bem claro que se sair o BRT é um adeus eterno para a Linha 3, e com certeza vão gastar o valor da Linha 3 no BRT. Enfim, ideal seria Linha 3 subterrânea ligada ao Rio + um BRT nos locais onde não passaria o metrô. Crise financeira em um dos países mais ricos do mundo e com o melhor território? Sabemos pq isso está acontecendo...

    ResponderExcluir
  2. Não precisa fazer audiência publica , a população de Niterói, São Gonçalo e Itaborai logicamente preferiram o metro.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma proposta canalha. Usar esse argumento de que BRT serve para outras áreas e porque não serviria aqui é de um cinismo absurdo. Desde quando BRT tem alguma vantagem sobre o Metrô? No custo, claro, não pode ser. BRT não é transporte de massa, nem nunca será. Vamos acompanhar até onde vai a cara de pau do Governador. A máscara está caindo...

    ResponderExcluir
  4. Eles provavelmente irão divulgar uma falsa consulta com a maioria optando pelo BRT...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que vigiar isso, se essa consulta der BRT é falsa, então vamos botar a boca no trombone! E se mesmo assim eles escolherem o BRT, vamos pra rua fazer eles implantarem o que precisamos, e não isso!

      Excluir
  5. Não entendo a surpresa. O que se faz neste país, o que os políticos colocam a mão, não pode ser levado a sério. Basta uma busca no YouTube, para constatar que há anos, eleições após eleições, candidatos usam a Linha 3 como poder de barganha para agaranhar votos. Não foi diferente desta vez, e o disparate foi tanto que até evento com a presidente da república houve na cidade. Metro ou BRT não são as únicas saídas para a cidade. Pouco se vê discutir a opção do transporte marítimo para cidade. E pensar que Niterói com muito menos esforço teve atendido os anseios de sua população com o catamarã em Charitas. Enfim, sentar e aguardar, mas enquanto isto, vamos conscientizando as pessoas que convivem que a gente que a opção da democracia no Brasil é a rotatividade, é a troca, é alternância de poder. Não há um que salve para ser mantido por mais de um mandato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Político faz, pinta, borda e rouba, porque deixamos! Ficamos esperando o Salvador da Pátria! Isso não existe em lugar nenhum do planeta, os País desenvolvidos, que o sistema funciona, só chegaram a este nível porque o povo reclama, vai pra rua e faz valer seus direitos! Aqui ficamos reclamando, mais não fazemos nada, não nos unimos, ficamos pensando em nosso umbigo, cada um por si e Deus por todos! Quando aprendermos a lição, muda tudo, ai eles vão fazer o que precisamos e o que queremos!

      Excluir
  6. A disposição geográfica dos locais onde se localizam os BRTs da cidade do Rio de Janeiro é bem diferente. Se o BRT seguir o mesmo percurso da antiga linha férrea vai cortar várias ruas( que ligam bairros importantes e populosos) bem movimentadas, com muitos veículos e pessoas. Se não construirem esse BRT sobre um viaduto por quase todo o percurso ele precisaria parar em muitos semáforos. Por isso acho inviável ter um BRT em São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  7. Afinal como seria feita essa consulta??? Na casa de Carlos Otávio, herdeiro da 1001? Domênico da Mauá ou Zé do Boi na Galo Branco??? Eu fico pasmo é que em minha turma na faculdade, a maioria precisa ir para o terminal de Niterói pra pegar uma condução para casa em São Gonçalo, sofrem com filas, terminal lotado, quente, fumaça de ônibus, depois pegam um busão lotado pra chegarem em casa ainda mais cansados, e não se dão conta da magnitude que seria a linha 3 do metrô, transporte, rápido, eficiente, não poluente, demanda bem maior e desafogaria o transito nas principais vias... Se fosse num lugar com a maioria das pessoas conscientes, no dia que o Pezão cantou a pedra do BRT, o povo deveria ir protestar na porta da ALERJ contra esse absurdo!! Enfim, todo lugar tem o governante que a maioria merece.. Infelizmente!!! E quem quer um padrão de vida de primeiro mundo, não fique perdendo tempo esperando que essa republiqueta tome um jeito, fujam do terceiro mundo!!!!

    ResponderExcluir