sexta-feira, 10 de abril de 2015

A repercussão negativa da estreia de “Chapa Quente” e a avacalhação do seriado com São Gonçalo


Não só os gonçalenses – que queriam ver como São Gonçalo seria retratado –, mas o público em geral aguardava também com muita expectativa a estreia do novo seriado da Globo, “Chapa Quente”. Afinal, o programa é o substituto de “A Grande Família”, o humorístico que ficou no ar por 14 anos com grande sucesso.

Pois bem. Parece que os internautas e os críticos de televisão não gostaram muito do que viram ontem (9), não. Acharam o primeiro episódio de “Chapa Quente” bem morno. Além disso, o novo humorístico global decepcionou também na audiência: 17 pontos em São Paulo (cidade referência para o mercado publicitário). “A Grande Família” registrava uma média de 25 pontos.

De fato, a chapa estava mais para morna que quente. Eu, por exemplo, só consegui rir com as cenas dos personagens interpretados pelos atores Lúcio Mauro Filho (Sargento Bigode) e Eduardo Estrela (Noronha). Eles estavam ótimos! No entanto, isso não significa que eu tenha achado os outros atores péssimos. Pelo contrário, o talento humorístico de Ingrid Guimarães e Leandro Hassum já é reconhecido pelo grande público. Eu mesmo já ri muito com as interpretações dos dois em outros programas e filmes. A questão é que os personagens dos dois e dos outros estavam ontem sem humor, sem graça; com exceção ao Tonico Pereira. O programa acertou em cheio com a sua participação revivendo o Mendonça de “A Grande Família”. Só vê-lo adentrando ao salão de beleza da Marlene já foi engraçado.

A avacalhação com São Gonçalo

Quanto às referências a São Gonçalo, até que pegaram leve nos comentários sobre a cidade. Mas não deixaram de avacalhá-la ao iniciar o programa com uma Praia das Pedrinhas enlameada e uma mulher jogando para o alto um pássaro morto, que cai sobre uma placa velha e enferrujada de “Bem-vindo a São Gonçalo”. Sabemos que a Praia das Pedrinhas é suja e imprópria para o mergulho, mas é fato que após a reforma que fizeram lá, o lugar ficou mais simpático. Já que o programa se propõe a abordar a periferia, o ideal é que tivessem iniciado o programa com imagens do povo da cidade nas ruas. Teria sido mais coerente com a proposta do seriado. Só que não. Parece que o propósito do humorístico é mesmo avacalhar com a nossa cidade. Lamentável!

Parte da Praia das Pedrinhas mostrada no início do programa - mulher encontra um pássaro morto (Foto: Reprodução "Chapa Quente")

Mulher pega o pássaro morto - Foto: Reprodução "Chapa Quente"
Mulher atira o pássaro morto para longe - Foto: Reprodução

O pássaro cai sobre a placa de boas-vindas a  São Gonçalo - Foto: Reprodução "Chapa Quente"

Logo após, aparece a  horrenda São Gonçalo de "Chapa Quente" - Foto: Reprodução

A atual Praia das Pedrinhas após a reforma no local - Foto: Vagner Rosa

A atual Praia das Pedrinhas após a reforma no local - Foto: Vagner Rosa

Mas vou pegar leve e dar um desconto para o episódio de estreia de "Chapa Quente". É cedo para decretar o fracasso do programa. Vamos ver como será daqui pra frente. Contudo, é fato que o autor terá que dar mais vida e graça aos personagens.

E para não dizer que o seriado não teve nenhum ponto alto, destaco abaixo o diálogo entre os personagens Marlene (Ingrid Guimarães) e Fran (Thiago Abravanel) sobre mais uma artimanha do Genésio (Leandro Hassum), marido de Marlene, para ganhar dinheiro. Na conversa, os dois citam a presidente Dilma Rousseff.

Fran: Você enlouqueceu? Quem vai pagar essa brincadeira?
Marlene: Se o meu marido está precisando de ajuda é meu dever de mulher ajudar.
Fran: Ué! Por que ele não arruma emprego como todo mundo?
Marlene: Você acha que está fácil arrumar emprego no Brasil?
Fran: Ué! Liga pra Dilma! Você não votou nela?
Marlene: Votei.
Fran: De repente, ela arruma um emprego pra ele... tá assim (gesto de cheio com os dedos) de Genésio em Brasília.

Agora, confira nos links abaixo a repercussão da estreia de "Chapa Quente" (opinião dos jornalistas especializados em crítica de televisão, audiência do programa e opiniões dos internautas):

 Leia a matéria na íntegra aqui

Leia a matéria na íntegra aqui


 Leia a matéria na íntegra aqui


 Leia a matéria na íntegra aqui


Leia a matéria na íntegra aqui


Assista ao primeiro episódio de 
"Chapa Quente", na íntegra, aqui


7 comentários:

  1. Achei sem graça, tirando o Mendonça, porém está claro a avacalhação do programa com São Gonçalo,pura falta de respeito e como se apodridão toda da baia esteve toda aqui!!! Bom, não vou perder meu tempo com gente pequena e que busca desmerecer algo ou alguém para obter ganhos, neste caso audiência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ronaldo, é lamentável esse foco do programa.

      Apesar dos problemas, São Gonçalo tem o seu valor. Portanto, merece mais respeito!

      Excluir
    2. É Vagner o que temos de melhor é nosso povo, gente guerreira em que nada tem haver com estes personagem, temos muitos problemas e não achamos nenhuma graça disso!!! É possível fazer humor sem desrespeitar, enquanto isso faço meu papel de cidadão reclamo e cobro a prefeitura, voto mesmo tendo péssimas opções, creio que apesar de tudo este é um caminho.
      Ficar em mídias falando mal de onde mora na vai melhor nada e não construir um lugar melhor para viver!!

      Excluir
    3. A proposta do programa de usar São Gonçalo como referência para abordar a periferia brasileira não deixa de ser interessante. O que não é legal é essa avacalhação gratuita com a cidade. Vale destacar que temos muitas qualidades e, como você disse muito bem, a maior de todas é o nosso povo. Mas o programa só está começando. Observemos os próximos episódios...

      Excluir
    4. ... E você ainda achou engraçado?!

      Excluir
    5. A Baia da Guanabara esta poluida a milenios e tudo mundo sabe disso,alem de São Gonçalo,Niterói e o municipio do Rio despejam dejetos na baia(esgoto)inatura na mesma que o governo não tira do papel o projeto paradespoluil-la!

      Excluir
  2. Dentre outras coisas, desconsiderar o Centro e Alcântara no primeiro capítulo eu achei errado.

    ResponderExcluir