quarta-feira, 8 de abril de 2015

Prédios centenários do 3º BI começam a ser demolidos

Galpões do antigo 3º Batalhão de Infantaria (BI) que serão demolidos - Foto: Hudson Pontes /Agência O Globo
Vai ser muito triste passar pela Venda da Cruz e não ver mais o belo conjunto arquitetônico do antigo 3º Batalhão de Infantaria (BI) na paisagem do bairro. Segundo matéria de O Globo, os tratores já começaram a derrubada de galpões centenários onde funcionavam alojamentos, refeitórios, almoxarifado, lavanderia e oficinas da antiga unidade do Exército. No local, serão construídos 1.240 apartamentos para as famílias desabrigadas com o deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, no ano de 2010.

Nada contra a construção dos apartamentos para as vítimas das chuvas, mas é lamentável que o 3º BI tenha tido esse triste fim. O Governo do Estado deveria ter escolhido outra localidade em Niterói ou São Gonçalo para construir essas novas habitações para os desabrigados, e não na área do antigo batalhão.

É uma pena que um espaço de referência histórica (teve papel importante na Batalha de Monte Castelo, Itália, no decorrer da Segunda Guerra Mundial), e que poderia ser usado para outras atividades, seja destruído de forma tão abrupta. Dói no coração saber que São Gonçalo perdeu um belíssimo Patrimônio Histórico.

3º BI antes da ocupação das famílias desabrigadas do Morro do Bumba

6 comentários:

  1. Considero um crime contra a memória do Brasil!!! Esse lugar é histórico! Não só porque foi lá onde eu me alistei... Rssss... Mas de lá foram enviados muitos combatentes para combater na Segunda Guerra Mundial... Deveria virar um museu.. Vai ter o mesmo triste fim do casarão do Barão de São Gonçalo, no Engenho do Roçado, que foi abandonado e destruído, sei que até foi reerguido, mas as paredes não são mais de pau a pique e nem mais as telhas feitas nas coxas... A restauração sim, foi feita nas coxas.. O IPHAN deveria intervir, mas infelizmente o nosso país não tem o costume de preservar suas memórias.. Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  2. O que tira a esperança em nossa terra é ver que nada muda, temos historicamente líderes fracos, omissos e que servem de capacho para outras administrações, nós gonçalenses estamos sendo insultados de diversas formas, não bastava nos tirar um dos patrimônios históricos mais importantes tinha que esculachar, boa parte do que será construído lá não será para os pobres e desabrigados de nossa terra mais para moradores do Bumba da cidade, a região de Pendotiba está cheias de terrenos vazios, então porque enviar os rejeitados de Niterói pra cá? Temos nosso patrimônio roubado e o direito de ir vir decentemente nos é negado (vide linha 3, todos no fundo sabemos que não teremos metro e sim um busão gigante entupido de gente) até quando vamos ficar calados?? Até quando o som de nossa voz não passará de um sussurro?? Precisamos nos levantar ninguém é levado a sério se permanece de cabeça encurvada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito triste isso... Sempre imaginei uma revitalização desse local com uma Universidade Federal, Biblioteca, Museu e etc... mas preferiram derrubar e construir blocões para abrigar moradores de Niterói, que sempre manda seus problemas para São Gonçalo invés de resolve-los... lamentável mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Mais uma guerra perdida.... Infelizmente não houve manifestação contra esse absurdo e vamos ter que engolir mais esse sapo. E assim São Gonçalo vai caminhando contra a sua História.

    ResponderExcluir
  5. A fazenda Colubandê está abandonada, escura, e já ocorrem invasões na parte de trás do terreno que é imenso e seria o único local de um parque urbano da cidade. Pesão já nos tirou o metrô. Podia fazer um agrado, e destinar o terreno a uma parceria público privada para que o local se tornasse algo como os Jardins do Palácio do Catete, com museu, cinema/teatro e seguro para que familias frequentem.
    Que faça isso antes que a especulação imobiliária o transforme num loteamento de cimento mal acabado.

    ResponderExcluir
  6. Até quando São Gonçalo vai continuar sendo o quintalzinho de Niterói?????????????????????????

    ResponderExcluir