quinta-feira, 9 de abril de 2015

Precisa mesmo esperar até junho para saber que o BRT não serve para substituir a Linha 3 do Metrô?


De acordo com a manchete da primeira página de O São Gonçalo, da última terça-feira (7), somente em junho, o Governo do Estado vai decidir se São Gonçalo terá uma linha de Metrô ou BRT. Brincadeira, né? E assim segue a encheção de linguiça da novela da Linha 3 do Metrô... 

Saiba mais o que o secretário estadual de Transporte, Carlos Osório, disse sobre o assunto (ver aqui).

E a pergunta que não quer calar é: precisa mesmo esperar até junho para saber que o BRT não serve para substituir a Linha 3 do Metrô? Confira aqui a matéria do jornal O Dia, publicada nesta quinta-feira (9), sobre o péssimo serviço de transporte oferecido pelo BRT do Rio de Janeiro.



Leia também:



7 comentários:

  1. Boa noite, eu disse pra voçes,como o ano que vem tem eleiçao,eles vao empurar ate 2016 esta novela do linha 3,quem estiver vivo verar.ass;revoltado de sg

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo sabe que o interesse das empresas de ônibus está acima de qualquer interesse público na região metropolitana do RJ, antes das eleições Pezão (o mentiroso e cara de pau) prometeu tirar a linha 3 do metro imediatamente do papel, o que eu achei muito estranho pois ele é financiado pelos mesmos que financiaram a campanha do Cabral.. Depois de eleito Pezão já veio com aquele papo absurdo de trocar o metrô pelo BRT, justificando tal fato pelo ajuste de contas federal (mas já saiu a notícia de que a verba para a linha 3 do metro está mantida!!) e ainda dizendo a seguinte pérola: "Se o BRT deu certo na Zona Oeste, Porque não vai dar certo na linha 3?" Dá vontade de rir do cinismo desse ventríloquo.. O BRT não dá conta da zona oeste, como está sendo amplamente divulgado, e de forma nenhuma aguentaria a demanda da linha 3! É comprovado!! E depois veio com uma história de consultar a população se seria "metrô ou BRT", então me pergunto, tal consulta seria realizada de que forma? Com que fiscalização? Com resultados manipulados? Sinceramente, do jeito que esses caras são doidos e não querem perder os milhões que embolsam as custas do nosso sofrimento diário em engarrafamentos, eles vão fazer de tudo pra implantar o BRT, mesmo que tudo seja contra: a mídia (que parece ter tomado partido da causa), a população e entidades contrárias... Essa falta de mobilidade só gera lucro para quem monopoliza o transporte público: as empresas de ônibus! E gera enormes prejuízos: aos empresários e empregadores de diversas áreas, aos trabalhadores, aos universitários, a produção de riquezas, geração de empregos, capacitação profissional e intelectual dos trabalhadores, as emergências hospitalares, a saúde de quem fica preso no trânsito boa parte do tempo e etc. Já está na hora da população tomar esta causa da linha 3 para si, e exigir o que é o certo e melhor para todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem,boa tarde a todos acabei de ver na televisao a Tia Dilma falando que nao existe mais corrupçao na Petrobras, o mais interessante e que agora a policia federal,esta vendo corrupçao na Caixa Economica,e no Ministerio da saude,me parece que o juiz Sergio Mouro,apaga o fogo e ai surge outros foco,,o comandante dos bombeiros o juiz Sergio Mouro,nao esta de bricadeira,ele com os seu colaboradores(Ministerio Publico e Receita Federal) estao querendo acabar com todos os focos de fogo em torno do Pais, existem fogo que ainda nao foram detectados ,mais com um olhar de esperiencia o comandante irar logalizar, Parabens juiz Sergio Mouro ass,SNG de SG

    ResponderExcluir
  4. Em pleno 2015, século 21, com o mundo inteiro cheio de Metrôs e Shinkansens, trens de um país até outro, de uma ilha até outra, tuneis por debaixo do oceano e etc... vem o governador Pezão na duvida entre BRT e metrô de superfície... é muito atraso para um governo só, é muito pensamento pequeno para um país tão grande...
    BRT é muito ruim... é um atraso para o país... como podem sequer pensar que um BRT serve para uma cidade de mais de 1 MILHÃO de habitantes? Fora as outras cidades...
    Mas fazer o que o povo que elegeu esse governo...

    ResponderExcluir
  5. Houve uma entrevista interessante com o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil na rádio CBN onde ele pede para que o Secretário apresente as pesquisas que dizem que o BRT é mais eficiente que o metrô. Isso iria contra todo o planejamento urbano mundial! Carlos Roberto Osório é cínico ao apresentar dados que dizem que o BRT terá maior extensão custando menos da metade da implantação de um trecho menor de metrô. Todos sabemos que BRT não é transporte de massa e sua implantação só visa manter o monopólio das famigeradas empresas de ônibus que dominam há décadas o (péssimo) transporte da zona metropolitana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez ouvi de um policial civil o seguinte: "Você pode ser inimigo do governo, do tráfico e até do jogo do bicho, mas nunca entre na frente dos interesses das empresas de ônibus". Esses caras tem muito poder e influencia, linha 3 já nem sonho mais com isso

      Excluir
  6. A troca do metrô da linha 3 por BRT é realmente leviana, porém não sou contra a instalação do sistema BRT nas RJ 104, RJ 106 e até mesmo o projeto existente proposto pela prefeitura na antiga Avenida Marica, o metrô sozinho não vai resolver a questão da mobilidade urbana no leste fluminense, quem por exemplo sairia dos bairros de Várzeas das Mocas, Rio do Ouro, Arsenal, Maria Paula, Ipíiba, Engenho Pequeno, Zumbi, Água Mineral etc..., para pegar o metrô? É notório que precisamos dos dois modais, mas o que cega é a ganância da empresa de ônibus que jamais eles deixaram mexer na sua galinha dos ovos de ouro.
    Agora vocês não perceberam que já está tudo divido, cada grande empresa ficará (Mauá, Rio Ita, Amparo) responsável por uma destas linhas do BRT propostas e o que de fato vai acontecer e a briga para saber que ficará com filé mignon que é o trecho da linha 3.
    Pessoal infelizmente no fundo sabemos que se acontecer alguma coisa será o BRT, pelo sistema político que temos hoje no Rio de Janeiro em que as empresas de ônibus fazem o querem, na verdade o BRT e uma proposta interessantíssima para elas, a mobilidade está tão ruim e os custos operacionais estão aumentando tanto que a curto prazo o BRT é um excelente investimento para elas.

    ResponderExcluir