sábado, 16 de maio de 2015

Fazenda Colubandê é invadida e saqueada por vândalos


Construída em 1618 e considerada pelos historiadores como um marco da arquitetura colonial brasileira, a Fazenda Colubandê passou por uma situação que infelizmente já era esperada por causa de seu abandono e por falta de uma segurança adequada: foi invadida e saqueada por vândalos.  A invasão e o furto das peças históricas ocorreram antes de o juiz federal Fábio Tenenblat ter dado uma sentença, no último dia 6, fixando prazo de 120 dias para que o governo do estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentem projeto de recuperação do patrimônio.

De acordo com matéria publicada neste sábado (16) pelo O Globo, o cenário no interior da capela e da fazenda é desolador. Os cadeados e as fechaduras das portas foram arrombados; mobiliário, lustres, torneiras, disjuntores e peças centenárias desapareceram; há preservativos em quase todas as salas, inclusive na capela, e vestígios de fogueira nas salas e masmorra.

Tombada em 1940 pelo Iphan, a fazenda está abandonada desde 2012, quando foi desativado o Batalhão de Policia Florestal da PM, que funcionava no local. Com a saída do batalhão, o 7º BPM (São Gonçalo) assumiu a responsabilidade de manter a vigilância do lugar.  Mas segundo o coronel Fernando Salema, o policiamento é feito apenas no entorno da fazenda, pois a PM não tem responsabilidade pelas instalações do prédio, que “pertence ao Iphan”.

A respeito da invasão da fazenda, o Iphan informa que já havia alertado ao governo do estado, “proprietário do bem”, sobre o risco de invasões e depredações enquanto não houver uma destinação para o imóvel.

Segundo a Secretaria estadual de Planejamento, o estado vai cumprir a decisão judicial e vai restaurar o patrimônio.

Brincadeira, né? Somente agora, depois da decisão judicial e da casa arrombada, é que o governo do estado pretende cuidar da fazenda. É lamentável esse descaso para com os patrimônios históricos de São Gonçalo. Já não basta o que fizeram com o 3º Batalhão de Infantaria (BI), não?

Por favor, senhores governantes, vamos ter mais respeito para com a memória da nossa cidade e do Brasil. Os gonçalenses agradecem!

Fonte: O Globo

  
Só sobraram os azulejos portugueses no saque à histórica Capela de Santana 
 Foto: Divulgação / Vilmar Berna

Na piscina da Fazenda Colubandê, restos de computadores, lixo e água estagnada 
Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo


2 comentários:

  1. Tanta coisa legal poderia ser feita ali, uma escola de música, uma unidade UniRio ou UERJ, um museu, etc... Não é apenas a destruição de um patrimônio cultural de nossa cidade é uma falta de respeito com nosso povo que não somente é negado os direitos básicos, mas também esta sendo apagada a nossa história, vide 3ºBI.

    ResponderExcluir
  2. É triste ver uma parte da nossa história sendo deixado de lado durante anos completamente abandonada. Considero como Gonçalense, uma falta de respeito ao nosso patrimônio. Parece que os prefeitos de São Gonçalo e os governos do Rio dão pouca ou nenhuma importância a cultura e a história da nossa cidade. É uma pena que algo tão precioso esteja aos cacos.

    ResponderExcluir