sexta-feira, 1 de maio de 2015

O pronunciamento do Dia do Trabalho da presidente Dilma nas redes sociais


Temendo a repetição dos panelaços que ocorreram em diversas cidades brasileiras durante o seu pronunciamento em cadeia nacional no Dia da Mulher, em março passado, a presidente Dilma decidiu não fazer hoje o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho na TV e no rádio. Optou por celebrar a data apenas nas redes sociais. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, Dilma quis valorizar outro modal de comunicação.

A meu ver, essa foi uma decisão totalmente antidemocrática e míope da presidente Dilma. Vale destacar que, apesar do crescimento da internet, a TV e o rádio continuam sendo os meios de comunicação mais populares e de maior abrangência no país. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE na última quarta-feira (29/04), somente 49,4% da população brasileira tem acesso à internet, e 50,6% nunca navegaram pelo mundo virtual (ver aqui). 

Portanto, a presidente tomou uma postura arrogante e antidemocrática, deixando de se comunicar principalmente com a parcela mais pobre de seu eleitorado. Penso que, com aprovação ou rejeição popular, o correto é a mandatária do Brasil se comunicar sempre (em datas comemorativas tradicionais) com os brasileiros utilizando todos os meios de comunicação e não apenas um. 

E a pergunta que fica no ar agora é: que tipo de democratização da informação é essa do governo Dilma, que exclui uma parcela da sociedade de se informar dos assuntos de seus interesses? Principalmente, no Dia do Trabalho?

Abaixo, os três vídeos do pronunciamento do Dia do Trabalho da presidente do Brasil, que só quem tem acesso à internet poderá assistir:





2 comentários:

  1. É muito triste para nós brasileiros termos a frente de nossa querida pátria uma pessoa sem credibilidade alguma, hoje a "líder" desta nação nada mas é de uma marionete ao qual os laços que está presa ela mesma a criou.
    Mentira, favorecimentos e uma dose tremenda de mau caráter é esta a cara deste governo que enganha os que tem menor entendimento e não conseguem perceber que estão sendo comprados, os péssimos serviços de saúde e educação tem origem em sua liderança que a todo custo que se manter no poder.

    ResponderExcluir
  2. E ela diz que lutou na ditadura,eu nao me lembro do nome dela na epoca,sou filho de comunidta,e meu pai foi presso ,levou muita porrada, mais ai veio esta ditadura de democracia do pt,que M que esta este PAIS ,responder o pronunciamento pela redes sociais e molhe, ela me mostrou mesmo que lutou na ditadura ,mais foi se escondendo dos milicos,o Dilma me responda que esta mandando no Pais?

    ResponderExcluir