terça-feira, 5 de maio de 2015

Pezão espera que obra do Comperj seja retomada em 30 dias

Governador Luiz Fernando Pezão e os 15 prefeitos do Conleste em reunião no Palácio Guanabara
 Foto: Carlos Magno / Divulgação

O governador Luiz Fernando Pezão se reuniu ontem (4), no Palácio Guanabara, com os 15 prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) para tratar das dificuldades que os municípios em torno do Comperj têm enfrentado por conta da paralisação das obras do projeto, desde o início da Operação Lava Jato. Segundo o mandatário do Estado, as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro poderão ser retomadas em 30 dias.

“É essencial que se retome a obra do Comperj. É importantíssimo para a nossa receita que a Petrobras retome os seus investimentos. Acho que nos próximos 30 dias [a Petrobras vai retomar as obras]. A cada 20 dias a gente vai ter boas notícias em relação à Petrobras. É o que eu espero”, disse Pezão.

Assim como o governador, o Território Gonçalense também torce para que as obras sejam retomadas logo, mas vale lembrar que recentemente, em entrevista ao O Globo, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, admitiu que haverá atrasos em obras da estatal, entre elas a do Comperj.

O Globo: Que projetos podem atrasar?

Em exploração, não estou preocupado. Vamos dar um exemplo do que é muito caro ao Rio: a situação do Comperj (Complexo Petroquímico, em Itaboraí, no Rio). Hoje, o primeiro trem (unidade) da refinaria tem 86% conclusos. Vamos terminar aquilo. Não tenha dúvida. Não vou deixar um projeto daquele, com um investimento tão alto, jogado. Agora, depende de duas coisas: ajustar a minha condição de caixa – em breve vamos nos pronunciar sobre isso – e que eu tenha fornecedores. Vamos ter de fazer uma repactuação. Temos uma série de empresas e consórcios. Algumas podem não ter interesse em permanecer, outras estão em dificuldades financeiras. Vamos ter de sentar à mesa e ver quem tem condições de continuar.

O Globo: O Comperj só será concluído em 2019? (A previsão anterior era 2016)

Esse é o pior dos prazos. O melhor dos prazos é fazer uma engenharia financeira que permita ter recurso suficiente para concluir a obra. Não tem quando.

Tomara que as projeções tenham mudado da entrevista de Bendine para cá...


O prefeito Neilton Mulim estava entre os presentes na reunião com o governador - Foto: Carlos Magno /Divulgação

CONLESTE

Criado para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por causa da implantação do Comperj, o Conleste é composto pelos seguintes municípios: Itaboraí, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário