terça-feira, 30 de junho de 2015

Petrobras corta 37% dos investimentos e anuncia novo cronograma para Comperj e Abreu e Lima


A Petrobras apresentou ontem (29) o novo plano de investimentos para os próximos quatro anos aprovado pelo Conselho de Administração, na sexta-feira passada. O Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 prevê US$ 130,3 bilhões em investimentos – uma redução de 37% na comparação com o plano anterior, de 2014 a 2018.

O plano tem como objetivos fundamentais a desalavancagem da companhia e a geração de valor para os acionistas. Para melhorar a situação das contas, além de reduzir investimentos, a empresa também pretende vender bens e outros ativos – é o chamado desinvestimento.

Comperj e Abreu e Lima

Em relação aos dois principais e polêmicos projetos na área de refino, a Petrobras anunciou um novo cronograma para o início de operação das refinarias Comperj, em Itaboraí, e Abreu e Lima, em Pernambuco.

No novo Plano de Negócios, a estatal passou de 2016 para outubro de 2017 o início de operação da central de utilidades do Comperj – que inclui geração de energia elétrica e vapor, e para tratamento de água e efluentes.

Já a refinaria Abreu e Lima, inaugurada no fim do ano passado, teve o início de operação de sua segunda linha de produção postergarda de maio deste ano para o final de 2018.

Vale ressaltar que tanto a refinaria Abreu e Lima quanto o Comperj, a empresa vai terminar apenas as unidades que estão em fase final de construção. No caso do Comperj, a conclusão apenas da "Trem 1", que está em cerca de 85% de fase de conclusão. E o que seria antes um complexo petroquímico será, agora, apenas uma refinaria.

Lava Jato: UTC pagou R$ 15 milhões de “comissão” ao PT pelo contrato de construção do Comperj

Segundo matéria publicada ontem (29) pelo site da Revista Veja, o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, em sua delação premiada, revelou que só pela construção do Comperj, a empreiteira destinou nada menos que 15 milhões de reais ao caixa clandestino do PT. Leia a matéria na íntegra aqui.

2 comentários:

  1. Os danos à Itaboraí já são irreversíveis. Muita gente que investiu tudo o que tinha apostando nesse Complexo, que agora será só Refinaria, jamais vai recuperar seu investimento.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde o deputado Ulisses dize uma vez,o EX presidente Collo de Melo e um balao colorido que vai cair logo, o Lula e a Dilma e o PT sao uns daqueles terremoto,maremoto furacao, que destroi e acaba com tudo.revoltado de SG

    ResponderExcluir