domingo, 26 de julho de 2015

Crises da Petrobras e do estado impedem construção da Cidade da Pesca na Ilha de Itaoca


Se já não bastasse o fiasco do Comperj (alteração no projeto e obras em desaceleração), agora, é a crise financeira do estado que está impedindo o início das obras do Complexo Pesqueiro – Cidade da Pesca – na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo. Com estimativa de gerar 10 mil empregos na cidade, o alardeado projeto não tem prazo para sair do papel.

Lamentavelmente, o atraso do esperado progresso da região acabou trazendo prejuízos para o empresário Antônio Santana, que investiu cerca de R$ 3,5 milhões na construção do Hotel Bela Vista, na Praia da Beira. Sem hóspedes suficientes para lotar os 28 quartos do hotel, ele se viu obrigado a fechar o negócio.

– Inaugurei o hotel em novembro do ano passado e fechei em abril deste ano. Cheguei a ter alguns hóspedes, a maioria engenheiros e técnicos que vinham trabalhar em empresas de São Gonçalo e Niterói, mas o movimento era muito reduzido, não compensava manter o negócio aberto – conta Santana.

Com o fechamento do hotel, 12 funcionários ficaram sem emprego.

Segundo o governo do estado, o cronograma do projeto Cidade da Pesca depende de uma série de interlocuções com outros órgãos do estado, município, Governo Federal e iniciativa privada. O projeto tem anuência da prefeitura de São Gonçalo e da Capitania dos Portos e já foi apresentado ao ICM-Bio em algumas reuniões. No momento, está sendo negociada uma proposta de zoneamento para ser apresentada à prefeitura de São Gonçalo, entre outras ações que visam a estruturar a Cidade da Pesca de maneira mais consolidada, para que os investimentos públicos e privados possam vir em consequência disso. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Hotel Bela Vista (prédio amarelo) - Praia da Beira, em Itaoca  - Foto: Divulgação

Píer construído pela Petrobras na Praia da Beira, em Itaoca - Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo

Um comentário:

  1. Triste ver que a cidade da pesca e o hotel não existirão mais. A arquitetura dessa cidade da pesca seria belíssima e o hotel bem simpático, pensava em conhecer um dia, pena que não poderei mais.

    ResponderExcluir