segunda-feira, 13 de julho de 2015

O caráter ecumênico da Marcha para Jesus deste ano e a postura religiosa do prefeito Neilton Mulim em seu governo


Foi realizada na tarde do último sábado, no Centro, a 18ª edição da Marcha para Jesus de São Gonçalo. O evento religioso reuniu cerca de cinco mil pessoas, que caminharam da Praça Zé Garoto até o Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. E apesar de o público ter sido composto em sua maioria por evangélicos, este ano, a tradicional passeata cristã teve um caráter mais ecumênico: contou também com a participação de diversos católicos, entre eles do padre André B. Siqueira.

Presente na marcha, o prefeito Neilton Mulim, que é evangélico, comentou sobre a união das duas correntes cristãs no evento.

“A marcha, que acontece há 18 anos no município, não tem cunho político, pelo contrário, o objetivo do evento é reunir todos os cristãos que acreditam em Jesus Cristo. Hoje podemos encontrar católicos e evangélicos caminhando lado a lado. Não importa o segmento religioso, desde que a pessoa tenha fé”, declarou o prefeito, que caminhou ao lado dos fieis.

Fora o caráter ecumênico observado na marcha deste ano, um outro fato que eu não poderia deixar de comentar e do qual já venho observando desde o início do mandato do prefeito Neilton Mulim é a sua observância do Estado laico. 

Diferente da ex-prefeita Aparecida Panisset, que teve o governo marcado pela sua "imposição religiosa", o atual mandatário da cidade não é visto por ai proferindo o nome de Deus em vão – a torto e a direito em seus discursos políticos – e tampouco tentando impor sua fé evangélica à população gonçalense.

Na administração Panisset, por exemplo, todos os eventos políticos tinham caráter religioso. Era sagrado, todas as inaugurações públicas contar com a presença de um artista evangélico. Nas datas comemorativas só eram realizados shows gospel, como se na cidade habitasse apenas evangélicos. E o que dizer da milionária Praça da Bíblia, que foi construída arbitrariamente sem uma consulta prévia dos moradores da região, destruindo parte da Praça Chico Mendes? Além do alto custo da obra (R$ 2 milhões), hoje, a praça virou uma espécie de maldição na localidade: está fechada, abandonada e marcada visualmente por uma horrenda estrutura de ferros. Uma coisa medonha!

Já no governo atual, felizmente, não vemos nada disso. O prefeito Neilton Mulim não privilegia seu grupo religioso em detrimento de outros segmentos da sociedade. Até aqui, pelo menos, ele tem feito uma administração totalmente democrática, respeitando todos os credos e manifestações culturais. Os dois últimos carnavais, por exemplo, mereceram uma atenção especial por parte da Prefeitura, com atrações de primeira qualidade trazidas do Rio de Janeiro. Todavia, isso não significa que o prefeito desmereça os evangélicos em seu governo. Pelo contrário, ele não renega sua crença cristã. A diferença é que ele não mistura as estações, não impõe sua religião aos gonçalenses. É um político que tem conhecimento constitucional. E é assim que todo político tem de ser. E espero que ele continue com essa equilibrada postura política e religiosa. Neste aspecto, temos que reconhecer que São Gonçalo amadureceu e avançou politicamente.

E para encerrar, reconheço que o Estado seja laico, porém, não ateu. Não sou contra os shows gospel e tampouco contra as marchas para Jesus. O que não pode acontecer é um governo promover praticamente apenas esses tipos de eventos numa sociedade heterogênea, como acontecia na gestão anterior. Esse tipo de coisa é inaceitável em um Estado laico e plural.

E gostaria de ressaltar também que não tenho absolutamente nada contra a religião evangélica. Eu já fui evangélico por um período de oito anos. Tenho ótimas lembranças dos meus tempos de igreja. Aprendi muito e cresci espiritualmente ao conhecer o maior de todos os mestres: Jesus! Com ele, aprendi a respeitar a todos os seres humanos e as diversidades do Universo. 

E que a paz reine na terra!

Confira abaixo alguns registros da 18ª Marcha para Jesus de SG.

Foto: Girley Oliveira

Foto: Internet

Foto: Girley Oliveira

Foto: Girley Oliveira

Foto: Internet

Foto: Internet

Foto: Internet

Prefeito Neilton Mulim ora com pastores e padres - Foto: Divulgação

Padre André B. Siqueira e o secretário de Cultura e Turismo, Michel Portugal - Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. Amei a marcha este ano. Adorei ver católicos e evangélicos exaltando juntos o nome de Jesus. É isto que o Senhor quer, a união dos irmãos em Cristo. Foi lindo e ano que vem estarei lá novamente. Irmã Sara de Andrade

    ResponderExcluir