domingo, 16 de agosto de 2015

Que triste notícia! São Gonçalo é a terceira cidade que mais polui a Baía de Guanabara

Poluição da Baía de Guanabara: problema antigo nunca resolvido - Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

Depois da declaração surreal do governador Pezão, na semana passada, em que ele lamentou o fato de o estado não ter cumprido a meta de despoluição da Baía, prometida quando a cidade do Rio ainda era candidata à sede olímpica (ver aqui); neste domingo (16), foi a vez de o jornal A Tribuna trazer em sua manchete de capa a triste notícia de que São Gonçalo é a terceira cidade que mais polui a Baía de Guanabara.

“São Gonçalo é um município que está ranqueado. Está em 3º lugar com mais influência negativa para a poluição da Baía. São Gonçalo precisa muito de uma Unidade de Tratamento de Rios (UTRs) não só para sanear. Esta cidade tem áreas muito extensas de baixa, além de área urbana desordenada. É preciso instalar saneamento básico”, informou o oceanógrafo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), David Zee.

De acordo com Zee, o Guaxindiba é o rio de São Gonçalo que mais tem contribuído para a poluição da Baía, perde apenas para o Rio Iguaçu, na Baixada Fluminense e o Rio Pavuna, na cidade do Rio.

Leia a matéria na íntegra do jornal A Tribuna aqui.

 


2 comentários:

  1. Achava que fosse a segunda mais poluente, já que é a segunda maior cidade e totalmente esquecida pelo estado e pela CEDAE.

    ResponderExcluir
  2. Tempos atrás noticiavam que SG era a primeira em poluir a baía!! Esses dias fui até aquela avenida de frente a praia das pedrinhas e confesso que fiquei chocada com a areia da praia de tão imunda!! Uma pena pois a vista é muito bela! Fico imaginando quão bom seria a baía limpa.
    Mas entra e sai governo e a novela é a mesma: Despoluir a Baía de Guanabara e construir a Linha 3.. Papai noel e Coelhinho da páscoa!! Dizem que despoluir a Baía não gera visibilidade, logo não da votos... Acho isso uma balela! No dia em que as praias de São Gonçalo, Icaraí, Botafogo, Flamengo, Ilha do Governador e Paquetá ficarem limpas, o povo vai cair pra dentro, logo terá visibilidade!

    ResponderExcluir