sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Com mais de 1 milhão de habitantes, São Gonçalo tem menos de um médico para cada mil moradores


De acordo com o levantamento do Ceperj, quase 30% das cidades do Estado do Rio têm menos de um médico para cada mil habitantes. Entre elas, lamentavelmente, com uma população que ultrapassa 1 milhão de pessoas, está São Gonçalo (0,8). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é chegar a 2,7 médicos para cada grupo de mil moradores no Brasil até 2026. 

Hoje, apenas 12 cidades, ou seja, pouco menos de 1/6 dos municípios fluminenses, ultrapassaram ou atingiram a meta estipulada.  Niterói ocupa o primeiro lugar com uma relação de seis médicos para cada mil habitantes, seguido por Búzios (4,6), Porto Real (3,5) e a capital com 3,19 médicos para mil habitantes. Do lado oposto, sem qualquer médico, lideram Seropédica, Paty do Alferes e Tanguá.

Para atingir a meta de 2,7 médicos, o Ministério da Saúde criou o Programa Mais Médicos, que contrata profissionais vindos de Cuba para trabalhar em municípios mais distantes dos grandes centros. Atualmente, há 732 profissionais distribuídos em 75 municípios fluminenses, entre eles São Gonçalo.

Saiba mais sobre o assunto aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário