Com a intenção de racionalizar o sistema de transportes públicos e melhorar o trânsito nos principais corredores viários de Niterói e São Gonçalo, o Governo do Estado planeja reduzir as linhas de ônibus das duas cidades, a partir do ano que vem. Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, ainda não é possível prever o número de ônibus que deixarão de circular, mas ele lembra que, em Copacabana, no Rio, houve uma redução de 20% com a reformulação dos itinerários das linhas de ônibus. No próximo dia 27, em São Gonçalo, acontecerá a primeira de um total de 12 audiências públicas para a licitação das linhas de ônibus intermunicipais em todo o estado.
– A licitação vai otimizar o sistema
de transportes nos dois municípios com uma melhor distribuição das linhas de
ônibus. Atualmente, existem corredores que têm ônibus demais e outros que têm
ônibus de menos. Existem empresas competindo com empresas. A nossa intenção é
racionalizar o sistema – explica o secretário.
Já sobre a prometida Linha 3 do
Metrô, que poderia contribuir para melhorar a mobilidade urbana entre as duas
cidades, nem uma palavra sequer. E talvez ela nunca saia do papel, pois o
projeto agora é que o BRT ocupe a faixa de domínio da antiga via férrea que
corta o Centro de São Gonçalo, trajeto por onde o metrô iria passar.
Agora, imaginem São Gonçalo sem
metrô e com ônibus a menos nas ruas? O que será da nossa enorme população?!
Saiba mais sobre a redução das
linhas de ônibus aqui.
Para participar das audiências,
os interessados devem se cadastrar no site do Detro (detro.rj.gov.br), já que
os locais estão sujeitos à lotação. A sessão de São Gonçalo será realizada na
Rua Nilo Peçanha 134, no Centro da cidade, num auditório com capacidade para 80
pessoas.
Fonte: O Globo
Na verdade, a última informação é de que o BRT pelo Centro de São Gonçalo foi descartado, que a meta é o metrô sim. Mas, como sempre, sem perspectivas para o metrô. Dois BRTs devem ser feitos: um pela RJ-104, de responsabilidade do Governo do Estado, e outro pelo trajeto da EF Maricá, de responsabilidade da prefeitura, cuja licitação para o projeto básico foi feita hoje.
ResponderExcluirA Linha 3 já é um sonho distante... É um absurdo escancarado, o que fazem para sabotar a implantação da mesma... Todos já sabem como funciona o jogo político.. As empresas financiam com investimento pesado nas campanhas de certos candidatos, e os mesmos candidatos quando no poder, tem de devolver o investimento feitos pelas empresas de ônibus... Não governam para o povo, mas sim para grupos empresariais que não estão nem ai para a mobilidade urbana, nem para a queima de óleo diesel... Agora essa de BRT na RJ 104... Para causar ainda mais transtornos na via, e desperdiçar dinheiro público, quando na realidade já existe um caminho livre para a implantação do metrô, com custo beneficio bem melhores!! Agora mais essa de retirar ônibus das ruas... Enfim, sem metrô, sem ônibus.. Serm mobilidade... É o fim!! Alguém!!! Rogai por nós!!!!
ResponderExcluirComo assim? Com a frota atual já temos, falta de ônibus e coletivos lotadissímos e ainda querem cortar?
ResponderExcluirPrimeiro tiraram as vans que completavam a falta de transporte agora querem reduzir ônibus. E o metro que é bom, nada. Bem feito a todos que se omitiram ou votaram no atual governo.
Mora na região da RJ 104 e para este caso é valido o BRT (se tá difícil a Linha 3, imagina metro nesta região), somente quem passa pela Alameda São Boaventura sabe o transtorno que é aquilo!!! E fácil para um secretário, Governador, deputado etc... falar que tem ônibus demais, pergunte a cada um deles qual foi a ultima vez que andaram de ônibus!!
ResponderExcluirDiminuíram os ônibus em Copacabana, mas lá tem metrô, aqui em São Gonçalo e Nit não...
ResponderExcluirVão tirar os ônibus também? Porque água já não tem. Em quase trinta dias na Trindade, água caindo por menos de um dia, sem a menor condição de encher os reservatórios vazios. Alô Nova CEDAE, descaso total!
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