sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

IMAGEM DO PASSADO INDUSTRIAL DE ALCÂNTARA


Não há referência informativa mais significativa para conferir as transformações de um bairro ou cidade do que observar fotos antigas. Essa acima, por exemplo, nos revela o passado industrial de Alcântara, em meados da década de 70. Uma imagem radicalmente diferente dos dias atuais.

Na parte direita da Rua Alfredo Backer, sentido Centro, estão registradas a Fábrica de Papel Alcântara (atual Assaí Atacadista) e a indústria Eletroquímica Fluminense (atual Condomínio Alcântara I).

Já no lado esquerdo, onde atualmente estão localizados a Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco do Brasil, condomínio Almirante Cox (Marinha) e o Carrefour, além de observarmos um longo muro cercando toda a área, podemos perceber, também, que não havia a entrada da Rua Laureano Rosa, entre a ponte e a Igreja Católica.

E ao observarmos abaixo duas fotos recentes daquela parte do Alcântara é possível constatarmos, então, as transformações radicais pelas quais o bairro passou: de industrial ao maior centro comercial popular de São Gonçalo, e também de concentração de conjuntos residenciais. Como se vê, foi uma grande transformação cultural e da paisagem urbana.

Foto tirada do terraço do Pátio Alcântara por Vagner Rosa

Foto tirada do terraço do Pátio Alcântara por Vagner Rosa
 

3 comentários:

  1. Muito interessante. Demorei pra identificar o local, mudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom conhecer e relembrar as histórias de nosso município.

    ResponderExcluir
  3. Essa ponte é antiga que a chuva derrubou, a tubulação de água passava por debaixo dela. Meu pai hoje com 84 anos trabalhou na Eletroquímica, no boca do forno, lá era solda caótica. Eu me lembro bem da fábrica de papelão, mais não tanto da Eletroquímica.

    ResponderExcluir