quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PESQUISA IBOPE DIZ QUE 40% DOS BRASILEIROS TENDEM A VOTAR EM CANDIDATO DE OPOSIÇÃO AO PREFEITO DE SUA CIDADE. OU: QUEM PODERÁ DERROTAR MULIM NAS URNAS?


Faltam ainda nove meses para as eleições municipais acontecerem, mas o debate sobre as expectativas do pleito de 2016 já está chamando a atenção.

E para deixar os nossos leitores bem inteirados sobre o assunto, eu não poderia deixar de compartilhar aqui uma relevante pesquisa divulgada pelo Ibope, na última segunda-feira (04/01).

Segundo o Ibope, 40% dos brasileiros dizem que votariam em candidato de oposição ao prefeito de sua cidade, contra 22% que dizem que votariam no atual prefeito e 8% em alguém indicado por ele. O restante se divide entre não votar (16%) e não sabe ainda o que fará (15%).

De acordo com a pesquisa, os candidatos de oposição se destacam, sobretudo, no Norte/Centro-Oeste (46% contra 23% que votariam nos atuais prefeitos ou indicados) e no Sudeste (42% X 24%). Saiba mais dados da pesquisa aqui.

Pois bem. Diante desse retrato eleitoral do momento mostrado pelo Ibope e analisando o atual cenário político de São Gonçalo, a pergunta que não quer calar é: que candidato da oposição poderia derrotar o prefeito Neilton Mulim nas urnas?

Por enquanto, há ainda muita especulação sobre os candidatos que deverão concorrer à cadeira do prefeito, mas confira abaixo os prováveis nomes e outros que estão circulando por ai, de forma especulativa:

José Luiz Nanci (PPS)

Vereador por cinco mandatos, eleito deputado estadual em 2010 (34.318 votos) e reeleito em 2014 (36.356 votos), Nanci atualmente exerce o cargo de secretário Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Ele já confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Gonçalo e terá o apoio do PMDB.

Marlos Costa (PSB)

Eleito vereador em 2008 (3.600 votos) e reeleito em 2012 (4.456 votos), o ex-petista Marlos Costa, que concorreu a deputado federal em 2014, mas não conseguiu se eleger (obteve apenas 19.808 votos), também já confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Gonçalo.

Professor Josemar Carvalho (PSOL)

Josemar – que concorreu a prefeito em 2008 (14.246 votos) e em 2012 (19.510 votos), a deputado federal em 2010 (6.125 votos) e a deputado estadual em 2014 (11.100 votos) – ainda não confirmou sua pré-candidatura, mas é praticamente certo que seu nome estará na disputa municipal.

Dejorge Patrício (PR)

Vereador de primeira viagem, Dejorge foi eleito em 2012 com 6.391 votos.

Em 2014, concorreu a deputado federal, mas não conseguiu se eleger. Obteve 30.533 votos.

O vereador tem declarado que concorrerá à Prefeitura, mas não confirmou ainda sua pré-candidatura.

Diego São Paio (PRP)

Vereador de primeira viagem, Diego foi eleito em 2012 com 3.349 votos.

Diego também tem declarado por ai que concorrerá à Prefeitura, mas, até o momento, não confirmou sua pré-candidatura.

Outros nomes têm circulado também por ai, como: Brizola Neto (PDT), Jorge Mariola (PDT), Adolfo Konder (PC DO B), Graça Matos (PMDB) e Aparecida Panisset (PDT) – caso seja absolvida pelo TSE.

Mas como disse, há muita especulação sobre os candidatos. Só mesmo a partir de abril é que o quadro eleitoral ficará definido.  E, então, vamos poder estudar melhor os candidatos de oposição ao prefeito.

Hoje, ouve-se muitas críticas em relação à administração do prefeito, todavia, é fato, também, que até aqui, os discursos oposicionistas não têm convencido. Há até quem diga que com esses nomes que estão sendo divulgados, Mulim seria facilmente reeleito no primeiro turno.

Mas não é bom cantar vitória antes do tempo, não. Os tempos são outros. Os eleitores estão cada vez mais exigentes e temos o próprio caso do Mulim como exemplo: quem poderia imaginar que ele fosse derrotar o candidato da Panisset em 2012, apoiado por três máquinas (municipal, estadual e federal) e por nomes estrelados da política?

Penso que esta eleição será muito difícil. Tanto os candidatos de oposição quanto o prefeito Neilton Mulim terão de ter um discurso crível e coerente para conquistar a credibilidade e os votos dos eleitores gonçalenses.

Aguardemos, pois, a campanha eleitoral oficial para analisarmos com atenção o potencial político de cada candidato.
 

3 comentários:

  1. O governo do Neilton não é lá essas maravilhas, mas creio que ele será reeleito. A não ser que apareça um candidato verdadeiramente competitivo. Acho que só Aparecida Panisset seria páreo pra ele.

    ResponderExcluir
  2. Desses pré candidatos não vejo um que possa comprometer a reeleição desse governo, infelizmente teremos que amargar mais quatro anos de Mulim, concordo com Jayme Santos, só Aparecida Panisset.

    ResponderExcluir
  3. Nomes muito fracos. Apesar do governo sofrível, acho que Mulin tem Mtas chances de ganhar.

    ResponderExcluir