segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

TEATRO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO SÓ VAI VIRAR ‘ELEFANTE BRANCO’ SE A CLASSE ARTÍSTICA DA CIDADE NÃO TIVER TALENTO E NEM COMPETÊNCIA PARA CONQUISTAR O PÚBLICO GONÇALENSE



Antes de tudo, quero deixar bem claro que este texto não foi encomendado por ninguém e tampouco tem a intenção de defender a Prefeitura de São Gonçalo

Falo isso por que, geralmente, algumas pessoas têm a mania de achar que tudo que sai na mídia e contrarie suas opiniões foi patrocinado por algum desafeto de suas ideias ou interesses.

O argumento deste artigo é estritamente meu. Até porque o Território Gonçalense vem há muito tempo reivindicando também a construção do Teatro Municipal de São Gonçalo, muito antes de começar o mandato do atual prefeito.

Pois bem. Ao ler a matéria do jornal O Globo, publicada no último sábado (30/01), sobre a construção do Teatro Municipal de São Gonçalo, tomei conhecimento que a classe artística da cidade está desconfiada dos planos da Prefeitura para o futuro teatro.

O ator e produtor do coletivo Mundé, Fernando Porto diz que não houve diálogo com os artistas sobre a construção da nova sala de espetáculos do município:

– Acho a ideia válida, mas se não houver preocupação com os outros aparelhos de cultura, como as lonas culturais, não adianta. O teatro pode virar um elefante branco – afirmou.

Concordo plenamente com Porto que deve haver um diálogo entre a Prefeitura e a classe artística da cidade sobre o novo teatro, mas daí prever que ele pode virar um 'elefante branco', ai já é demais, não é não?!

Vale destacar que a construção do sonhado Teatro Municipal é uma reivindicação antiga, tanto da classe artística quanto da população, e também do TG. E justamente agora que o projeto finalmente tem a possibilidade de sair do papel, vem os artistas – que serão beneficiados com o espaço – e preveem que o empreendimento pode virar um 'elefante branco'???

Que agouro é esse, minha gente?! Surreal isso!!!

Se algum dia (espero que isto nunca aconteça) o teatro vir a se tornar um ‘elefante branco’, terá sido por culpa única e exclusivamente da classe artística da cidade, que não tivera talento e nem competência para conquistar o público gonçalense com produções atraentes e de boa qualidade.

Que tal deixar de mimimi e ter uma visão de futuro mais positiva?

Na minha opinião, a prioridade do Teatro Municipal de São Gonçalo, sem dúvida alguma, tem de ser da classe artística da cidade, para valorizar a cultura local e os artistas gonçalenses, entretanto, o teatro tem que ter uma programação diversificada e atraente, dando oportunidade também para a apresentação de espetáculos de fora de São Gonçalo. Até para evitar que o espaço se transforme num ‘elefante branco’, não é mesmo?

Mas eu estou mesmo ansioso é para assistir as produções de nossos artistas. Quero vê-los se destacando no palco do Teatro Municipal de São Gonçalo com suas peças teatrais e outros espetáculos de qualidade. E o melhor de tudo isso é que será em pleno Centro da cidade.

Quer vitrine e oportunidade melhor do que essa para a nossa classe artística dar visibilidade aos seus talentos e produções culturais? Como disse, o Teatro Municipal de São Gonçalo só vai virar ‘elefante branco’ se a classe artística da cidade não tiver talento e nem competência para conquistar o público gonçalense.

Portanto, o desafio para os artistas da terra provarem seus talentos e competências já está lançado!
 

9 comentários:

  1. Creio que ações juntos as escolas municípais e estaduais fomentaria o intesse pela arte. Eu mesmo participei de um grupo de teatro na escola municipal Coronel Serrado em São Gonçalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, Ronaldo Peçanha! Excelente sugestão! O que não faltam são iniciativas que podem ser usadas para atrair e formar público para o novo teatro...

      O desafio para que os artistas gonçalenses evitem que o Teatro Municipal seja transformado em um ‘elefante branco’ está lançado.

      Excluir
  2. Querem saber a verdade meus amigos? A questão é o seguinte: os autodenominados artistas de São Gonçalo são na maioria militantes partidários. É por isso que ficam nesta futrica e torcendo pelo fracasso do teatro municipal. Na verdade, alguns estão furiosos porque o Neilton é o único prefeito que vai realmente tirar o teatro do papel. Este pessoal está cagando para a cultura de São Gonçalo. O negócio deles é só fazer politicagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas de os artistas serem militantes partidários, mas também sou contra fazer politicagem em torno do Teatro Municipal de São Gonçalo.

      A meu ver, tem que haver, sim, um diálogo entre a classe artística e a Prefeitura sobre o teatro, afinal, o espaço é uma reivindicação antiga dos artistas da cidade.

      Entretanto, o que não pode agora é querer usar o teatro como objeto de disputa política, pois realmente passaria a impressão de que a classe artística não está nem ai para a cultura da cidade. E isto seria fatal para a promoção e fortalecimento da cultura gonçalense.

      Excluir
  3. Boa tarde. teatro mesmo foi a abertura dos trabalhos na camera dos deputados,la em Brasilia,mais um vez a Dilma falou que em 2016 vai fazer isto e aquilo,e um discurso igual ao o ano passado,o que ela nao quiz dizer nao falou,a queda da poularidade dela,a queda do desemprego,da volta a infraçao,da queda da industria,do zica viros do aumento da corupçao ,da queda da arrecadaçao,ela atrasou o pais em 30 anos e o desconto nas tarifas na conta de luz pelas bandeira e muito pouco na minha opiniao,isto sim que e incopetencia em Gonçalense,mais sobre o teatro vai da tudo certo,Pt nunca mais.revoltado de sg

    ResponderExcluir
  4. Não que eu seja contra museus, teatros e afins, mas acho que devemos estabelecer prioridades, principalmente quando envolve dinheiro público, enquanto à Prefeitura Municipal de São Gonçalo constrói um teatro no seu racionado estacionamento, a população amarga nas filas dos hospitais municipais, sendo que, a obra do que seria à policlínica do Alcântara iniciada no governo passado, esta se deteriorando pela ação do tempo, localizado no antigo e tradicional campo do Vila Três, a população perdeu sua área de lazer para dar lugar um imenso elefante branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Walter Soares, concordo que São Gonçalo tem muitas necessidades a serem atendidas. Mas, segundo a Prefeitura, as obras do Teatro Municipal serão custeadas pelo Banco Itaú, e não terá contrapartidas do município. Sendo assim, a obra será muito bem-vinda!

      Excluir
  5. Olá, Vagner, amigo,legal o artigo. Parabéns, companheiro...

    ResponderExcluir