terça-feira, 7 de junho de 2016

93% DOS GONÇALENSES NÃO SABEM EM QUEM VOTAR PARA PREFEITO, DIZ ENQUETE


Em sua última edição, o jornal Página Gonçalense traz uma enquete que aponta que 93% dos gonçalenses ainda não têm candidato a prefeito. O veículo ouviu 380 pessoas: 170 no Centro e 210 em Alcântara.

Embora 380 pessoas ouvidas em apenas dois pontos do município seja uma quantidade inexpressiva diante da enorme população gonçalense de mais de 1 milhão de habitantes, o resultado da enquete não deixa de ser interessante para fazer uma pequena análise do atual cenário eleitoral.

Desencanto à parte das pessoas em relação à política, e analisando superficialmente esse cenário apontado pela enquete – considerando que não há um nome definido na preferência do eleitorado –, o que podemos observar é que todos os candidatos hoje teriam chances de derrotar o prefeito Neilton Mulim. Não estou levando em conta estrutura, propostas e a projeção dos nomes na cidade. Como disse, é uma análise superficial.

No entanto, se fizermos uma análise mais profunda e realística, e considerando que só faltam quatro meses para a eleição, sem dúvida alguma, esse cenário favorece mais a reeleição de Mulim. Principalmente levando em conta agora a máquina e a sua figura conhecida em toda a cidade.

Mas ressaltando novamente o que eu disse no segundo parágrafo, 380 pessoas é uma quantidade muito inexpressiva diante de uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Portanto, não dá para ter uma expectativa determinante dos nomes da disputa municipal de 2016.

E apesar de faltar apenas quatro meses para o pleito, ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte. Vale lembrar que a campanha oficial só começa em agosto. É quando o gonçalense terá, então, mais oportunidade para conhecer e estudar melhor as propostas de todos os candidatos.

Confira abaixo os dados da enquete e saiba mais detalhes sobre a pesquisa aqui





5 comentários:

  1. Isso é proibido por Lei, e o jornal pode ser processado por tal divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Também não tenho certeza de quem votar... até penso... mas teremos que esperar a campanha para decidir.

    ResponderExcluir
  3. Não tá tranquilo, não tá favorável pra São Gonçalo. Também não sei para quem vou dar o meu voto.

    ResponderExcluir
  4. Que porra de pesquisa é essa, cara? Totalmente tendenciosa. O que José Luiz Nanci fez de importante pra São Gonçalo para ter 17% de preferência do eleitorado? Que forçação de barra, PQP!

    ResponderExcluir
  5. Sério mesmo que Nanci ganharia as eleições se fossem hoje? É por isso que esta cidade não vai pra frente, o povo dessa cidade é muito alienado. Só escolhe coisa ruim.

    ResponderExcluir