quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TERRITÓRIO GONÇALENSE ENTREVISTA DIEGO SÃO PAIO, O CANDIDATO A PREFEITO DA REDE SUSTENTABILIDADE


Hoje (22/09), o município de São Gonçalo está completando 126 anos de emancipação política e administrativa. E como esta data especial está coincidindo, este ano, com as eleições municipais - momento importantíssimo para pensarmos e debatermos a realidade presente e futura da cidade -, o Território Gonçalense quer saber o que pensam os candidatos à Prefeitura sobre a realidade gonçalense.

Confira abaixo as respostas do candidato da Rede Sustentabilidade, Diego São Paio, às nossas indagações:

VAGNER ROSA - São Gonçalo está completando 126 anos de emancipação política. Em sua opinião, o que o município já poderia ter conquistado durante esse tempo? Em que está mais atrasado?

DIEGO SÃO PAIO - Uma cidade do tamanho de São Gonçalo merecia estar entre as cidades mais desenvolvidas do país. Já fomos a quarta maior indústria do Brasil, e hoje enfrentamos um cenário de desemprego e perda de investimentos. Em 126 anos de tanta história, acredito que já deveríamos ter superado a carência em serviços básicos como coleta de lixo, pavimentação e tratamento de esgoto. Sem saneamento, não há saúde. Acredito que o maior atraso da cidade seja uma cultura de apagar incêndio. Falta planejamento, seriedade, profissionalismo, transparência, responsabilidade com a população para fazer a cidade crescer e ter qualidade de vida. Por isso me candidatei. São Gonçalo precisa de um administrador para fazer uma gestão profissional, governando com o melhor quadro técnico e tendo o cidadão como parte fundamental nas tomadas de decisão. Com muito trabalho, vamos consertar São Gonçalo.

VAGNER ROSA - O que o senhor mais gosta e não gosta em São Gonçalo?

DIEGO SÃO PAIO - Eu amo a minha cidade. Foi aqui que nasci, cresci e formei a minha família. Gosto muito do povo gonçalense, uma gente feliz e cheia de garra para superar as dificuldades.  São Gonçalo tem uma posição privilegiada, às margens da Baía de Guanabara e com três importantes rodovias. É motivo suficiente para atrair investimentos que garantam emprego e renda.

O que eu não gosto é a maneira como alguns políticos tratam a cidade, colocando seus próprios interesses acima do que é melhor para a população. Nossa cidade está largada devido a más decisões políticas. As promessas sem fundamento deixaram os gonçalenses frustrados, por isso iniciamos esse movimento de converter a indignação em boas ideias. Temos um projeto verdadeiro e consistente de mudança para São Gonçalo.

VAGNER ROSA - Lamentavelmente, é notável um forte sentimento de baixa autoestima em muitos gonçalenses em relação à cidade. É comum ouvir desses que só estão  esperando melhorar de vida para deixar a cidade de vez.  Como o senhor avalia esse fato negativo  e o que pode ser feito para elevar a autoestima da população gonçalense?

DIEGO SÃO PAIO - Nós vamos resgatar a autoestima dos gonçalenses com um governo sério, para colocar ordem na casa. Essa é a importância da administração pública de qualidade. Vamos planejar os investimentos e ter tolerância zero com a corrupção. Nós queremos uma cidade em os serviços públicos funcionem, limpa, segura, com atendimento digno na saúde. Uma cidade em que o morador não precise ter vergonha de receber visita devido ao esgoto na porta de casa. Para elevar nossa autoestima também precisamos dar oportunidade de acesso à educação, ao esporte, à cultura e ao mercado de trabalho. O gonçalense sempre precisa estudar, trabalhar e até se divertir em outras cidades, mesmo com o potencial que nosso território já tem. Vamos investir no resgate cultural e turístico, que será uma importante frente para colocar São Gonçalo no lugar que ela merece. As pessoas vão redescobrir São Gonçalo.

VAGNER ROSA - Com 70% dos recursos provenientes de repasses federal e estadual, e apenas 30% de receita própria; caso seja eleito, como o senhor pretende governar e cumprir suas promessas diante de uma realidade economicamente tão adversa - grave crise econômica no país, estado falido e queda de arrecadação dos impostos municipais?

DIEGO SÃO PAIO - Combatendo a corrupção e fazendo uma administração eficiente. Temos um orçamento de mais de R$1,4 bilhão, que vai pro ralo com contratos mal feitos e acordos nos bastidores. Precisamos trabalhar o orçamento com profissionalismo e transparência, reduzindo a burocracia e acabando com a falta de credibilidade que têm afastado os grandes investidores. Para isso, temos o programa São Gonçalo Pode, pelo qual vamos mapear os polos com potencial na cidade, para gastronomia, turismo cultural e rural, indústria naval, entre outros, para atrair novos investimentos, com a modernização do sistema de concessão de alvarás e mais transparência na política de incentivo fiscal. Queremos aumentar a arrecadação municipal, sem criar novos impostos e, por isso, criamos o Programa Bom Negócio, para facilitar a legalização de micro e pequenos negócios, que são quem mais oferece emprego e gera renda no município.

VAGNER ROSA - Que presente especial de aniversário o senhor daria para São Gonçalo?

DIEGO SÃO PAIO - Quero devolver a dignidade ao povo gonçalense, trabalhar por uma cidade cidade onde a população tenha acesso aos serviços básicos, à educação de qualidade, ao emprego. E o caminho para isso é a gestão profissional, que vai garantir os recursos certos em cada área. Quero que as pessoas sintam orgulho em dizer que moram aqui. São Gonçalo tem grandes desafios e eles não serão resolvidos da noite para o dia, mas podemos realizar uma mudança histórica partindo de uma gestão eficaz, feita por uma boa administração. Juntos, vamos colocar nossa cidade de volta no rumo do desenvolvimento.

Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário