segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ITACOATIARA JÁ PERTENCEU A SÃO GONÇALO. OU: OS GONÇALENSES TAMBÉM SÃO OS "DONOS DAQUELE PEDAÇO"!

Itacoatiara na época em que pertencia ao território gonçalense (1938) - Foto: Mathias Sandri

O post "A intolerância asquerosa na Praia de Itacoatiara contra os gonçalenses", publicado pelo Território Gonçalense na quarta-feira passada (9/11), já é considerada a publicação mais popular de todos os tempos do blog, com dezenas de milhares de visualizações.

E como a postagem ainda continua repercutindo, penso ser importante, para enriquecer o conhecimento cultural do pessoal de Itacoatiara, informar um fato que não foi informado no referido post: que o distrito de Itaipu - que abrange a Praia de Itacoatiara -, entre 1890 e 1943, pertenceu ao município de São Gonçalo.

Para quem ainda não sabe, São Gonçalo (antes de ser emancipado politicamente em 22 de setembro de 1890) era um distrito de Niterói. Com o desmembramento do território niteroiense por contra da criação do município  de  São Gonçalo, os distritos de Nossa Senhora da Conceição de Cordeiros e São Sebastião de Itaipu passaram então a fazer parte do novo município fluminense.

No entanto, em 1943, com uma nova divisão territorial no Estado do Rio de Janeiro, o distrito de Itaipu foi reincorporado ao município de Niterói (Fontes: História de São Gonçalo - PMSG, História de Niterói - IBGE)

Portanto, a intolerância do pessoal de Itacoatiara contra os gonçalenses é um enorme contrassenso. Além de o lugar ser público, os gonçalenses têm ainda mais direito de frequentá-lo. Nós somos também os "donos daquele pedaço"! Afinal, aquela região já pertenceu a São Gonçalo um dia.

Agora, isso não significa que os gonçalenses estejam liberados para fazer o que quiserem no lugar.  Absolutamente.  Mas vale destacar que não são só os gonçalenses que frequentam a Praia de Itacoatiara, não. Mas também visitantes de outras cidades e de outras partes de Niterói.

Portanto, o ideal é incentivar o cuidado de todos com o lugar, como foi sugerido pela psicanalista Sandra Teixeira.

Que tal uma campanha de conscientização bem bacana para o próximo verão? Seria mais plausível que promover boatos patéticos e preconceituosos na internet, nao é mesmo? Fica a dica!

Abaixo, a página 47 do livro "São Gonçalo cinquentenário: história, geografia, estatística", escrito e lançado em 1940 pelo médico e intelectual Luiz Palmier. Confira o relato do autor sobre as belezas naturais de São Gonçalo na época, em que ele menciona a faixa entre a barra de Piratininga  e o maciço granítico de Itacoatiara.


14 comentários:

  1. Estava lanchando sábado no Plaza e na mesa ao lado tinha uma garotada da zona sul de Niterói justamente comentando a matéria do Território Gonçalense sobre a intolerância em Itacoatiara e rindo do falso tubarão que atacou um gonçalense. Este blog é foda mesmo, a matéria tá repercutindo geral! Parabéns Vagner Rosa!

    ResponderExcluir
  2. Acho que deveriam rever a posse.Caso haja algo de errado,SG poderia requerer a posse de toda a Região do Distrito de Itaipú. Afinal,não houve plebiscito,votação ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  3. Vamos declarar guerra a Niterói e tomar de volta o que é nosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto nem um pouco de Niterói, por conta de todo mau que essa cidade já trouxe a São Gonçalo, de minha parte a guerra já está declarada, faremos de São Gonçalo uma grande metrópole, sem precisar de Niterói e Rio de Janeiro por perto

      Excluir
  4. Olha o pensamento do outro! Guerra? Tomar o q é nosso? No carnaval vejo tantos carros de SG fazendo uma favela em Itaipuaçu, jogando lixo na rua, escutando funk alto... Depois q vão embora, alguns ainda ficam, em invasões de terreno... Desculpa, sem preconceito... Apenas fato.

    ResponderExcluir
  5. Fato é que Niterói a qualidade de vida nem se compara a São Gonçalo. Há uma richa entre o povo das duas cidades.Particularmente acho o povo de Niterói muito exibido, por mais que more em favela, acham que estão em posição superior por estar em Niterói. Por fim,apesar de ser morador de São Gonçalo, digo que é feio , sujo, e um lugar dormitório do estado do Rio!

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia as escolas não ensina mais isso eu Silvio Rogério com 50 anos de idade aprendi isso na escola quando eu falava muitos colegas de trabalho começava a rir eu falava com eles O que são Gonçalo e até Taipu can 1943 tirar essa área de São Gonçalo e outra coisa a Serra da Tiririca que divide Maricá pegando até o Rio do Ouro Itaipu foi a primeira reserva ecológica do país criada na gestão de São Gonçalo velhos tempos hoje em dia ninguém aprende mais nada disso

    ResponderExcluir
  7. Eu nasci em Niterói mais a minha alma é gonçalense é com muita tristeza que vejo como nós fomos injustiçados por único fato de ser bons o gonçalense é o povo mais hospitaleiro do mundo e digo com propriedade pq já viajei muito dentro e fora do país eu amo São Gonçalo e ninguém vai tirar isso de mim e gostaria que os meus irmãos gonçalense pensasse um pouco e escolher bons políticos pra darmos a volta por cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !Tbm concordo , a escolha faz toda diferença, hj moro em SC ,mas sonhei muito com cidade SG em ter ciclovia parecida com as daqui de SC,atravessia de Barcas para o Rio e Paquetá, um terminal rodoviário decente que parecido com da Vila Velha Vitória , que vc não pagaria pra entrar em outro ônibus se descer dentro do Terminal e se entrar no terminal vc paga ,mas poderá pegar qualquer bus ,incentivo pra empresas dês pesca e Marítima e outras ! Que venha políticos bons intencionados!

      Excluir
  8. Não é pelo fato de serem moradores de São Gonçalo, a questão é a falta de respeito de determinadas pessoas. Existe uma cultura desrespeitosa de ouvir som nas alturas, se portar inadequadamente incomodando o seu próximo que por muito tempo. Basta ser educado e respeitar a todos.

    ResponderExcluir
  9. "Para quem ainda não sabe, São Gonçalo (antes de ser emancipado politicamente em 22 de setembro de 1890) era um distrito de Niterói."

    Como que itaipu deve ser de vocês se ate mesmo sg era parte de niteroi?
    A gestão de sg nao cuida bem nem do que tem, ainda querem mais pra que? Querem estragar ate a regiao oceanica?

    ResponderExcluir