quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

QUE HISTÓRIA É ESSA DE CALAMIDADE FINANCEIRA EM SG? O TCE QUER SABER!

Protesto de servidores de São Gonçalo por conta do atraso no pagamento de salários - Foto: Divulgação

Desde que o vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, decretou a falência financeira do Estado (ver aqui), parece que virou moda declarar agora também calamidade financeira nos municípios.

Na primeira semana de seus mandatos, sete prefeitos fluminenses decretaram estado de calamidade pública financeira em suas cidades. O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci (PPS), foi um deles.

Após assumir com a sede da prefeitura sem energia, por falta de pagamento, lixo acumulado nas ruas, servidores sem salários e uma dívida de R$ 600 milhões, Nanci tomou então a decisão de decretar o estado de calamidade financeira no município para equilibrar as contas.

Só que agora o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai fazer uma auditoria para verificar se os decretos nessas sete cidades foram necessários e se estão levando em conta os preceitos legais e administrativos.

Vale destacar que, assim como exonerou vários cargos comissionados da gestão passada, Nanci está agora contratando e nomeando novos servidores.

2 comentários:

  1. Deveria ser constantemente essa verificação por parte do TCE, se fizesse esse trabalho, com certeza os municípios não quebraram.

    ResponderExcluir
  2. Tem que fazer mesmo uma varredura, um município que decreta calamidade financeira, não sai por aí, fazendo varias nomeações sem sentido! Colocando muita gente na Prefeitura ao invés de fazer a limpa, tem muita gente ainda do Mulin Trabalhando com cargos de chefia, principalmente na Controladoria Geral...

    ResponderExcluir