sexta-feira, 24 de março de 2017

MPF É CATEGÓRICO: PANISSET TERÁ QUE RESSARCIR OS COFRES PÚBLICOS POR USO INDEVIDO DE VERBAS PARA EDUCAÇÃO

Ex-prefeita de São Gonçalo, Maria Aparecida Panisset - Foto: Divulgação

Do MPF:

O Ministério Público Federal (MPF) quer que seja mantida a decisão da 3ª Vara Federal de São Gonçalo (RJ) que determinou à ex-prefeita da cidade, Aparecida Panisset, o ressarcimento aos cofres públicos. Panisset é acusada de improbidade administrativa por uso indevido de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que deveriam financiar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de 2007, mas foram usadas para outras despesas.

Na sentença, a Justiça condenou a ex-prefeita a pagar multa de R$ 500 mil, à perda de cargo público que estiver ocupando, à suspensão de seus direitos políticos por cinco anos, além da restituição dos prejuízos causados aos cofres públicos (a serem calculados). A ré recorreu da decisão alegando que não ficou claro, no processo, que ela tenha agido dolosamente nas irregularidades denunciadas, não configurando a improbidade administrativa.

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) contesta a defesa afirmando que a lei que regula as punições a agentes públicos é clara em considerar improbidade as ações ou omissões que gerem danos ao patrimônio público, ainda que não comprovada a má-fé. A PRR2 defende também que deixar de apurar irregularidades de que tenha conhecimento e não prestar conta das verbas repassadas pela União caracteriza-se como conduta ilícita.

“Os vultuosos valores envolvidos nas irregularidades já seriam suficientes para demonstrar, no mínimo, a atuação culposa da acusada, já que é inverossímil que tais montantes passassem desapercebidos a uma gestora municipal”, argumenta o procurador regional da República João Marcos Marcondes em sua manifestação ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que julgará o recurso.

2 comentários:

  1. Coitadinha,dela deveria esta la na cadeia, junto com a mulher do Cabral uns dias,nao faria nada mal ne,so espero nao ver ela distribuindo beijinhos,nas igrejas,mais eu acho que ela nao toma jeito nao,esperem mas um pouco,ela vai sair por ai dizendo que e inocente,e nao passa de persequiçao politica,so falta ela dizer que e diMENOR

    ResponderExcluir
  2. Sabe eu hoje fui a feira de Neves,guando observei para a escola que tem ao lado do Detran de Neves,reparei que aquela escola virou uma favela,e isto mesmo favela,quanta incompetencia,dos nosso governante,e seus secretariado,esta que esta recebendo processos e mais precessos da justiça,e uma figura,engana com a sua Labia,e pior que o Lula,pois ela se diz protestante,e o lula nao sabia de nada ,nos estamos muito bem,e eles ainda falam mal dos governos militar,vejam a M,a P que esta este Pais,Acorda povo,revoltado de SG

    ResponderExcluir