quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

UMA BELA ORQUESTRA DE VIOLA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PADROEIRO DE SÃO GONÇALO E PATRONO DOS VIOLEIROS


Em 6 de abril de 1579, o português Gonçalo Gonçalves  recebeu, do governador da Capitania do Rio de Janeiro, a sesmaria do Suassunhão localizada às margens do rio Imboaçu (entre o rio São Lourenço e a atual praia das Pedrinhas).

Com o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos, Gonçalo Gonçalves construiu então uma capela em homenagem ao seu santo de devoção e padroeiro de sua cidade natal, em Portugal, São Gonçalo do Amarante.

Além de padroeiro de 24 cidades que levam o seu nome em nosso país (incluindo a nossa), São Gonçalo de Amarante é conhecido como patrono dos arquitetos, dos namorados (mais velhos) e dos violeiros. 

Em comemoração ao Dia de São Gonçalo de Amarante, nesta quarta-feira (10/01), confira no vídeo abaixo a bela interpretação da canção "Ora Viva São Gonçalo", feita pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira.


2 comentários:

  1. Puxa, patrono dos arquitetos? Podia inspirá-los a construírem uma cidade melhor "sob a proteção" de seu patrono. rs

    Bem interessante a apresentação da orquestra!

    Em tempo: essa data de 6 de abril de 1579 é que deveria ser comemorada como início da história de São Gonçalo... Este ano faremos 439 anos, não 128 como se contabiliza. É preciso cortar o cordão umbilical com Niterói até neste aspecto.

    ResponderExcluir
  2. Por conta de seus esforços na reconstrução de uma ponte na cidade de Amarante, São Gonçalo é também considerado patrono dos arquitetos pelos portugueses.

    Quanto à data de 6 de abril de 1579, eu também concordo contigo que deveria ser comemorada como início da história de São Gonçalo. Afinal, como você muito bem salientou, são 439 anos de fundação da cidade e não 128 anos.

    ResponderExcluir