domingo, 11 de março de 2018

BARCAS VÃO PERPETUAR O ATRASO EM SÃO GONÇALO

Embarcação que faz atualmente a travessia Rio-Niterói e  camelôs que, por falta de oportunidades de emprego em SG, vendem verduras embaixo do viaduto do Alcântara - Fotomontagem Território Gonçalense 

Na semana passada, o post "Estação das barcas em São Gonçalo é totalmente desnecessária" rendeu um ruidoso debate nas redes sociais, principalmente na página do Território Gonçalense, no Facebook. 

Muitas pessoas estão achando um absurdo eu ter uma opinião tão radical contra a "futura" linha hidroviária Praça XV - São Gonçalo, que teria a estação aquaviária instalada no bairro do Gradim.

Para a maioria, eu estou contra o progresso de São Gonçalo. Alguns chegaram a dizer que que eu estou a favor dos comerciantes do Centro de Niterói e à serviço das empresas de ônibus.

Compreendo o desapontamento de alguns para com a minha opinião. Afinal, o Blog Território Gonçalense vem há anos fazendo uma defesa ardorosa de São Gonçalo.

Informo aos nobres leitores que a visão do blog não mudou. Continuamos mais do que nunca a favor do progresso da nossa querida cidade. 

Ser contra as barcas de São Gonçalo não é ser contra o progresso da cidade, pelo contrário, é ser contra o atraso no município gonçalense!

Penso que eu fui bem claro quando disse o porquê de ser contra as barcas em São Gonçalo, mas não custa enumerar novamente os motivos, não é mesmo? Vamos lá...

Primeiro: já existe um estudo que aponta a inviabilidade técnica da implantação de uma estação de barcas em São Gonçalo. Portanto, a discussão sobre a tal obra não passa de um factóide eleitoral. Tanto é que o assunto só vem à tona em época de eleição.

Segundo: péssima localização. O bairro do Gradim está distante da região central e de diversos outros bairros importantes do município.

Terceiro: vai piorar a mobilidade urbana na cidade, pois terão de ser criadas várias linhas de ônibus para transportar os passageiros dos longínquos bairros gonçalenses até à nova estação. O trânsito nas ruas gonçalenses tende a ficar mais caótico do que já é.

Quarto: será uma obra muito dispendiosa, pois terão que desapropriar muitos imóveis (caríssimos) para alargar as ruas para comportar a quantidade de ônibus que se dirigirão à nova estação.

Quinto: moradores de outras localidades do município, devido ao fácil acesso à Praça Arariboia, com certeza, vão continuar preferindo a estação das barcas de Niterói para atravessar a Baía de Guanabara.

Pois bem. Além dessas observações acima, o que mais pesa em minha opinião contrária à implantação das barcas em São Gonçalo é o fato de que esse meio de transporte aquaviário não vai trazer o progresso esperado para a nossa cidade, mas, sim, perpetuar o atraso no município.

De acordo com o IBGE (Censo 2010), cerca de 120 mil pessoas circulam diariamente entre São Gonçalo e Niterói para trabalhar ou estudar.  É o segundo maior fluxo de deslocamento entre cidades vizinhas no país. O primeiro maior fluxo ocorre entre Guarulhos e São Paulo: 146 mil pessoas.

Ai eu te pergunto: o que é mais importante e urgente, a Linha 3 do Metrô ou as barcas para o Rio?

Não resta a menor dúvida que é a Linha 3 do Metrô, não é mesmo? As barcas só vão perpetuar cada vez mais o atraso em São Gonçalo, isto é, a condição de cidade-dormitório.

A luta deve ser em prol da implantação do metrô - para melhorar a mobilidade urbana entre as duas cidades vizinhas -  e pela criação de mais empregos em São Gonçalo, ou seja, atrair a instalação de fábricas e empresas no município para evitar o deslocamento de gonçalenses para Niterói e Rio, em busca de trabalho.

Definitivamente, São Gonçalo precisa é de um progresso com P maiúsculo e não de uma estação de barcas para o Rio - projeto completamente desnecessário para o desenvolvimento da cidade.

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