quarta-feira, 2 de maio de 2018

APESAR DE COMPREENSÍVEL, DECLARAÇÃO DE VINICIUS JR REFORÇA O PRECONCEITO CONTRA SÃO GONÇALO

Vinicius Júnior e a rua onde o jogador foi criado no bairro Porto do Rosa - Fotos: Divulgação e Marcelo Theobald / Extra

Além de falar sobre o medo de terrorismo na Europa, caso de racismo no futebol e a esperança de jogar a Copa do Mundo, o talentoso jogador Vinicius Júnior - promessa do Flamengo vendida para o Real Madrid -, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, também demonstrou felicidade ao comentar sobre a saída da família de São Gonçalo, cidade onde foi criado.

"Tirar minha família de São Gonçalo é uma das melhores decisões que eu tomei na minha vida. Eu vivi lá por 13 anos e sei como é difícil. Vi muitos tiroteios porque eu morava perto de uma favela, temia pelo meu irmão, pelo que poderia acontecer com ele", pontuou o jovem de 17 anos.

Muitos gonçalenses não gostaram dessa declaração do jogador. Acharam que o rapaz foi arrogante, que está menosprezando São Gonçalo.

A meu ver, o Vinicius não demonstrou nenhuma arrogância. Só se expressou um pouco mal ao afirmar "uma das melhores decisões que tomei na minha vida". De fato, essa parte dá margem para uma interpretação comportamental não muito bem-vista. Entretanto, seu pensamento é compreensível quando fala da violência do local onde morava sua família. 

Para quem não sabe, o jogador foi criado numa parte violenta do bairro Porto do Rosa. Portanto, quem é que não quer proteger a família, não é mesmo? Ainda mais no caso dele, que  agora está rico e pode oferecer um futuro melhor para o irmão.

Todavia, apesar de compreensível, para mim, sua declaração foi meio infeliz porque reforça ainda mais o preconceito que muitos têm contra a cidade. Como se não bastasse, quase todos os dias, São Gonçalo ser retratada de forma negativa pela imprensa nacional, agora, por meio de um filho ilustre da cidade, ser também mal retratada por um jornal europeu. 

Mas não vou crucificar o jogador, não. Penso que, daqui para a frente, ele deverá ser mais elegante ao se referir à nossa querida cidade que, apesar de todos os problemas, tem uma gente muito boa. 

4 comentários:

  1. o q tem a ver gente boa com segurança falida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que fui muito claro: São Gonçalo, apesar de todos os problemas, tem uma gente muito boa. Ou seja: a violência está presente em todas as grandes cidades brasileiras.

      Além do mais, São Gonçalo não é esse diabo todo que alguns bobocas pintam por aí. Tem muita gente que gostaria de morar numa cidade como a nossa.

      Excluir
  2. Também né? O cara morava no Portão do Rosa, há décadas marcado pela violência e tráfico. Generalizar a cidade que foi o equívoco na colocação dele. Há ainda bairros bons de se viver. A cidade tem um índice de violência que cresce a cada dia, mas não é diferente de nenhuma outra da região metropolitana de nosso estado falido.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,eu tambem nao achei nada de mais falar a verdade,mais a culpa sao dos nosso governantes,ja tivemos grandes batalhas no 7 batalhao de alcantara e vereadores coruptos e prefeitos,vejam a caso do Marcinho Panisset,nao sou eu que esta falando ,sao as noticias nos jornais,e isto e muito ruim,os coruptos estao em todo o Pais, e isto nos tras violencias,e o pior Mal exeplo para todos nos,vejam no Detrans,nas repartiçao publicas em todos esfera,ass;revoltado de SG

    ResponderExcluir