sábado, 22 de setembro de 2018

PARABÉNS, SÃO GONÇALO!!! QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE HOJE E NOS ANOS VINDOUROS!!!

Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante - Foto: Vagner Rosa

Neste sábado, São Gonçalo está completando 128 anos de emancipação política. Em 22 de setembro de 1890, o antigo distrito de Niterói ganhou vida própria para progredir e prosperar. 

Nesses últimos 128 anos, São Gonçalo vivenciou altos e baixos no campo econômico. Durante as décadas de 40 e 50, por conta da quantidade de indústrias instaladas em seu território, o município recebeu o título de "Manchester Fluminense", em alusão à cidade industrial da Inglaterra.

Lamentavelmente, a partir da década de 60 veio o  declínio industrial.  Por conta de vários fatores (falta de infraestrutura na cidade, política industrial do país, incentivos fiscais mais atrativos em outros municípios), diversas fábricas fecharam e se mudaram para outras regiões do estado e para São Paulo.

Com o processo de desindustrialização, milhares de gonçalenses tiveram que ir em busca de emprego em outras cidades, principalmente em direção ao Rio de Janeiro. Com isso, São Gonçalo passou, então, a ser considerada cidade-dormitório.

Atualmente, São Gonçalo se destaca como um grande mercado consumidor e com empregos concentrados no setor de comércio e serviços. No entanto, a cidade poderia estar vivenciando um progresso maior em diversos setores da sociedade.

Nos últimos anos, o município poderia ter sido mais agressivo na defesa de seus interesses, ou seja, atraído mais empresas, indústrias e outros benefícios junto aos governos estadual e federal. Afinal, somos o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Rio.

A meu ver, São Gonçalo tem tudo para se transformar numa grande potência. O que está faltando para isso acontecer é mais amor pela cidade e explorar o enorme potencial gonçalense. Pensar grande é preciso!

Muitos gonçalenses têm dito que não há motivos para comemorar os 128 anos de São Gonçalo. Apesar dos problemas existentes no município, discordo totalmente desse pensamento. Paixões, oposições e convicções políticas à parte, nossa cidade não é esse diabo todo que alguns pintam por aí. 

Em comparação a muitas outras cidades desse Brasil afora, podemos dizer que é um privilégio morar em São Gonçalo. Com certeza, tem muita gente por aí que gostaria de morar numa cidade como a nossa.

Sendo assim, o Território Gonçalense parabeniza São Gonçalo pelos seus 128 anos e pede a Deus para que a abençoe rica e abundantemente hoje e nos anos vindouros!!!

Um comentário:

  1. Boa noite sr, Vagner onte fui mais uma vez na feira de Neves,e encontrei varios candidatos,e com eles dei a minha contribuiçao com ideias,uma delas eu perguntei ao candidato,porque SG nao cria estacionamento para carros em ruas do centro de Alcantara,e SG,,faz como em niteroi copra estacionamento por 2 horas por 3,50,e isto elevaria a recadaçao do municipio,uma outra ideia e que nos tenhamos um centro de convençoes,ja que as obras do coperje ja esta a caminho,hoje fui no rio centro,para vicitaçao do oleo e gas,este ano foi um desastre,eu me sentir envergonhado,pois a muitos anos tive ali,e levando jovens para ver a nosso industria do Petroleo,mais verdadeiramente esta muito fraco,a feira de oleo e gas no rio centro,ja que la em itaborai os empresarios da areea de hotelaria,eu mando um recado para os politicos de itaborai,que,eles lute para um centro de convençoes,para que tenhamos grandes feira de expociçao ,e uma pena e vergonhoso o que eles fisseram com o nosso estado e Pais,AG.Revoltado de SG

    ResponderExcluir