terça-feira, 15 de janeiro de 2019

BLOG TERRITÓRIO GONÇALENSE FAZ 10 ANOS E, LAMENTAVELMENTE, NÃO TEM O QUE COMEMORAR EM SÃO GONÇALO

Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante - Foto: Vagner Rosa

Olá, seguidores e leitores eventuais do Blog Território Gonçalense!

É com muita satisfação e alegria que informo a vocês que o Blog Território Gonçalense está completando hoje 10 anos de existência. 


Criei este canal de comunicação em 15 de janeiro de 2009 com o objetivo de engrandecer e promover a autoestima dos gonçalenses que, até então, não havia no município nenhum blog ou site para defender e mostrar um outro lado de São Gonçalo, diferente daquele que é sempre mostrado de forma negativa pela grande mídia.

Durante esses 10 anos no ar, vale ressaltar que o blog não só defendeu São Gonçalo como também promoveu diversos debates polêmicos sobre temas importantes da cidade ligados à política, cultura e comportamento. Alguns, mais acalorados; outros, mais brandos. Contudo, sempre correspondendo as nossas expectativas, ou seja, de fazer o gonçalense refletir e debater seriamente São Gonçalo.

Não são 10 dias ou 10 meses. Foram, até aqui, 3.650 dias de observações constantes, de pesquisas, de estudos e análises sobre a política, a cultura, a economia e a população de São Gonçalo.  Foi uma imersão total na história e contemporaneidade de São Gonçalo para levar ao gonçalense um pouco mais de informação relevante de sua cidade.

E agora, fazendo um balanço geral, em virtude dos 10 anos do blog, e sem querer ser pessimista, lamentavelmente, não temos nada especial a comemorar desse período no que diz respeito ao progresso de São Gonçalo. Infelizmente,  o nosso município não vivenciou um progresso significativo. 

Todavia, isso não significa que não houve nenhum avanço. Não quero cometer uma desonestidade intelectual. Reconheço que a São Gonçalo de hoje é um pouco mais diferente daquela quando o blog foi criado, em 2009. 

Várias ruas de diversos bairros foram pavimentadas e o município viu o movimento de seu mercado consumidor aumentar:  ganhou mais dois shoppings (Boulevard, atualmente Partage, e o Pátio Alcântara) e mais dois grandes hipermercados (Guanabara e Atacadão). Ou seja: o município teve um certo avanço, mas ainda tímido diante da grandeza e necessidades de São Gonçalo.

Também sou consciente de que a paralisação das obras e a alteração do projeto inicial do Comperj (o empreendimento de Itaboraí não será mais um complexo petroquímico, mas apenas uma pequena refinaria), a crise do Estado do Rio e a crise econômica no país, nos últimos três anos, frustraram investimentos na cidade.

Contudo, esses contratempos citados acima não eximem de responsabilidade os políticos locais pela estagnação de São Gonçalo. Para a nossa população (estou sempre atento às conversas de populares nas ruas, bancos, supermercados, ônibus e bares), a classe política gonçalense é omissa em relação aos problemas do município. Por conta disso, muitos gonçalenses estão desacreditados e, lamentavelmente, sonham em se mudar daqui. 

Além da frustrante constatação de que São Gonçalo não progrediu significativamente nos últimos 10 anos, o que mais me entristece é observar esse forte sentimento de baixo autoestima presente na nossa população que, a meu ver, não está relacionado apenas ao atraso político da cidade, mas também ao desconhecimento do povo sobre a história do município e do potencial das terras gonçalenses. Como valorizar algo que não conhece? Complicado, não é mesmo?

Como pode observar, infelizmente, não há o que se comemorar em São Gonçalo em relação aos seus últimos 10 anos.

Mas, longe de mim ser pessimista... assim como aconteceu com sua criação em 2009, e já se foram 10 anos, o Território Gonçalense não vai desistir de São Gonçalo: continuará produzindo conteúdos que promovam a reflexão e um conhecimento maior sobre São Gonçalo. O nosso objetivo principal é e sempre será o de engrandecer o nosso querido município! 

Que venham mais 10, 20, 30, 40, 50 anos...

E muitíssimo obrigado pela sua audiência!!!

4 comentários:

  1. Parabéns pelos 10 anos de blog... acompanho desde o início :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodrigo!

      É uma honra ter a sua audiência por todo esse tempo. Obrigado pelo prestígio ao trabalho do blog! Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns ao blog, vida longa. São Gonçalo sempre mereceu e merece um bom administrador, já foi muito aviltado, roubado, povo enganado. Nasci e cresci no Município, tenho belas lembranças da sociedade local, da velha Igreja, do Colegio Sao Gonçalo, e em especial tenho memória afetiva da fonte luminosa e o passeio após missa das18 horas, o gonçalense precisa conhecer sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, muito obrigado pela felicitação!

      De fato, o gonçalense precisa conhecer sua história. Por meio do conhecimento histórico, penso que sua visão em relação ao município não será mais a mesma. Passará a valorizá-lo mais.

      Excluir