sexta-feira, 1 de março de 2019

PORTO DA PEDRA VAI HOMENAGEAR ATOR PETISTA NA SAPUCAÍ

Ator Antônio Pitanga e sua esposa, deputada federal Benedita da Silva (PT) - Foto: Sebastião Marinho

Para quem gosta de assistir ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro pela TV, o Território Gonçalense informa que a gonçalense Porto da Pedra (Série A) vai desfilar amanhã (02/03), a partir das 00:15. Confira a programação completa aqui.

Este ano, o Tigre de São Gonçalo vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo "Antônio Pitanga, um negro em movimento", sobre a história de vida do ator Antônio Pitanga. 

Pai dos também atores Rocco e Camila Pitanga (com a atriz Vera Manhães), e atualmente casado com a deputada federal Benedita da Silva (PT), além de ator há 59 anos, Antônio Pitanga já atuou também na política. 

Entre os anos de 1993 e 2000, exerceu dois mandatos de vereador pelo PT no Rio de Janeiro. Entre 1999 e 2000, foi secretário de Ação Social do ex-governador Anthony Garotinho e, durante os anos 2003 e 2004, ocupou o cargo de consultor do Sesc, no primeiro mandato do governo Lula. 

Sem atuar na TV desde 2018, seu último trabalho foi uma participação no seriado "Sob Pressão" (TV Globo), Antônio Pitanga é visto como um atuante militante da causa negra. Em junho, o ator vai completar 80 anos de vida.

Confira abaixo a letra do samba enredo em sua homenagem:

"Antônio Pitanga - um negro em movimento"

Compositores: Bira, Claudinho Guimarães, Duda SG, Márcio Rangel, Alexandre Villela, Guilherme Andrade, Adelyr, Bruno Soares, Rafael Raçudo, Paulo Borges, Eric Costa e Oscar Bessa

Meu povo chegou de Daomé
Escravizado pela mão do invasor
Trazendo na alma axé
A fé foi alento na dor
Nasci em São Salvador da Bahia
De todos os santos, ogum é meu guia
Subo a ladeira do Pelô
A batucada começou, tem capoeira (ê, camará!)
Histórias de um griô
Memórias vindas de lá do Gantois

Ôôôô do barravento vem a força da transformação
Ôôô do meu quilombo ecoa um grito de libertação

No cinema novo fiz brotar
Resistência popular
Eu sou pitanga!
Na tela a pele negra reluz
Um gingado que seduz
Eu sou pitanga!

Com raça venci preconceitos
Mostrei meu talento e opinião
Na oficina da arte segui lutando contra a opressão
Deixei o sol entrar
Vivi lindas manhãs
Meus frutos vi crescer
Rio de Janeiro, de braços abertos me acolheu
Pra você eu tiro o chapéu, Mangueira
Estação primeira do meu coração
No céu, a estrela não vai se apagar
Brilha na terra, ilumina o mar
É sentimento que não tem fim
Bendito amor que mora em mim

Sou Porto da Pedra, chegou o momento!
No berço do samba, nosso apogeu
Guerreiro e bamba, negro em movimento
Esse mundo é meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário